Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: 2016
Limpar filtros
Educação Matemática Crítica e a contemporaneidade: uma reflexão frente à problemática das fake news
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho buscou investigar, à luz da Educação Matemática Crítica (EMC), como as investigações científicas têm discutido a relação entre Matemática e fake news. Para tanto, foram adotadas como referencial teórico as discussões sobre EMC propostas por Skovsmose e a abordagem crítica das fake news de D’Ávila e Kakutani. A pesquisa é uma metassíntese qualitativa que proporcionou a organização dos estudos levantados nestas categorias: práticas de Matemática na Educação Básica; práticas educativas de Matemática no Ensino Superior; modelos matemáticos gerais; e reflexões sociais.

A Arte aplicada ao ensino de Biologia: confecção de modelos didáticos de microrganismos
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Uma atividade que uniu Biologia, Artes e Língua Francesa desenvolveu habilidades manuais e despertou o interesse dos alunos pela modelagem, além de contribuir para aprimorar os conhecimentos sobre microrganismos.

Cinema em sala de aula virtual como incentivo a leitura e a escrita no ensino remoto
Vivências de Sala de Aula

Nossa vida diária é permeada por diversos gêneros discursivos – orais e escritos, impressos ou digitais – que organizam nossa comunicação. Nesse contexto do mundo letrado, o aluno é inserido e convidado a ler e a produzir não só textos escritos, mas também orais de maneira ativa, interativa e criativa. Partindo da relação cinema e educação remota, este artigo analisa a inserção de filmes nas aulas remotas como ferramentas educativas que podem contribuir para a expressão oral, escrita e interpretativa dos alunos do Ensino Fundamental II, neste cenário de pandemia de covid-19, e averiguar a contribuição no processo de ensino-aprendizagem como prática pedagógica prazerosa, inovadora e socioconstrutiva na modalidade de ensino remoto.

Oficinas virtuais dialógicas de narrativas literárias: possibilidades metodológicas em ensino nos tempos de pandemia
Saúde, Formação de Professores e Educação Artística

O presente artigo relata a experiência da oficina dialógica de narrativas literárias (ODNL), realizada de forma virtual no contexto da pandemia da covid-19 com alunos da pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fiocruz. O grupo foi composto por estudantes de mestrado e doutorado, em sua maioria professores do ensino básico. A partir da abordagem CienciArte e da Pesquisa Baseada em Artes, foi explorado o potencial das artes, especialmente das narrativas literárias, como forma de educar, ensinar e promover criatividade, bem-estar e qualidade de vida aos participantes.

Design thinking na Educação
Educação a Distância e Formação de Professores

Este trabalho discutiu as metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase no design thinking. Para tanto, foram abordados conceitos, história e evolução do design thinking, além dos desafios enfrentados pelos docentes em sua aplicação em sala de aula e das estratégias que podem ser adotadas para superar esses desafios. A metodologia utilizada foi qualitativa e bibliográfica, com base em estudos e pesquisas publicadas em periódicos científicos e livros da área de Educação. A aplicação do design thinking em sala de aula pode apresentar desafios, como falta de preparação dos professores, resistência dos alunos, falta de recursos e tempo.

As ações afirmativas para negros e o sistema de acompanhamento e avaliação da Lei nº 12.711/12
Formação de Professores e Política Educacional

O programa de ações afirmativas nas instituições de ensino superior necessita de implementar seu sistema de acompanhamento e avaliação, a fim de identificar os resultados dessas ações.

Reflexões sobre a ampliação da escolarização para além da expansão quantitativa
Formação de Professores e Política Educacional

A ampliação das oportunidades educacionais deve representar oportunidades para que todos vivenciem situações favoráveis para a aprendizagem no contexto escolar. Um pressuposto básico sobre o cenário da profissionalização para a docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental é a formação docente continuada.

Mulheres negras das letras: reflexões sobre a produção literária feminina negra no nordeste brasileiro
Língua Portuguesa e Literatura

A literatura nordestina, ao longo dos séculos, foi representada pelo sexo dominante de um círculo literário fechado e estruturalmente condicionado pelo patriarcalismo dominante. É importante destacar o que é ser mulher negra no Nordeste brasileiro, e a literatura é uma das fontes de apresentação histórica, em que há a prevalência de ser estereotipada à condição de esposa-dona de casa, fortemente marginalizada, excluída e/ou vítima de preconceito. Este trabalho tem como objetivo geral retratar a importância das mulheres negras escritoras e refletir sobre a produção literária feminina negra no Nordeste brasileiro.

Alfabetário afrobiográfico em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

A escola é um espaço que precisa possibilitar que as crianças negras recuperem suas existências e se orgulhem de sua cultura racial, mas esse espaço ainda é atravessado por práticas e discursos que excluem seus saberes. A prática na sala de aula só é democrática quando todos os alunos – brancos e negros – respeitam suas raças e a escola não reforça movimentos eurocêntricos silenciando as vozes. Muitos alunos negros não se reconhecem como negros porque são ensinados desde cedo que ser bom, bonito e competente são atributos apenas das pessoas brancas, causando dores, angústias e sofrimentos ao distorcer o modo como se veem.

A importância do uso de ferramenta digital para acompanhamento sistemático do processo ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
Vivências de Sala de Aula

Neste momento de pandemia e distanciamento social, a fim de não perder o foco nem interromper o ritmo de aprendizagem de nossos alunos, procuramos realizar ações que visem acompanhar na íntegra o processo de ensino-aprendizagem de forma segura e eficaz. A alternativa encontrada foi o uso intensivo de ferramentas digitais diversificadas pelos docentes, associadas às abordagens teóricas e às ações de acompanhamento da equipe pedagógica e da Orientação Educacional, possibilitando um processo de ação-reflexão permanente e ajustes durante o processo.