Edição V. 8, Ed. 3 - 22/01/2008
Reflexão: pacto social
De fato há uma crise ambiental mundial. Essa catástrofe obriga-nos a reorganizar a forma em que vivemos e a conhecer melhor os ciclos da natureza e a atual necessidade de questionar os processos produtivos atuais e o próprio modo de consumo que tomou a sociedade. Devemos buscar, dentro de nossa condição vivencial, alternativas essenciais para uma possível minimização dos efeitos ambientais.
Leia este artigoO OVO DA SERPENTE
Sabemos que, por ocasião da chegada dos portugueses ao Brasil, não existia sistema de produção nem mercado consumidor estabelecido e organizado nos moldes dos existentes na Europa, razão pela qual toda atividade econômica colonial se orientou segundo os interesses da burguesia comercial europeia (Novais, 1981). No entanto, também é sabido que o perfil de nosso colonizador era feudal; possuía, porém, algumas características que divergiam daquelas de Estados europeus como Portugal, um Estado unificado e com poder centralizado, que ousou no método de ocupação da terra, como afirmou Fernando Novais:
Leia este artigo2008: Ano Nacional Machado de Assis
O centenário de morte do escritor brasileiro Machado de Assis, em 29 de setembro próximo, será comemorado durante todo o ano com inúmeras atividades promovidas por editoras, escolas e instituições. São palestras, estudos, série de televisão, biografias... Entre as publicações estão: as correspondências de Machado, um dicionário e a reedição da obra completa do autor a preços populares. A publicação é fruto de um convênio entre o Ministério da Cultura e a Academia Brasileira de Letras (ABL), fundada por Machado de Assis há 110 anos. No Rio de Janeiro, foram criadas duas comissões para organizar grande parte das atividades: uma da prefeitura e outra da ABL.
Leia este artigoO Fórum Social Mundial: um grito que não se cala
Em sucessivas edições anuais desde 2001, o Fórum Social Mundial (FSM) tornou-se uma referência da nascente cidadania de dimensões planetárias. Primeiro, três vezes em Porto Alegre, quando surpreendeu pela novidade, pela capacidade de mobilizar milhares de pessoas e pelo impacto político no confronto com a globalização econômico-financeira, a mais recente panaceia geral dos velhos mercadores do mundo. Depois, em 2004, o FSM foi para Mumbai, na Índia. Voltou a Porto Alegre, em 2005. Realizou-se de forma policêntrica em 2006: em Caracas (Venezuela), em Bamako (Mali) e em Karachi (Paquistão). Aí, em 2007, realizou o principal evento da história da sociedade civil africana, em Nairóbi, no Quênia.
Leia este artigoHistória da Arte
Já na apresentação do site História da Arte fica claro o objetivo de sua criação: traçar um panorama dos diversos estilos de arte em que o ser humano deixou registrada, ao longo da história, sua relação com o divino, com o mundo e consigo mesmo.
Leia este artigoA Invenção da Ética
A primeira vez que eu ouvi falar de Sócrates foi em 1982. Tinha oito anos e estava começando a formar um discurso mais ou menos articulado sobre o mundo que me cercava. Meu país estava passando por uma grave crise que iria durar mais ou menos quinze anos, com depressão econômica, inflação e conturbações políticas que envolveriam a queda de um regime político, o surgimento de uma nova constituição federal, a morte de um presidente, o impeachment de outro e mais uma sensação aguda de desesperança. Um dia qualquer desses de 1982, antes que eu pudesse corporificar minha ideia de crise. Meu pai ficou muito ansioso. A URSS tinha feito um a zero no jogo de estreia da seleção brasileira na Copa da Espanha.
Leia este artigoSeção Divulgação Científica
Educação e pandemia
Pandemia e Educação na imprensa
11/02 WhatsApp em sala de aula? Saiba como a ferramenta pode apoiar o ensino
13/12 Lições para promover uma revolução na educação pública brasileira
26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar
Pesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Citação
"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)
Educadores e Educadoras
Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."