Biblioteca
Filtrar os artigos
Reflexão sobre educação de Ciências e Biologia: da monografia Projeto Corpo Humano a seis anos de prática docente
Saúde, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO trabalho busca a construção didática de uma temática transversal acerca do corpo humano que mobilize licenciados de Ciências Biológicas da UFF. O material didático O Corpo Humano em Caixas é composto de vídeos e roteiros de análises atrelados à saúde, à sociedade e à cultura. Partimos de quatro categorias: o meio ambiente e os animais humanos e não humanos; respostas aos preconceitos; os direitos humanos; o gênero e a sexualidade. Por fim, apresentamos a percepção da autora sobre o tratamento da temática em 2018 (após a sua formatura) até 2024, já com seis anos de prática docente.
Acervo e técnicas organizacionais de uma coleção didática de Zoologia
Zoologia e Biologia e BiociênciasConhecer a biodiversidade possibilitou identificar seu potencial econômico, medicinal e cênico. Coleções biológicas são testemunho da biodiversidade, podendo contribuir para o aprendizado pela observação e análise dos organismos. Para isso, devem estar em boas condições para garantir o uso de todo seu potencial pedagógico. No presente estudo foi desenvolvido o levantamento da diversidade zoológica do acervo fixado em álcool 70% do Instituto Federal do Espírito Santo - Câmpus Santa Teresa. Realizou-se a identificação, catalogação e organização da coleção, visando transformá-la num acervo duradouro e de fácil utilização. O material foi triado, etiquetado e os dados foram planilhados. A logística organizacional proposta permitiu facilitar o uso e acesso do acervo.
Do surgimento das Neurociências às bases da Neuropedagogia: uma trajetória
Formação de ProfessoresCom o objetivo de contribuir com a formação continuada dos educadores brasileiros, elaboramos este artigo. A principal função deste trabalho é apresentar a Neuropedagogia aos docentes que ainda não se beneficiam dos conhecimentos que ela disponibiliza. Acreditamos ter reunido neste texto algumas informações básicas inerentes a essa disciplina e incentivamos nossos colegas a se aprofundar nela. O resultado será um processo de ensino-aprendizagem mais agradável, significativo e, como consequência, mais eficiente.
Divulgação científica na escola: o Projeto Jovens Talentos da Ciência
FísicaA realização de projetos de divulgação científica nas escolas exige que a comunidade escolar esteja convencida de sua importância, pois para o sucesso deve haver a colaboração de gestores, professores, alunos e comunidade. Em compensação, esses projetos tornam o aluno protagonista no processo de ensino e aprendizagem.
Educação Infantil: as práticas inovadoras e o uso das mídias como ferramenta de aprendizagem no município de Ananindeua/PA
Educação Infantil, Outras Mais Específicas e Política EducacionalDiante do cenário que se impôs em razão da pandemia da covid-19 na área da Educação, em especial da Educação Infantil, é preciso rever conceitos e paradigmas, buscando novas formas de assegurar o ensino aos alunos. Este estudo tem por objetivo analisar e propor o desenvolvimento de estratégias para a aplicação de um método inovador de ensino no qual seja possível aliar as aulas presenciais às aulas remotas, o que, em tempos de covid-19, tem se evidenciado uma ferramenta eficiente, com tendência a permanecer posteriormente. O professor, mais uma vez, superou-se, mostrando ser um verdadeiro arquiteto da educação.
Metodologias ativas: fortalecendo a aprendizagem da Ecologia com a aprendizagem baseada em jogos em um colégio público do Paraná
Ecologia e Meio AmbienteEstudo realizado em colégio estadual em Curitiba/PR investigou o uso de jogos para o ensino de Biologia com três turmas do 3º ano do Ensino Médio. O objetivo foi explorar como os jogos podem facilitar o ensino e a aprendizagem. As turmas foram incentivadas a criar jogos relacionados à Ecologia, como jogos de tabuleiro, baralho, perguntas e respostas ou memória. A experiência foi enriquecedora, permitindo que os estudantes desenvolvessem habilidades cognitivas, criativas e sociais, além de competências como raciocínio lógico, tomada de decisão, comunicação, colaboração e resolução de problemas.
Da cozinha à praia: uma experiência interdisciplinar
Formação de ProfessoresUma atividade interdisciplinar envolvendo alimentação abordou, de forma lúdica e agradável, assuntos de Ciências da Natureza, Matemática, Língua Francesa, Biologia, Química e Educação Física, com conclusão em um piquenique na praia.
Aprendizagem mediada por signos e a construção de conceitos em uma perspectiva vigotskiana
Formação de ProfessoresAs relações entre instrumentos e signos mostram a importância dos últimos para a comunicação e a formação de conceitos; assim é possível compreender que a aprendizagem acontece por meio do uso de sistemas simbólicos com o auxílio do outro.
Alunos Leitores, Alunos Mediadores: uma proposta de projeto para a prática de leitura literária na escola
Língua Portuguesa e LiteraturaO papel fundamental da leitura literária na escola pode ser resgatado no desenvolvimento do projeto literário Alunos Leitores, Alunos Mediadores, que acontece reunindo estudantes do 1º e do 5º ano do Ensino Fundamental. O professor, baseado na elaboração de projetos de práticas de leitura literária, tem possibilidade de promover grande interação entre livros e alunos para transformar a escola em um espaço de formação de leitores e, no caso do projeto, formação de leitores e mediadores de leitura, ampliando as oportunidades de leitura e escolha de obras literárias.
Estratégias de permanência diante da evasão escolar no Ensino Médio nas redes públicas de ensino
Política EducacionalEste artigo examina as estratégias de permanência escolar no Ensino Médio público brasileiro, com foco em mitigar as severas consequências da evasão escolar para os adolescentes. A investigação enfatiza a importância de analisar o fenômeno da permanência escolar, considerando o papel crucial das políticas públicas e estratégias pedagógicas adaptadas às particularidades da adolescência, um período de incertezas, mudanças de interesse e desafios de autoafirmação que frequentemente conduzem à desmotivação e ao baixo engajamento escolar. O objetivo foi examinar as estratégias implementadas por entidades públicas para promover a permanência dos alunos.