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Classificações do livro ágrafo e a sua leitura: o livro de artista
Educação ArtísticaA simultaneidade entre ambientes materiais e ambientes virtuais equivale às dimensões tangíveis (estéticas) e intangíveis (históricas, semióticas, teleológicas) do livro ágrafo. Este artigo propõe uma classificação taxonômica desse tipo de livro, tomando características como conjunto de sinais capazes de indicar categorias. O trabalho parte da análise de dois tipos de livro ágrafo: livros de imagem e livros de artista, suas relações, classificações e subcategorias relacionadas ao processo criativo.
Uso do futebol como mediador no estudo do movimento
FísicaO estudo de conceitos físicos contextualizados em situações corriqueiras pode promover maior aprendizado. Propõe-se neste trabalho o uso de lances de futebol como mediadores na aplicação dos conceitos de movimento retilíneo uniforme e movimento uniformemente variado, a fim de que os estudantes percebam a Física presente numa partida de futebol e cheguem à compreensão desses movimentos, sabendo definir as funções horárias e plotar os gráficos representativos do movimento retilíneo uniforme e do movimento acelerado. Esta proposta foi aplicada em sala de aula como parte das atividades do Projeto de Residência Pedagógica, mostrando resultados satisfatórios.
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade na escola: uma revisão de literatura
PsicologiaTrata-se de uma revisão de literatura sobre as diferentes abordagens do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) nas escolas. Neste trabalho, questionam-se quais métodos de ensino-aprendizagem são mais eficientes para crianças, adolescentes e adultos que apresentam impulsividade, desorganização e agressividade em suas relações com o meio escolar e que foram diagnosticadas com TDAH. Concluiu-se que para aprimorar e desenvolver práticas pedagógicas a esses estudantes é importante que os docentes sejam capacitados para trabalharem com crianças que apresentam TDAH, ampliando seus conhecimentos a respeito do transtorno e estratégias de abordagem que podem ser usadas e aplicadas no cotidiano escolar.
Realização de aulas dinâmicas de Imunologia no Ensino Médio – um relato de experiência
Vivências de Sala de AulaA Imunologia é o estudo do sistema imunológico do nosso corpo. Por sua importância e relevância, este trabalho teve como objetivo exibir o conteúdo “sistema imunológico” para o Ensino Médio de forma divertida e ilustrada para que os estudantes tivessem maior atenção ao tema e à saúde pessoal. Além disso, que reconhecessem a importância da utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Foi feita abordagem do conteúdo de Imunologia em duas turmas do 2º ano da rede estadual de escolas do Vale do Aço, por meio de aulas práticas com o uso de vídeo e jogos lúdicos.
Potencialidades educacionais do ciberespaço: uma reflexão sobre a utilização das redes sociais virtuais em práticas de ensino
Educação a Distância e Formação de ProfessoresO objetivo deste trabalho foi refletir como as ferramentas digitais de três redes sociais virtuais, Youtube, Facebook, WhatsApp, podem favorecer práticas de ensino em um processo que se inicia no espaço e no tempo da escola, mas se estende ao Ciberespaço. Com essa finalidade, o procedimento técnico deste trabalho foi dividido nas seguintes etapas: Primeiro, uma pesquisa teórica bibliográfica, para compreender melhor o ciberespaço e como a forma de comunicar por meio dele pode sugestionar o trabalho docente. A partir dessas leituras, foi possível refletir que, para encontrar ferramentas digitais e pensar em práticas de ensino que se aproximassem do perfil de alunos nativos da cultura digital, era essencial que elas favorecessem o trabalho docente enquanto incitador de um processo de aprendizagem construído de forma colaborativa e não baseado no paradigma transmissão de conhecimento. Com esse entendimento, partiu-se para segunda etapa, que também consistiu em uma pesquisa teórica bibliográfica, realizada a partir da leitura de trabalhos que tratavam a mesma temática deste estudo; por fim, exploraram-se essas três redes, onde foram encontrados recursos com potencial didático, o que tornou possível sugerir ações a professores que desejam utilizar essas plataformas.
“Por detrás da cortina”: reflexões sobre as políticas educacionais da Língua Brasileira de Sinais no contexto escolar
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalNos últimos tempos, tem crescido o número de alunos com alguma deficiência – em particular de surdos – nas salas de aula que se encontram despreparadas para recebê-los. O objetivo desta pesquisa foi analisar a efetividade das políticas públicas educacionais e seus reflexos na educação de alunos surdos. Foi possível observar que, apesar de os documentos oficiais serem específicos quanto à inserção da Libras na formação de professores e sua inserção no ambiente escolar como prática integradora, muitas escolas ainda não conseguiram se encaixar nesse eixo.
Gestão participativa e democrática em prol de uma educação de qualidade
Instituição EscolaA gestão democrática participativa visa fomentar a cidadania e melhorar a prática pedagógica. Contudo, nem todos os líderes estão capacitados para guiar e lidar com pessoas, gerenciando conflitos e buscando soluções de forma colaborativa. Essa experiência originou-se da narrativa dos pesquisadores, que compartilharam vivências em uma escola. Além disso, realizou-se análise documental dos relatórios de diagnóstico dos alunos das turmas de 2º ano, a fim de confrontar as informações com os resultados subsequentes e se utilizou pesquisa bibliográfica com autores que abordam o objeto de pesquisa.
Comportamento alimentar de estudantes de colégio público do município de Volta Redonda/RJ
SaúdeO consumo de alimentos fritos é um hábito alimentar dos brasileiros, influenciado por aspectos sociais, econômicos e culturais; predispõe a doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). O objetivo deste estudo é caracterizar o consumo alimentar de estudantes do 1° ano do Ensino Médio de um colégio público de Volta Redonda/RJ. Foi constatado na confrontação entre os sexos 5,8% das meninas não consomem frituras contra 0% dos meninos.
É possível falar de nanotecnologia na escola? Uma proposta de artigo científico para crianças e adolescentes
Saúde, Biologia e Biociências, Química, Formação de Professores, História da Educação e Vivências de Sala de AulaO universo científico e tecnológico está em contínua transformação, e um dos importantes papéis da educação é possibilitar à criança e ao adolescente que compreendam a sociedade e o seu desenvolvimento de forma crítica. A nanotecnologia está em avanço constante para o combate a microrganismos patogênicos que podem causar várias doenças. A maioria das crianças e adolescentes possui pouco contato com os conhecimentos que norteiam esses avanços tecnológicos nas escolas. O objetivo do artigo é abordar o contexto pedagógico em que a nanotecnologia se enquadra nas escolas.
Práticas educativas para alunos com TEA: entre dificuldades e possibilidades
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de AulaEste estudo visa descrever práticas educativas para alunos com transtorno do espectro autista (TEA), identificando as dificuldades e as possibilidades enfrentadas no dia a dia pelas equipes docentes, com o intuito de ser mais um instrumento para professores e pesquisadores que se dedicam a estudar e produzir sobre esse transtorno. Sabe-se que esses alunos possuem características peculiares e, por isso, a dedicação do professor em estudar sobre tais características contribui para o planejamento e a execução de práticas educativas que possam se tornar significativas para eles.