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Racismo ilustrado

O que me levou a comprar o livro O noivo da Morte, de Vicente Azevedo, foi a curiosidade de saber um pouco mais sobre a biografia de Álvares de Azevedo, o poeta romântico brasileiro. Nem imaginava que o pequeno exemplar seria o motivo para uma futura crônica sobre racismo – muito menos para a descoberta de um personagem sem sobrenome.

Erro de português: pobre tem que calar?!

Quem ainda duvida de que o ato pedagógico é sempre um ato político, como ensinou Paulo Freire, tem uma prova cabal nesse episódio em que a mídia detonou um livro que se valeu de exemplos da variedade popular da nossa língua.

Literatura infantil: possibilidades de leitura a respeito das diferenças

Este artigo tem como objetivo central indagar como questões relacionadas à diferença podem estar sendo transmitidas em histórias infantis. A partir de tal perspectiva, busquei realizar minha análise embasada teoricamente em conceitos como diferença, identidade e estereótipo, defendendo a literatura – e em especial a Literatura Infantil – no desenvolvimento do sujeito, pois acredito que sua importância se dê na medida em que sua prática estimule o desenvolvimento imaginário, literário e reflexivo do sujeito (Abramovich, 1994).

CONVERSA COM PROFESSORES

Ensinar e aprender, como sabemos, são ações políticas. Ensinar e aprender literatura na escola secundária brasileira é atuar dentro de um panorama pedagógico marcado por limites difusos e por uma interação interdisciplinar de caráter muitas vezes confuso e amorfo. Enquanto alunas e alunos se ressentem da ‘gratuidade’ de uma disciplina que, em sua visão, apenas repete dados históricos e reforça conhecimentos linguísticos de forma acrítica, suas professoras se veem cerceadas por estreitos limites de tempo, pelo perfil pedagógico da matéria, pelas imposições sociais, culturais e econômicas dos exames vestibulares; a tal ponto que chegam a confundir dados históricos sobre literatura com teoria literária . O que será, então, a educação literária? Qual o seu papel no currículo da escola de ensino médio? Como repensar a disciplina? Valerá a pena mantê-la na escola do século XXI?

As coisas belas são difíceis

Às meninas que representaram minha nação na ginástica olímpica em Atenas

As Regências e o Segundo Império no Brasil

A abdicação de D. Pedro I, em 7 de abril de 1831, em favor de seu filho, o menor D. Pedro de Alcântara, causou e foi causada por forte pressão, principalmente dos insatisfeitos, muitos das classes dominantes – grandes proprietários dos latifúndios, portanto, donos de terra e escravos; aí deu-se a crise. Eles davam como razão o fato de que as Regências não podiam dissolver o Legislativo.

O termo crítico e algumas concepções filosóficas da Educação Matemática

Ao buscar compreender e isolar fenômenos, tanto no campo da Educação Matemática (EM) como em qualquer outra área do conhecimento, é necessário antes situar-se no momento filosófico no qual o estudo imergirá.

A Maior Feira de Ciência do Estado do Rio Está de Volta – FECTI

A FECTI parte para sua quarta versão. Os interessados em participar da IV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro devem ser alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e Técnico, da rede pública ou privada de ensino de todo o Estado do Rio de Janeiro. Poderão ser inscritos trabalhos desenvolvidos em equipes de até três alunos com um professor orientador e um co-orientador (opcional) que tenha cursado, no mínimo, o Ensino Médio ou Técnico.

Modelo de liderança no Brasil

Fatores históricos de relevante impacto ainda se encontram vigorosamente presentes na forma de gerir pessoas na vida organizacional brasileira. A influência do modelo de liderança tradicional atravessou séculos e culminou na atual dificuldade de desenvolver tanto a autonomia do pensamento e da ação do trabalhador quanto os comportamentos resistentes e defensivos de boa parcela de líderes. A estatística perde terreno para a simples curiosidade e avança as fileiras do estudo comprometido com a compreensão do fenômeno.