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Educação Matemática Crítica e a contemporaneidade: uma reflexão frente à problemática das fake news
Matemática e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho buscou investigar, à luz da Educação Matemática Crítica (EMC), como as investigações científicas têm discutido a relação entre Matemática e fake news. Para tanto, foram adotadas como referencial teórico as discussões sobre EMC propostas por Skovsmose e a abordagem crítica das fake news de D’Ávila e Kakutani. A pesquisa é uma metassíntese qualitativa que proporcionou a organização dos estudos levantados nestas categorias: práticas de Matemática na Educação Básica; práticas educativas de Matemática no Ensino Superior; modelos matemáticos gerais; e reflexões sociais.
A Arte aplicada ao ensino de Biologia: confecção de modelos didáticos de microrganismos
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaUma atividade que uniu Biologia, Artes e Língua Francesa desenvolveu habilidades manuais e despertou o interesse dos alunos pela modelagem, além de contribuir para aprimorar os conhecimentos sobre microrganismos.
Cinema em sala de aula virtual como incentivo a leitura e a escrita no ensino remoto
Vivências de Sala de AulaNossa vida diária é permeada por diversos gêneros discursivos – orais e escritos, impressos ou digitais – que organizam nossa comunicação. Nesse contexto do mundo letrado, o aluno é inserido e convidado a ler e a produzir não só textos escritos, mas também orais de maneira ativa, interativa e criativa. Partindo da relação cinema e educação remota, este artigo analisa a inserção de filmes nas aulas remotas como ferramentas educativas que podem contribuir para a expressão oral, escrita e interpretativa dos alunos do Ensino Fundamental II, neste cenário de pandemia de covid-19, e averiguar a contribuição no processo de ensino-aprendizagem como prática pedagógica prazerosa, inovadora e socioconstrutiva na modalidade de ensino remoto.
Oficinas virtuais dialógicas de narrativas literárias: possibilidades metodológicas em ensino nos tempos de pandemia
Saúde, Formação de Professores e Educação ArtísticaO presente artigo relata a experiência da oficina dialógica de narrativas literárias (ODNL), realizada de forma virtual no contexto da pandemia da covid-19 com alunos da pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fiocruz. O grupo foi composto por estudantes de mestrado e doutorado, em sua maioria professores do ensino básico. A partir da abordagem CienciArte e da Pesquisa Baseada em Artes, foi explorado o potencial das artes, especialmente das narrativas literárias, como forma de educar, ensinar e promover criatividade, bem-estar e qualidade de vida aos participantes.
Design thinking na Educação
Educação a Distância e Formação de ProfessoresEste trabalho discutiu as metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase no design thinking. Para tanto, foram abordados conceitos, história e evolução do design thinking, além dos desafios enfrentados pelos docentes em sua aplicação em sala de aula e das estratégias que podem ser adotadas para superar esses desafios. A metodologia utilizada foi qualitativa e bibliográfica, com base em estudos e pesquisas publicadas em periódicos científicos e livros da área de Educação. A aplicação do design thinking em sala de aula pode apresentar desafios, como falta de preparação dos professores, resistência dos alunos, falta de recursos e tempo.
As ações afirmativas para negros e o sistema de acompanhamento e avaliação da Lei nº 12.711/12
Formação de Professores e Política EducacionalO programa de ações afirmativas nas instituições de ensino superior necessita de implementar seu sistema de acompanhamento e avaliação, a fim de identificar os resultados dessas ações.
Reflexões sobre a ampliação da escolarização para além da expansão quantitativa
Formação de Professores e Política EducacionalA ampliação das oportunidades educacionais deve representar oportunidades para que todos vivenciem situações favoráveis para a aprendizagem no contexto escolar. Um pressuposto básico sobre o cenário da profissionalização para a docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental é a formação docente continuada.
Mulheres negras das letras: reflexões sobre a produção literária feminina negra no nordeste brasileiro
Língua Portuguesa e LiteraturaA literatura nordestina, ao longo dos séculos, foi representada pelo sexo dominante de um círculo literário fechado e estruturalmente condicionado pelo patriarcalismo dominante. É importante destacar o que é ser mulher negra no Nordeste brasileiro, e a literatura é uma das fontes de apresentação histórica, em que há a prevalência de ser estereotipada à condição de esposa-dona de casa, fortemente marginalizada, excluída e/ou vítima de preconceito. Este trabalho tem como objetivo geral retratar a importância das mulheres negras escritoras e refletir sobre a produção literária feminina negra no Nordeste brasileiro.
Alfabetário afrobiográfico em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de AulaA escola é um espaço que precisa possibilitar que as crianças negras recuperem suas existências e se orgulhem de sua cultura racial, mas esse espaço ainda é atravessado por práticas e discursos que excluem seus saberes. A prática na sala de aula só é democrática quando todos os alunos – brancos e negros – respeitam suas raças e a escola não reforça movimentos eurocêntricos silenciando as vozes. Muitos alunos negros não se reconhecem como negros porque são ensinados desde cedo que ser bom, bonito e competente são atributos apenas das pessoas brancas, causando dores, angústias e sofrimentos ao distorcer o modo como se veem.
A importância do uso de ferramenta digital para acompanhamento sistemático do processo ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
Vivências de Sala de AulaNeste momento de pandemia e distanciamento social, a fim de não perder o foco nem interromper o ritmo de aprendizagem de nossos alunos, procuramos realizar ações que visem acompanhar na íntegra o processo de ensino-aprendizagem de forma segura e eficaz. A alternativa encontrada foi o uso intensivo de ferramentas digitais diversificadas pelos docentes, associadas às abordagens teóricas e às ações de acompanhamento da equipe pedagógica e da Orientação Educacional, possibilitando um processo de ação-reflexão permanente e ajustes durante o processo.