Edição V. 8, Ed. 3 - 22/01/2008

Reflexão: pacto social

De fato há uma crise ambiental mundial. Essa catástrofe obriga-nos a reorganizar a forma em que vivemos e a conhecer melhor os ciclos da natureza e a atual necessidade de questionar os processos produtivos atuais e o próprio modo de consumo que tomou a sociedade. Devemos buscar, dentro de nossa condição vivencial, alternativas essenciais para uma possível minimização dos efeitos ambientais.

Leia este artigo

O OVO DA SERPENTE

Sabemos que, por ocasião da chegada dos portugueses ao Brasil, não existia sistema de produção nem mercado consumidor estabelecido e organizado nos moldes dos existentes na Europa, razão pela qual toda atividade econômica colonial se orientou segundo os interesses da burguesia comercial europeia (Novais, 1981). No entanto, também é sabido que o perfil de nosso colonizador era feudal; possuía, porém, algumas características que divergiam daquelas de Estados europeus como Portugal, um Estado unificado e com poder centralizado, que ousou no método de ocupação da terra, como afirmou Fernando Novais:

Leia este artigo

2008: Ano Nacional Machado de Assis

O centenário de morte do escritor brasileiro Machado de Assis, em 29 de setembro próximo, será comemorado durante todo o ano com inúmeras atividades promovidas por editoras, escolas e instituições. São palestras, estudos, série de televisão, biografias... Entre as publicações estão: as correspondências de Machado, um dicionário e a reedição da obra completa do autor a preços populares. A publicação é fruto de um convênio entre o Ministério da Cultura e a Academia Brasileira de Letras (ABL), fundada por Machado de Assis há 110 anos. No Rio de Janeiro, foram criadas duas comissões para organizar grande parte das atividades: uma da prefeitura e outra da ABL.

Leia este artigo

O Fórum Social Mundial: um grito que não se cala

Em sucessivas edições anuais desde 2001, o Fórum Social Mundial (FSM) tornou-se uma referência da nascente cidadania de dimensões planetárias. Primeiro, três vezes em Porto Alegre, quando surpreendeu pela novidade, pela capacidade de mobilizar milhares de pessoas e pelo impacto político no confronto com a globalização econômico-financeira, a mais recente panaceia geral dos velhos mercadores do mundo. Depois, em 2004, o FSM foi para Mumbai, na Índia. Voltou a Porto Alegre, em 2005. Realizou-se de forma policêntrica em 2006: em Caracas (Venezuela), em Bamako (Mali) e em Karachi (Paquistão). Aí, em 2007, realizou o principal evento da história da sociedade civil africana, em Nairóbi, no Quênia.

Leia este artigo

História da Arte

Já na apresentação do site História da Arte fica claro o objetivo de sua criação: traçar um panorama dos diversos estilos de arte em que o ser humano deixou registrada, ao longo da história, sua relação com o divino, com o mundo e consigo mesmo.

Leia este artigo

A Invenção da Ética

A primeira vez que eu ouvi falar de Sócrates foi em 1982. Tinha oito anos e estava começando a formar um discurso mais ou menos articulado sobre o mundo que me cercava. Meu país estava passando por uma grave crise que iria durar mais ou menos quinze anos, com depressão econômica, inflação e conturbações políticas que envolveriam a queda de um regime político, o surgimento de uma nova constituição federal, a morte de um presidente, o impeachment de outro e mais uma sensação aguda de desesperança. Um dia qualquer desses de 1982, antes que eu pudesse corporificar minha ideia de crise. Meu pai ficou muito ansioso. A URSS tinha feito um a zero no jogo de estreia da seleção brasileira na Copa da Espanha.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pandemia e Educação na imprensa

26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

Leia aqui


15/09 Precursor e de contribuição "incomparável": como acadêmicos estrangeiros enxergam Paulo Freire

Leia aqui


31/08 Entre as principais medidas para enfrentar a crise, escolas disponibilizaram materiais pedagógicos impressos, e criaram grupos em aplicativos e redes sociais para facilitar a comunicação

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco