Biblioteca
Filtrar os artigos
A elaboração de jogos por discentes do Ensino Médio: estratégia pedagógica para a construção do conhecimento científico
Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaOs jogos podem ser e são utilizados na prática pedagógica com o intuito de fomentar a aprendizagem. O presente artigo apresenta e discute os jogos elaborados por estudantes do Ensino Médio de um colégio estadual da cidade de Salvador/BA. A proposição de elaboração de jogos, seguida de sua aplicação, decorre da intencionalidade de lançar um desafio de aprendizagem mais complexo, que promova uma desequilibração acionadora dos mecanismos cognitivos responsáveis pela construção do conhecimento. Adotamos o método sala de aula invertida, a fim de garantir maior protagonismo discente.
Formação continuada de professores de Matemática e Física: integração de recursos tecnológicos
MatemáticaUm curso voltado para a capacitação de professores de Matemática e de Física para o uso de recursos tecnológicos se desenvolveu com base em softwares específicos para essas disciplinas, a partir de atividades elaboradas nesses aplicativos; a troca de experiências entre os docentes foi essencial para o sucesso.
Produção textual em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental
Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaA produção textual autônoma/criativa nos anos finais do Ensino Fundamental tornou-se um trabalho que não tem logrado êxito e vem sendo pauta de intensas discussões. Este trabalho buscou agregar aos debates elementos teóricos substanciais, fomentando o aperfeiçoamento do fazer pedagógico. Como resultado, o estudo demonstrou que há uma ampla bibliografia da temática que garante fundamento aos dispositivos legais que norteiam/normatizam a educação nacional, porém são inutilizados devido a falhas sistêmicas. Os dados comprovam a ineficácia do trabalho com produção textual e a necessidade de ressignificá-lo.
Genética em áudio: a elaboração de podcasts para o ensino de Genética - uma proposta inclusiva para alunos com deficiência visual
Biologia e Biociências e Educação Especial e InclusivaA Biologia recorre a recursos visuais como apoio ao ensino, o que pode representar um obstáculo para a aprendizagem de estudantes com deficiência visual. Um dos principais desafios enfrentados pelos docentes é tornar o ensino de Biologia acessível a esse público. Neste trabalho, investigaram-se materiais produzidos por instituições ou indivíduos com o objetivo de subsidiar a elaboração de podcasts como estratégia didática inclusiva no ensino de Genética. A seleção dos temas baseou-se em conceitos estruturantes; os episódios, com duração máxima de dois minutos, foram gravados por uma das autoras por meio da plataforma Anchor.
Tecnologias na Educação: perspectivas e desafios na formação de professores frente à pandemia do novo coronavírus
Formação de ProfessoresAs transformações no campo da educação impulsionadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC) alteraram a gênese social de modo significativo. Este trabalho discorre sobre as perspectivas e os desafios que os professores enfrentam para trabalhar com as TIC, bem como as dificuldades enfrentadas em decorrência do enfrentamento do vírus SARS-CoV-2, mostrando as metodologias e modelos de avaliações que podem ser aplicados com o uso das TIC a fim de promover uma aprendizagem significativa dos alunos.
Desenvolvimento socioemocional: uma abordagem da Psicologia e das neurociências para identificação e manejo das emoções dos educandos
Psicologia e Formação de ProfessoresEste artigo visa fornecer aos professores alguns elementos básicos para a construção de um lastro de conhecimentos no campo da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, trazendo informações que contribuirão para o aperfeiçoamento do exercício com crianças entre 0 e 6 anos de idade. Esse conteúdo é de suma importância, pois sabemos que nos cursos de Pedagogia e nas licenciaturas de nosso país há uma "invisibilidade acadêmica" quanto às questões das emoções mais comumente verificadas entre os alunos do Ensino Básico, visto que não há disciplinas na formação dos educadores que os ensinem a lidar com as emoções dos estudantes.
Exposição excessiva às telas digitais e suas consequências para o desenvolvimento infantil
Educação InfantilEste artigo se dedica ao estudo do uso das telas digitais por crianças de zero a três anos de idade, verificando quais as percepções dos pais e professores no que diz respeito à apropriação das tecnologias pelos infantes. Para isso, a pesquisa adotou como aporte teórico uma perspectiva histórica da infância com estudo de teorias sobre o desenvolvimento infantil, a fim de compreender qual o uso adequado dos recursos digitais para a faixa etária indicada. A pesquisa de campo se baseou na coleta de dados qualitativos junto a pais e professores de duas escolas do município de Janaúba/MG, uma da rede privada e outra da rede pública de ensino.
Clube de Compras Dallas: um filme para discussão de múltiplos temas
Biologia e Biociências, Cinema, Teatro e TV e Outras Mais EspecíficasA exibição de filmes para trabalhar conteúdos ainda não é muito comum, apesar de ser um recurso que explora diversas formas de linguagem e que expressa práticas sociais, sentimentos comuns aos alunos, sendo um veículo de difusão de informações. Neste caso, uma pesquisa feita após a exibição mostrou que os alunos se motivam com essa prática.
Uso do aplicativo Google Maps como recurso tecnológico no lançamento de foguetes da Mobfog 2019
Agronomia, Biologia e Biociências, Computação e Tecnologias, Física, Matemática, Química, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Espaços UrbanosO formato de aula tradicional e o discurso do professor em sala de aula podem não ser suficientes para de aproximar as Ciências do cotidiano dos alunos de Ensino Fundamental e Médio. As Diretrizes Curriculares Nacionais aconselham a prática de contextualizar os programas de Ciências com o cotidiano vivenciado pelos alunos, a fim de dar maior sentido e clareza à aprendizagem, o que é corroborado pelo pensamento de Piaget. Um colégio estadual localizado em Itaguaí/RJ organizou uma experiência de lançamento de foguetes para tratar de temas de Física, Química, Biologia e Matemática.
Escola sem Partido e o mito da escola neutra: a importância do sentido político da educação
Instituição Escola e Política EducacionalO Programa Escola sem Partido configura-se como um ataque brutal à profissão docente na medida em que representa o impedimento do fazer docente, mais uma forma de cerceamento e controle da prática do professor, sob pena de ser criminalizado; mais do que isso, representa um ataque a toda a classe trabalhadora de modo geral (um ataque político e ideológico), a quem historicamente já vem sendo negado o direito de acesso a um saber crítico e emancipador pela burguesia dominante. O movimento vem se consolidando baseado em grupos religiosos fundamentalistas e grupos políticos de direita.