Biblioteca
Filtrar os artigos
Ensino de Imunologia na educação formal: o que os docentes e discentes devem saber sobre o movimento antivacina e o processo de imunização?
Saúde e Biologia e BiociênciasA educação formal se dá especialmente em espaços escolares normatizados por leis, onde se destaca o objetivo de formar indivíduos como cidadãos ativos, desenvolvendo e aplicando competências e habilidades como criatividade, motricidade, percepção, crítica e reflexão na sociedade em que vivem.
Como incentivar a criatividade e a inovação ensinando ciências?
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresAtualmente há necessidade de mudanças profundas na formação docente e nas práticas pedagógicas dos professores de Ciências. Esse momento crucial evidencia a busca do caminho de transformação de modelo educacional, que exigirá dos professores das universidades e das escolas um esforço conjunto de coragem e ousadia.
Desenvolvimento de habilidades e competências na formação continuada de docente com sequências didáticas mediadas por tecnologias
Formação de ProfessoresAs escolas precisam repensar sua práxis pedagógica para dar conta da formação dos alunos focando no desenvolvimento de suas habilidades e competências. Não podemos esquecer que o professor, também, precisa ter habilidades e competências diversas para lidar com essas novas exigências da escola de hoje. Este artigo apresenta uma experiência obtida a partir de uma capacitação docente com uso de sequências didáticas mediadas por tecnologias para o desenvolvimento de uma das 10 competências da BNCC. O estudo adotou o método experimental de natureza qualitativa e com objetivo exploratório.
Metodologias alternativas para o ensino de Zoologia e a utilização de sequência didática como objeto de estudo para aprendizagem da Classe Insecta
Zoologia, Biologia e Biociências, Formação de Professores e Educação ArtísticaAs metodologias alternativas de ensino-aprendizagem podem ser entendidas pela concepção educativa do estudante comoo protagonista do próprio conhecimento. O uso de metodologias ativas, segundo diversos autores, visam tornar os alunos mais autônomos em leitura, pesquisa, observação, imaginação, organização de dados, construção de sínteses, elaboração de hipóteses, planejamento e tomadas de decisões. O objetivo deste trabalho é apresentar duas metodologias alternativas de aprendizagem no ensino de Zoologia, com ênfase na Classe Insecta, envolvendo a construção de uma caixa de coleção entomológica como objeto de estudo.
A interdisciplinaridade no Ensino Médio Integral
Formação de ProfessoresEm resposta ao processo de desagregação e racionalização da vida no mundo ocidental, a interdisciplinaridade propõe uma abertura para que seja diminuído o controle sobre na vida e nas escolas, visto que o movimento natural da vida é fluição.
A intervenção psicológica no atendimento da pessoa com transtorno do espectro autista
Saúde, Psicologia e Educação Especial e InclusivaO objetivo principal deste estudo é apresentar a importância da intervenção psicológica no atendimento da pessoa com TEA. Desenvolveu-se uma revisão de literatura, com abordagem qualitativa do tipo exploratória, tendo como ponto de análise o significado do TEA e as suas consequências para a vida do indivíduo, evidenciando-se a necessidade de uma intervenção psicológica como parte da rede de saúde pública mental, caracterizando-se a atuação do psicólogo no seu atendimento. Os resultados obtidos mostram que é consenso a importância da atuação do psicólogo junto a outros profissionais no tratamento e acompanhamento do TEA.
Aspectos históricos da educação e do ensino de Ciências no Brasil: do século XVI ao século XX
HistóriaA história do ensino de Ciências no Brasil sofre as consequências das mudanças políticas no país, ainda na época da Colônia, a começar pela educação dada pelos jesuítas logo após a chegada dos portugueses e até os dias atuais, com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as diretrizes curriculares.
Dos videogames à sala de aula: uma sequência de ensino para a Educação Patrimonial
História e Vivências de Sala de AulaEste trabalho relata uma experiência de ensino realizada no 7º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de História e Educação Patrimonial. Essa experiência demonstrou a necessidade da valorização e preservação da identidade regional. Os alunos reproduziram digitalmente o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natividade/TO, uma cidade do tempo do Brasil Colonial.
A poética na loucura do dançar: um olhar sensível sob uma ação educativo-crítica
DançaAo longo do tempo, cada vez mais é necessário refletir sobre a dança nos seus variados contextos históricos e culturais. Analisando a dança como linguagem de expressão humana, debruçamos em seu processo de ensino e aprendizado, pelo qual não é possível dissociá-lo da construção artístico-coreográfica, das manifestações performáticas ou terapêuticas, uma vez que esse processamento acontece nas múltiplas formas para se expressar através dela. Além de trazer ao corpo e pelo corpo a construção de saberes e de conhecimentos, a dança algumas vezes toca em áreas mais profundas do ser humano.
Prática investigativa: um relato de experiência acerca do ensino de Ciências na Educação Infantil
Educação InfantilO presente trabalho relata uma prática docente realizada com o objetivo de promover a aprendizagem em Ciências com crianças na faixa de três e quatro anos de um Centro Municipal de Educação Infantil situado no norte do Estado do Paraná. A prática investigativa foi desenvolvida de acordo com os pressupostos da BNCC e consistiu na introdução à temática de germinação por meio de uma história narrada. Posteriormente, os estudantes construíram e acompanharam o processo de germinação das sementes atrelado a fenômenos naturais. A prática possibilitou a valorização da experiência no processo de ensino-aprendizagem.