Edição V. 8, Ed. 11 - 25/03/2008
A origem do conhecimento em Locke
A obra do empirista John Locke representa uma reação ao racionalismo do filósofo francês René Descartes. Por considerar o entendimento a faculdade mais nobre da alma, o filósofo inglês fez uma investigação acerca dos objetos que podemos conhecer. Dessa forma, ele pretendia mostrar as condições que temos de apresentar para conhecer, isto é, descobrir com que nossas faculdades mentais conseguem lidar e com que não conseguem. Tentar ir além do que nosso entendimento é capaz de apreender ou adentrar as veredas que extrapolam a compreensão humana é cair na especulação. Segundo Locke, o entendimento pode ter um papel tanto passivo como ativo. Quando recebe pelos sentidos o que vem de fora, ele é passivo; é ativo quando combina ideias simples e a partir delas consegue formar ideias complexas.
Leia este artigoMucamas, Criadas ou Domésticas: sinônimos de uma só história de exclusão
Neste artigo escolhemos tratar da genealogia, por assim dizer, do trabalho doméstico; poderíamos ter escolhido qualquer outra função e/ou atribuição considerada residual no seio da sociedade capitalista, em que os salários e o status são igualmente residuais; é o caso dos garis, pedreiros, serventes, boias-frias, e toda gama de profissões cuja especialização e o grau de proficiência são minimamente exigíveis, ou seja, são consideradas atividades de caráter rudimentar, em que a capacidade cognitiva não teria tanta relevância, se comparada a outras áreas, posições conspícuas cujo credenciamento estaria atrelado à inteligência do indivíduo e por sua capacidade de realizar tarefas complexas, ininteligíveis para insipientes.
Leia este artigoHotel Medea e o Teatro Gargarullo
No célebre ensaio sobre a posição do narrador no romance contemporâneo, publicado em Notas de Literatura I, pela Editora 34, Theodor Adorno compara o romance tradicional ao palco italiano do teatro burguês. O conforto desse tipo de teatro equivale, na literatura, àquele narrador atento, comentador dos acontecimentos, e garante ao público uma segurança que é colocada em xeque na modernidade. Na literatura, ainda que uns e outros se recusem a abandonar essa segurança, a consciência de uma subjetividade diferente da de nossos antepassados se faz presente. O teatro, no entanto, parece ter demorado um pouco mais para expressar os efeitos dessa consciência, evidenciada, segundo Adorno, pela violência da relação estreita entre forma e sentido.
Leia este artigoMachado de Assis na minha vida – retratos
Estava pensando no que escrever sobre Machado de Assis, provocada por um amigo que me enviou um e-mail:
Leia este artigoMathematikando e Matemática na veia
Desta vez optamos por fazer do site da vez uma dupla de blogs sobre o mesmo assunto: Matemática, com M maiúsculo. O melhor é que não se limitam à Matemática da álgebra, geometria e aritmética.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."