Edição V. 7, Ed. 8 - 27/02/2007

Carnaval de antigamente

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam umas nas outras água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado a liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

Leia este artigo

A escola e a formação de novos públicos

A atitude de recolhimento do indivíduo cuja disposição para a arte é cultivada inexiste naquele que não a cultiva, seja por falta de acesso ou por falta de desejo de frequentar os espaços de cultura. Em 1936, falando do limiar daquele século, Walter Benjamim escreve: "fazer as coisas ficarem mais próximas é uma preocupação tão apaixonada das massas modernas como sua tendência a superar o caráter único de todos os fatos através da reprodutibilidade", mas parece que nesse outro século em que vivemos não há mais essa preocupação tão apaixonada para fazer as coisas ficarem próximas. Antes, parece que há uma certa apatia em relação à busca de opções de arte e cultura que não aquelas oferecidas de forma bastante direta pelos meios de comunicação e pelas empresas de marketing.

Leia este artigo

Uma questão de mercado

No final dos anos oitenta era costume que um ou outro colecionador de vinis ganhasse uma grana gravando coletâneas em fitas K7. O negócio era simples, alguém entregava uma lista de músicas e, mediante um pagamento módico pelo serviço, recebia uma fita com suas canções prediletas. Qual o motivo disso? Geralmente quem procurava o serviço não tinha o desejo de comprar os discos, ou mesmo gostava só de uma ou duas músicas do LP de uma banda qualquer e não se sentia confortável em levar o "bolachão" inteiro. Nos carros não existiam os aparelhos de CD nem as conexões de IPOD. Se você quisesse se livrar da programação das rádios necessitava de um belo estoque de fitas K7 dentro do porta-luvas. Ah! Ainda havia as tais festas nas garagens e nos terraços das casas de praia e como ninguém havia descoberto ainda o prazer de passar boa parte da festa trocando vinis, algumas pessoas recorriam aos serviços especializados dos gravadores de fita K7 para fazer a trilha sonora do roquezinho de fim de semana. Esse era um negocio promissor que morreu antes de crescer, junto com o advento do CD. O fato é que eu nunca, em toda a minha vida, ouvi falar de alguém que houvesse sido processado por alguma gravadora por ter em casa um aparelho três em um, uma coleção de uns mil vinis e algumas listas de músicas para gravar.

Leia este artigo

ESCOMBROS

"Desenho, legado e latência das deficiências do 'corpo social' dos esquecidos da 'cultura escravista' no cotidiano carioca (1870-1898) e suas complexidades modernas em uma era participação globalizada"

Leia este artigo

Governo inicia testes de laptops nas escolas

Em abril deste ano, a Escola Municipal Castelo Branco, de Piraí, será a primeira instituição de ensino do Estado a testar o uso de laptops na educação. Essa experiência faz parte das avaliações realizadas pelo governo federal para implantação do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), que promete produzir uma revolução nas práticas pedagógicas. Os testes estão sendo feitos em parceria com governos estaduais e municipais, bem como universidades e centros de pesquisa de todo o país.

Leia este artigo

Ensino religioso obrigatório? Ou não?

Ao velho ditado "gosto não se discute" foram, aos poucos, acrescentados vários temas - como futebol e política - que, pela prática, mostraram-se desvantajosos quando colocados em debate por gerarem mais desentendimento do que reflexão. Mas, mesmo assim, as contendas continuam. Outro assunto que, vira-e-mexe, aparece na listinha é a religião.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco