Edição V. 8, Ed. 9 - 11/03/2008
Estudo tem como objetivo contribuir para a formulação de políticas para jovens no Mercosul; educação de qualidade é a principal demanda de jovens organizados
O que querem e o que pensam os jovens que participam de organizações e movimentos juvenis na América do Sul? A pergunta orientou a pesquisa qualitativa Juventude e Integração Sul-Americana, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e o Pólis - Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais, que ouviu, ao longo de 2007, 960 jovens e especialistas em juventude em seis países da América do Sul: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia. No Brasil, o trabalho foi apresentado oficialmente dia 18 de fevereiro, em Brasília, no Palácio do Planalto, durante a posse do novo Conselho Nacional de Juventude (que reúne 60 representantes do poder público e movimentos sociais).
Leia este artigoDilemas da educação e do trabalho
Dentro da História e principalmente após o advento do capitalismo, o trabalho perde a ideia fundamental de relação social com o mundo que o cerca, com o modo humano de existência, e assume dimensão de força, poder, violência, em que a característica essencial é desenvolver forças produtivas, aperfeiçoando a técnica e a tecnologia em função do lucro e do mercado.
Leia este artigoDecolagem
A lâmina afiada corta sem descanso. A cenoura se decompõe em sucessivas rodelas, que se esparramam sobre o mármore da pia. Quando entrei, vi que ele soltou lentamente o cabo de madeira da pequena faca. Olhou em direção à porta e lançou-me um sorriso. Finalmente! Fazia tempo que eu sonhava em conhecer o marido de Sofia, amiga há tantas vidas.
Leia este artigoA utilização das abordagens da Educação Física escolar no cotidiano pedagógico do professor
Leonardo Augusto d´Almeida Barros
Leia este artigoO USO DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO, ALIADA A SOFTWARES EDUCATIVOS NO AUXÍLIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM
A informática educacional pode ser considerada uma área de estudo que contribui para o desenvolvimento da educação escolarizada como um todo, que deve estar de acordo com os objetivos definidos no plano pedagógico escolar e com as propostas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Ela visa propiciar a alunos e professores mais um ambiente onde a aprendizagem pode ser estimulada através da união dos recursos da informática com os objetivos particulares de cada disciplina ou visando o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e cooperativos.
Leia este artigoMachado de Assis.net
A formação de um escritor é constituída, em grande parte, pelo diálogo que estabelece com outros escritores. Esse diálogo pode ser revelado pelo estilo e, ainda, por alusões e citações. O mapeamento dessas marcas é revelador não só das leituras feitas pelo escritor mas principalmente de como ele se apropriou desse material para construir sua obra.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui