Edição V. 8, Ed. 7 - 26/02/2008

Da História Natural às Ciências Biológicas

Este texto procura identificar as principais semelhanças e diferenças entre o curso de História Natural e o de Ciências Biológicas, sua história e suas transformações no ensino superior brasileiro. Não há aqui a preocupação de defender um curso ou outro, mas apenas de constatar o que ocorreu e o que vem ocorrendo nas graduações.

Leia este artigo

Site Oficial Dr. Drauzio Varella

Este é o site oficial do Dr. Drauzio Varella, médico cancerologista, escritor e um dos pioneiros no tratamento da Aids no Brasil. Participou das séries sobre corpo humano, primeiros socorros e combate ao tabagismo exibidas no programa Fantástico,da Rede Globo. Varella trabalhou de 1989 a 2002 com a população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru, pesquisando a prevalência do vírus HIV, fonte de inspiração do livro Estação Carandiru, que conquistou o prêmio Jabuti de 2000 e deu origem ao longa-metragem de sucesso internacional. Além desse livro, Varela tem outros títulos publicados, inclusive voltados para o público infantil, como Nas ruas do Brás, ganhador do prêmio Novos Horizontes, da Feira Internacional do Livro de Bolonha, e De braços para o alto; além de diversos livros dirigidos ao público adulto, como Maré – Vida na favela, Por um fio e Médico doente.

Leia este artigo

Descobrindo a Astronomia em Itaocara

No dia 26 de abril de 2006 foi fundado na cidade de Itaocara, no Estado do Rio de Janeiro, o Clube de Astronomia de Itaocara Marcos Pontes, que vem escrevendo uma trajetória de sucesso ao incentivar o Ensino de Ciências no Noroeste Fluminense.

Leia este artigo

O primeiro dia de aula para os professores

PEEEEEIIIIIIINNNN - É o sonoríssimo sinal avisando aos professores e alunos que está na hora de subir. Primeiro dia de aula. Mais um ano pela frente: surpresas, trabalho, situações difíceis, alegrias, tristezas, crescimento e aprendizagem. Cada vez que se entra em sala de aula, há um encontro com o inesperado, o contato com os alunos, aqueles rostinhos nunca antes vistos, muitos dos quais irão fazer parte da vida do professor para sempre. E vice-versa. Quem não tem um professor marcante em sua biografia, que, apesar de tê-lo conhecido por um breve período de um ano, está vivíssimo na memória há décadas? E qual professor, a despeito dos milhares de jovens que passam pelas suas aulas, não guarda na mente os alunos especiais de seu currículo? Certos professores e alunos eternizam-se uns para os outros.

Leia este artigo

Orientação educacional: ressignificando seu papel no cotidiano escolar

Tratar da atividade de orientação remete a questões que entrecruzam funções não tão claras quanto aparentam ser. Afinal, o que é ser orientador? Cabe a ele a tarefa de orientar. Recuperando o sentido lato destas palavras no Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, encontra-se:

Leia este artigo

De como Machado de Assis virou personagem da literatura infanto-juvenil

Ludi na Revolta da Vacina é o terceiro livro desta personagem criada por Luciana Sandroni. Neste livro, que conquistou o Prêmio Carioquinha de 1998, a família Manso (os irmãos Ludi, Chico e Rafa; seu Marcos e dona Sandra, seus pais; e Marga, a empregada), ao atravessar o Arco do Teles, no Centro do Rio de Janeiro, saem do final do século XX para cair no início do século, no meio dos acontecimentos que foram reunidos na chamada Revolta da Vacina. Assim, junto com a família da Ludi, aparecem na aventura o sanitarista Oswaldo Cruz, o chefe de polícia Piragibe, o prefeito Pereira Passos e Machado de Assis.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco