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A importância da elaboração de feiras de ciências como reflexo do trabalho realizado em sala de aula
Vivências de Sala de AulaAs feiras de ciências são um excelente espaço para os alunos desenvolverem sua capacidade de exposição oral e de realizar experimentos que de algum modo diminuem as dificuldades da falta de professores de Física.
A resolução de problemas de contagem por jovens e adultos: o uso de conhecimentos prévios e a metodologia de resolução de problemas
Matemática, Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho tem como propósito apresentar a prática de uma aula que foi inédita para a docente. A referida aula foi aplicada no componente curricular Matemática Planejada e Aplicada para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio durante os três anos de um curso oferecido a distância por uma instituição privada em Porto Alegre/RS. Os estudantes tinham acesso às aulas de Matemática, de forma autônoma, pela plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), contendo fórum de dúvidas para eventual contato com a docente.
Reflexão sobre o vazio intelectual na sociedade brasileira provocado pelo sistema de ensino
Avaliação, Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEducação de qualidade é o alicerce que sustenta todas as construções sociais avançadas, porque é a promotora do desenvolvimento social, cultural, científico, tecnológico e moral. A escola, portanto, é o útero gerador da civilização civilizada e, quando ela não cumpre esse papel, inexoravelmente coloca o homem à margem de sua sociedade e a sociedade a que pertence à margem do desenvolvimento global. Este esboço reflete a preocupação com os caminhos da educação no Brasil, a priori, o método estéril de ensinar que está fundamentado na assimilação de ideias e na memorização.
Alegria, aqui é encanto e oralidade na prática de contar histórias: Era uma vez... o grupo experimental de contadores de histórias da UFES
Comunicação, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Espaços UrbanosOs pesquisadores rememoram o projeto de extensão universitária Grupo Experimental de Contadores de Histórias da Universidade Federal do Espírito Santo. O grupo, que se reunia aos sábados no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, no câmpus de Goiabeiras, em Vitória/ES, relembra detalhes do espaço e menciona algumas obras e textos explorados nesse projeto – que ampliou a atuação dos professores do curso de Biblioteconomia para além das salas de aula. O ato de narrar ou contar histórias é uma forma de transformar o meio social e aviva formas de memória, patrimônio e a criatividade.
A contribuição do gestor escolar na implementação do uso das tecnologias digitais de informação
Formação de Professores e Instituição EscolaEste texto propõe uma reflexão sobre o papel do gestor escolar frente aos desafios de implementação do uso das tecnologias digitais de informação na escola pública. Na tentativa de enfrentamento desse desafio, é apresentado um projeto em formato de e-book denominado Sequências didáticas e novas tecnologias digitais no Projeto Aniversário de 50 anos da Escola Municipal Vera Lucia Machado, seguido de uma capacitação com toda a equipe docente, comprovando que é possível, mesmo com poucos recursos tecnológicos disponíveis, inserir o trabalho digital no fazer pedagógico, tornando-o motivador e significativo para os alunos.
Blended learning: um panorama global e o desenvolvimento de sua taxonomia
Computação e Tecnologias, Avaliação, Educação a Distância, História da Educação e Instituição EscolaEste trabalho tem como principais objetivos demonstrar a dinâmica do desenvolvimento e expansão do sistema blended learning, bem como apresentar e discutir os conceitos e as taxonomias desenvolvidas nas pesquisas realizadas por Charles R. Graham e Heather Staker em conjunto com Michael B. Horn. Estes objetivos são alcançados através da construção de um breve panorama internacional e brasileiro sobre o sistema blended learning, a partir da análise de estudos realizados em diversas regiões, e também a partir da análise das principais obras dos autores citados acima.
Os desafios do ensino híbrido no ensino remoto
Formação de ProfessoresEste artigo descreve uma experiência na aplicação da metodologia Peer Instruction. O estudo foi desenvolvido no ano de 2020 com professores da rede pública estadual de Santa Catarina, no município de Curitibanos. O objetivo foi oportunizar vivências relacionadas a metodologias ativas nos processos de ensino-aprendizagem. Os resultados evidenciaram que parte do corpo docente busca conhecer e usar novas metodologias e tecnologias com a intenção de superar o distanciamento social, ressignificando as aulas online. A experiência de aplicar a metodologia possibilitou aos participantes conhecer e vivenciar a metodologia Peer Instruction como possibilidade para mediar o acesso dos alunos ao conhecimento de forma ativa.
Abordagem do tema controverso energia nuclear/radioatividade em sala de aula
FísicaA ciência e a tecnologia (C&T) têm papéis relevantes no desenvolvimento econômico, cultural e social do mundo contemporâneo. Nas escolas, na maioria das vezes, tal relação é apresentada em suas partes distintas ou especializadas, e isso vem sendo alvo de muitos questionamentos quanto aos procedimentos metodológicos adotados para o desenvolvimento dos conteúdos e dos conceitos com os estudantes. Diante de tais questionamentos, os professores devem propor encaminhamentos metodológicos que enfatizem a interdisciplinaridade e a contextualização, e estimulem a problematização e a tomada de decisões.
Uma criança autista na creche: acolhimentos, possibilidades e reflexões!
Educação InfantilO presente artigo tem o objetivo de oferecer subsídios para reflexões a respeito do atendimento educacional de uma criança autista em creche. Baseado em estudo de caso, subsidiado por referenciais teóricos de autores da área, como Ambrós, Mantoan, Moreira e outros, e em legislações sobre o tema, buscamos refletir sobre o atendimento ofertado, dadas as especificidades educacionais de crianças autistas, especialmente no ambiente de creche. Nossas conclusões parciais apontam que ainda resta um caminho a ser percorrido para que se efetive o atendimento educacional preconizado nas legislações vigentes, mas que, ainda assim, foi possível constatar avanços na aprendizagem e desenvolvimento da criança autista no contexto da creche.
A ansiedade entre jovens estudantes: uma análise situacional em escola de Ensino Médio no interior cearense
Psicologia e Vivências de Sala de AulaO presente estudo tratou da saúde mental de adolescentes do Ensino Médio, tendo como objetivo geral verificar a interface entre o nível de ansiedade dos estudantes e seu desempenho acadêmico/escolar. Para tal fim, reservou-se ao uso da abordagem quantitativa de caráter exploratório-descritivo, a partir do estudo de caso baseado em revisões, observação e coleta de dados com foco na mensuração e descrição do nível de ansiedade entre adolescentes das três séries do Ensino Médio. Para a coleta e levantamento de dados, fez uso da Escala de Autoavaliação da Ansiedade de Zung e das notas dos alunos no 1º semestre letivo de 2022.