Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Influência do contexto familiar na vida escolar de alunos adolescentes do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

O presente estudo objetiva analisar de que forma os conflitos familiares são refletidos pelos alunos no cotidiano escolar, visando compreender como isso afeta os adolescentes. A relevância dessa pesquisa apresenta-se a partir de informações consistentes sobre como os alunos demonstram as adversidades do ambiente familiar no contexto social e no cotidiano pedagógico. Como aparato metodológico, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica sistematizada com enfoque nos aspectos sociais, pedagógicos e metodológicos de fundamentação qualitativa.

"Ainda bem que você postou, me deu mais segurança"
Matemática

Reflexões sobre formação continuada de professores de Matemática são registradas em um fórum de discussão sobre o tema e mostram como esse espaço de interação social possui grande potencial de levar os participantes a repensar suas práticas pedagógicas e sanar lacunas em suas formações.

Cultura escolar e história oral: relevância para pesquisa em História da Educação
História da Educação

A proposta deste estudo é apresentar a relevância da história oral como método de investigação da pesquisa em História da Educação e identificá-la como meio utilizado para comprovar e complementar elementos da cultura escolar das instituições de ensino de modo geral. Assim, o problema desta pesquisa é compreender como a história oral pode contribuir na construção da História da Educação, especificamente na cultura escolar. As histórias de vida viabilizam a busca e a compreensão dos processos de formação por meio de fatos e informações de situações vivenciadas.

O uso da metáfora no cotidiano: um estudo bibliográfico
Comunicação, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo tem o objetivo de ampliar os saberes sobre o uso das metáforas presentes no cotidiano das pessoas, propiciando melhor entendimento sobre sua importância para os estudos cognitivos, uma vez que os indivíduos as utilizam como partes integrantes da linguagem. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica. Os autores que mais contribuíram para a discussão foram Lakoff e Johnson, Sardinha e Paiva. A análise dos livros mostra como as metáforas possuem características essenciais para a cognição humana e como sua relação com os usuários da língua ocorre de forma harmoniosa.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Geografia em uma escola pública em Campos dos Goytacazes
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Lutar contra o racismo é reconectar a escola com a sociedade em um contexto multicultural, é formar um sujeito plural que seja capaz de lidar com a fragmentação típica da sociedade contemporânea, é descortinar as relações que se estabeleceram no passado e conduzir a uma reflexão no espaço e tempo presentes e vislumbrar as muitas possibilidades do sujeito diante dessa complexa relação.

O uso das redes sociais para a sensibilização dos alunos sobre as violências sofridas pelos professores
Saúde, Comunicação, Política Cultural e Política Educacional

Atualmente, a violência é um dos principais problemas da sociedade. Ela é encontrada em todas as classes sociais, refletindo ainda na vida escolar, de forma a interferir diretamente na saúde de alunos e professores, que convivem frequentemente com agressões, ameaças e abusos. Consequentemente, impacta no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano da escola. Há vários fatores que contribuem para o crescimento dessa violência, como a falta de estrutura familiar, vulnerabilidade, falta de tolerância com o próximo e a facilidade de acesso as drogas. Todos esses fatores prejudicam o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao desenvolvimento das pessoas.

É possível falar de nanotecnologia na escola? Uma proposta de artigo científico para crianças e adolescentes
Saúde, Biologia e Biociências, Química, Formação de Professores, História da Educação e Vivências de Sala de Aula

O universo científico e tecnológico está em contínua transformação, e um dos importantes papéis da educação é possibilitar à criança e ao adolescente que compreendam a sociedade e o seu desenvolvimento de forma crítica. A nanotecnologia está em avanço constante para o combate a microrganismos patogênicos que podem causar várias doenças. A maioria das crianças e adolescentes possui pouco contato com os conhecimentos que norteiam esses avanços tecnológicos nas escolas. O objetivo do artigo é abordar o contexto pedagógico em que a nanotecnologia se enquadra nas escolas.

Usando os vídeos do YouTube na pandemia: mudanças paradigmáticas no ensino de História
História

Este artigo é resultante de pesquisa envolvendo 38 alunos do Ensino Médio em uma escola estadual no interior do Rio de Janeiro, no período de pandemia e isolamento social, durante o ano de 2020. Apresentam-se como delineamentos teórico-metodológicos uma revisão bibliográfica e observações dos alunos durante as aulas de História, expondo seus problemas e dificuldades na aprendizagem, com a complementação investigativa por meio de um questionário aplicado aos estudantes.

Que flor é essa? a importância das práticas de Botânica nos anos finais do Ensino Fundamental
Botânica

Certamente as aulas práticas estimulam a curiosidade e o interesse de alunos, permitindo que se envolvam em investigações científicas e desenvolvam habilidades. O objetivo do presente artigo é compreender como uma aula prática de identificação de flores contribui para a aprendizagem de Botânica e para a discussão de metodologias de ensino utilizadas em suas atividades. Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos dos 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental matriculados no Centro de Ensino Pré-Educando (CEPE). Nos resultados, verificou-se que houve diferença significativa entre o antes e o depois da aula prática.

A importância da família e da tecnologia na Educação Especial
Educação Especial e Inclusiva

Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a inclusão digital no Brasil, como a inclusão social e o uso de recursos de informática na educação e na prática docente. Os profissionais de tecnologia também são importantes nesse processo inclusivo. O artigo demonstra a importância do conhecimento na era da informação, para garantir o acesso universal e a igualdade social. A metodologia adotada para a construção do objetivo deste estudo baseou-se na pesquisa bibliográfica. Os resultados desta pesquisa indicam que os professores utilizam os recursos apenas como instrumento de seu trabalho, sem considerar as potencialidades pedagógicas. A pesquisa relaciona algumas formas de inclusão digital e os usos da tecnologia nas escolas.