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Aprendizagem colaborativa in progress: a utilização das lives pelo professor em tempos de covid-19
Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV, Política Cultural e Política EducacionalEste trabalho se caracteriza por um relato de experiência na práxis da docência universitária mediante os desafios do ensino remoto, em consequência da pandemia da covid-19. A partir das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), instituições públicas e privadas foram desafiadas a manter suas atividades, utilizando-se das tecnologias existentes para que a escola não parasse. Entretanto, vários problemas estruturais emergiram diante dessa necessidade emergencial. A partir disso, desenvolvemos uma metodologia utilizando a práxis das redes sociais para a promoção do engajamento dos alunos no ensino remoto.
Escola sem Partido: há interferência na autonomia do professor?
Formação de Professores e Política EducacionalO projeto de lei da Escola sem Partido propõe “neutralidade política e ideológica” do professor. Entretanto, ao colocar o estudante como elo mais fraco do processo de ensino e aprendizagem e sugerir o impedimento de análises da realidade do aluno, da escola e da sociedade, o projeto fere a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
educare.pt
O site educare.pt é, como a própria extensão indica, um site português que trata de educação. Por isso, algumas de suas seções tratam de assuntos específicos de lá, como a parte de eventos, legislação e concursos. Assim mesmo, é interessante dar uma olhada em tais partes e notar as diferenças e semelhanças entre o sistema educacional do Brasil e de Portugal e tirar, quem sabe, algumas ideias.
Defesa de seminários: a argumentação na aprendizagem sobre modelos atômicos no Ensino Fundamental
Física, Química e Vivências de Sala de AulaA história do fazer científico e do que é a Ciência em si traz postulados e teorias científicas que foram passíveis de discussões, críticas, provas, debates intensos. Várias teorias que outrora foram verdades já não são mais aceitas atualmente; isso mostra que, com argumentações que as apoiavam e criticavam, se faz Ciência. O presente trabalho objetivou desenvolver uma metodologia baseada em seminários elaborados pelos estudantes e exemplificar que, a partir das perguntas feitas pelo professor sobre o tema, inicia-se um debate que permite ao aluno formular respostas cada vez mais complexas.
Impactos da covid-19 na educação em Paulista/PB: uma influência das mídias digitais
Computação e Tecnologias, Física, Educação a Distância, Formação de Professores e Política EducacionalCom a disseminação da covid-19, muitas atividades dos diversos setores sofreram modificações, especialmente o educacional. Os professores tiveram que rever suas metodologias e se adequar à nova realidade. A partir de então esses profissionais passaram a ministrar suas aulas de forma remota em plataformas online. Este trabalho tem o objetivo de investigar como os professores da cidade de Paulista/PB estão lidando com essa realidade e de que forma eles vêm adaptando suas metodologias.
O ensino da leitura para a ação social: subsídios teóricos sob a perspectiva da Pedagogia Crítica
Filosofia e Formação de ProfessoresEducadores críticos veem a tendência de avaliar os sistemas educacionais com base em sua eficácia, indicadores quantitativos e métodos experimentais, um efeito do domínio da racionalidade instrumental. Essas abordagens quantitativas excluem uma reflexão explícita sobre as escolhas axiológicas presentes nesses indicadores ou uma reflexão sobre as finalidades dos sistemas educacionais. Em decorrência disso, o presente trabalho tem como finalidade analisar o ensino da leitura para a ação social sob a ótica da Pedagogia Crítica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, ancorada em pressupostos teóricos clássicos e contemporâneos.
A transdisciplinaridade é uma opção de vida
Márcia Spíndola
A contribuição da robótica para o desenvolvimento das competências cognitivas superiores no contexto dos projetos de trabalho
Vivemos numa sociedade em que todos são atingidos, direta ou indiretamente, pelas tecnologias, seja no banco, em casa, no trabalho ou mesmo nos modos mais simples de vivência. Essa característica da tecnologia influencia a forma de vida das pessoas, ao passo que exige novas competências cognitivas. Nesse contexto, emergem os objetivos deste estudo: a) apresentar o contexto nacional e internacional que explica o surgimento da robótica; b) identificar as concepções sobre robótica presentes no campo da educação; c) analisar as propostas dos PCN sobre a área de ciência e tecnologia; d) caracterizar desenvolvimento a partir das contribuições de Piaget, Vigotsky e Papert; e) identificar as novas propostas metodológicas apresentadas na literatura como as mais adequadas para o ensino na atualidade: projetos de trabalho; f) relacionar pedagogia de projetos ao ensino de robótica; g) refletir sobre as contribuições da robótica para o desenvolvimento das competências cognitivas superiores, no contexto dos projetos de trabalho.
O monitor de Inclusão da rede municipal de Valença/RJ: tensões e desafios da função
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de AulaEste artigo propõe-se a refletir sobre o processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência, pela ótica dos profissionais de apoio escolar (monitores de Inclusão), trazendo tensões e desafios enfrentados por eles no contexto da escola comum/regular. Foram analisados os relatos de quatro monitoras de Inclusão da rede municipal de Valença/RJ, dialogando com as legislações vigentes e com as ideias de autoras/autores renomadas/renomados do campo da inclusão escolar de estudantes com deficiência. O texto destaca as contradições que permeiam a atuação dessas profissionais, refletindo sobre aquilo que é legítimo à função.
O Brasil no Império Americano
A História conta que os Estados nacionais e o moderno sistema econômico e político mundial nasceram praticamente juntos, nos séculos XV e XVI. Ou, mais precisamente, nos conta que o próprio sistema mundial foi uma construção e um produto da expansão extraterritorial dos primeiros Estados nacionais europeus. Depois de nascer, esse sistema mundial se manteve, nos 500 anos seguintes, sob égide da política europeia e do seu sistema interestatal. Mas não é verdade que neste período o Estado nacional tenha destruído ou substituído todas as demais formas de organização do poder territorial, e sobretudo os Impérios, como pensam Paul Kennedy e Charles Tilly, entre outros. É verdade que os primeiros Estados europeus nasceram da luta contra o império muçulmano e da resistência ao império dos Habsburgos. Mas todos esses Estados também se transformaram depois, por um caminho ou outro, em Impérios, dentro ou fora da Europa. Impérios que duraram muito e que só foram desmontados na segunda metade do século XX. Por isto, o mais correto é dizer que o império, ou a "vontade imperial", foi sempre uma dimensão essencial dos próprios Estados nacionais europeus. Além disso, esta vontade imperial foi a grande responsável pelo nascimento do sistema político mundial, hierarquizado a partir de um núcleo central, composto pelas grandes potências.