Biblioteca
Filtrar os artigos
Impactos do processo de musicalidade na Educação Matemática Inclusiva
MatemáticaEste trabalho busca entender a musicalidade como processo do ser humano e expressão entre música e Matemática, com base nos conceitos de neurociência, musicalidade e Educação Matemática, como o Modelo do Código Triplo, com atividades junto a alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
História da Matemática como dispositivo de aprendizagem: concepções de docentes da rede pública estadual de Minas Gerais
Matemática, História e História da EducaçãoEste artigo objetiva analisar as concepções de professores de Matemática acerca do uso da História da Matemática como dispositivo de aprendizagem em suas aulas na Educação Básica. Para tanto, utilizamos como coletor de dados um questionário online que foi respondido por 24 professores do Ensino Fundamental II e Médio da rede pública estadual de Minas Gerais, a fim de investigar a importância dada para a inclusão desse conteúdo em sala de aula. Percebemos, então, que, apesar de relatar dificuldade em incluir a HM no processo de ensino-aprendizagem, a maioria dos participantes concorda que ela deve estar presente no Ensino da Matemática.
Mostra de Astronomia integra alunos dos turnos matutino e noturno
FísicaRealizar uma mostra de estudos de Astronomia no turno da noite de uma escola pública serve como capacitação do aluno como protagonista dos seus estudos e ajuda na valorização de sua participação ativa e sua formação integral como indivíduo.
A produção textual na escola em um viés dialógico
Língua Portuguesa e LiteraturaEste trabalho é fruto de uma pesquisa financiada pela Capes nos anos de 2018 e 2019. Apresentamos um recorte detalhado de algumas discussões que foram levantadas na dissertação, com a presença de dois coautores que muito contribuíram para a realização do estudo. O trabalho foi originalmente publicado como capítulo de livro em 2022, sob o título: Um olhar dialógico para a produção textual do gênero artigo de opinião na escola. Neste trabalho, discutiremos o ensino-aprendizagem da escrita a partir do gênero artigo de opinião e analisar excertos de artigos produzidos por estudantes do 9º ano de uma escola pública de Goiânia/GO.
Defesa de seminários: a argumentação na aprendizagem sobre modelos atômicos no Ensino Fundamental
Física, Química e Vivências de Sala de AulaA história do fazer científico e do que é a Ciência em si traz postulados e teorias científicas que foram passíveis de discussões, críticas, provas, debates intensos. Várias teorias que outrora foram verdades já não são mais aceitas atualmente; isso mostra que, com argumentações que as apoiavam e criticavam, se faz Ciência. O presente trabalho objetivou desenvolver uma metodologia baseada em seminários elaborados pelos estudantes e exemplificar que, a partir das perguntas feitas pelo professor sobre o tema, inicia-se um debate que permite ao aluno formular respostas cada vez mais complexas.
Equidade de gênero e educação Química: uma sequência didática para o ensino de estequiometria
Química, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e ComportamentoFrente ao cenário pandêmico que atingiu o ensino de Química, já tão fragilizado por diversas demandas, propomos uma sequência didática interdisciplinar e sensível ao gênero para ensinar estequiometria utilizando como plano de fundo a covid-19. A escolha por essas temáticas não foi realizada ao acaso; selecionamos um conteúdo – estequiometria –, que é conhecido por ser de difícil aprendizagem, para propor um momento interdisciplinar que considere as questões de gênero. Além disso, partimos do pressuposto de que o ensino tradicional prejudica a aprendizagem e o interesse em Química de todas/os estudantes, sobretudo meninas. Enfatizamos que não se trata de uma receita, mas sim de uma possibilidade de estratégia de ensino.
A política de ações afirmativas no IFMG: as possibilidades para a equidade racial na Educação Profissional e Tecnológica
Política EducacionalEste artigo estuda o conjunto de ações afirmativas instituídas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e disserta sobre as ações implementadas na instituição como forma de reparação da desigualdade racial, que é sabidamente uma característica presente na sociedade brasileira. O tipo de pesquisa adotada para compreender como se constituiu a política de ações afirmativas do IFMG foi de natureza aplicada e propõe uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizadas como metodologia a pesquisa documental e a realização de entrevistas semiestruturadas com servidores do IFMG.
A atuação do supervisor escolar na avaliação de Matemática do Proeb
Matemática, Avaliação, Instituição Escola e Política EducacionalO supervisor escolar é aquele que preza pelo bem-estar de sua escola, cuidando de seus alunos, profissionais e comunidade escolar, mostrando que nela há um sucesso geral na educação. Para esse sucesso, é preciso verificar como está a aprendizagem, que pode ser por meio das avaliações, incluindo a avaliação externa. O objetivo deste artigo é apresentar o papel do supervisor escolar na avaliação externa do Estado de Minas Gerais, o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). A metodologia abordada foi a pesquisa qualitativa, aprofundando na questão da relação da avaliação externa e o supervisor escolar. Esse profissional da educação deve apoiar e ser um intermediário no processo de ensino-aprendizagem do aluno para que os resultados das avaliações sejam satisfatórias para a escola e para o estado. Para isso acontecer, é importante a relação estabelecida entre professor e supervisor, mostrando que o trabalho em conjunto é o caminho para o sucesso da educação.
Magia de ciência, um show de experimentos
FísicaEste artigo reflete sobre o potencial das atividades práticas no ensino de Ciências e a importância de considerar que a promoção do seu aprendizado passa por interessar àquele que aprende. Buscando proporcionar melhor integração de alunos da Educação Básica com o ensino de Ciências, licenciandos em Física do IFPI - Câmpus Picos fizeram uma mostra de experimentos de baixo custo na Escola Joaquim Antônio de Araújo, localizada em Geminiano/PI. Durante a atividade, observou-se que os discentes daquela comunidade interagiram de forma positiva, explorando, questionando e participando da realização das experiências.
Transformação da Educação Inclusiva na perspectiva da Psicopedagogia educacional
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalEste trabalho mostra a importância de pensar uma educação em que todos tenham iguais oportunidades de aprendizagem; em que o saber seja o principal elemento da formação do indivíduo num processo iniciado na Educação Infantil, reflexão sobre o papel da escola inclusiva. Diante do exposto, o objetivo geral é avaliar e refletir sobre o papel da escola inclusiva, em que o direito à educação de qualidade seja respeitado, que todas as crianças tenham acesso ao conhecimento e o psicopedagogo como auxiliar na aprendizagem significativa desenvolva no aluno as suas potencialidades diante das adversidades. Como metodologia, foram utilizadas pesquisas bibliográficas em livros, leis, artigos e outros sobre a inclusão na Educação Infantil.