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O ceticismo em Memórias Póstumas de Brás Cubas

O presente trabalho tem o propósito de procurar no texto Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, o delineamento de um pensamento cético. Antes de tudo, vamos traçar um breve panorama do contexto histórico em que o romance se dá: o processo de modernização da sociedade brasileira, o liberalismo escravagista, a recepção da moral burguesa. Em seguida vamos expor algumas breves considerações a respeito dos aspectos fundamentais do ceticismo, e a partir daí veremos de que modo esse pensamento se faz presente nas Memórias.

O contexto da Linguística de Corpus e a escrita acadêmica: um panorama histórico
Língua Portuguesa e Literatura

A Linguística de Corpus teve suas raízes nas décadas de 1950/1960, quando computadores começaram a ser usados para analisar textos. A primeira geração de corpora consistia em coleções de textos impressos transcritos manualmente em fichas e, mais tarde, em computadores. Nas décadas de 1980/1990 houve grande desenvolvimento com a digitalização. A Linguística de Corpus auxilia na identificação de padrões de linguagem, vocabulário e estruturas discursivas em textos acadêmicos. A análise de corpora também é utilizada para identificar erros na escrita, incluindo questões de gramática, vocabulário e estruturação.

Efeito estufa x aquecimento global: percepção dos alunos e uso de simulador para elucidar tais conceitos
Ecologia e Meio Ambiente, Computação e Tecnologias e Vivências de Sala de Aula

Efeito estufa é o processo natural e vital no decorrer do qual a atmosfera terrestre aprisiona o calor dos raios solares, por meio de gases chamados de gases estufa, e mantém a Terra em temperatura constante. Porém, um conceito equivocado de efeito estufa vem sendo difundido, apresentando-o como sinônimo de aquecimento global; como um processo prejudicial e destrutivo. Este trabalho visou esclarecer tal conceito por meio do uso de um simulador em uma aula de Biologia das turmas da segunda série do Ensino Médio do Colégio Estadual Maria Leny Vieira Ferreira Silva, no município de São José de Ubá/RJ. Paralelamente, um questionário foi empregado antes e depois da exposição do simulador, visando constatar a (in)eficiência da aplicação desse recurso didático como facilitador de aprendizagem.

Multiculturalidade e desconstrução: a escola de favela

Estudos recentes da Universidade de Wyoming (EUA) indicam que a evolução do homem e o consequente predomínio do homo sapiens sobre o homo neanderthalensis teria se dado em grande medida como um desdobramento de primitivas formas de comércio (troca de alimentos e artefatos), caudatárias da divisão do trabalho ocorrida há cerca de 10.000 anos. Nessa ocasião, o reconhecimento, ainda que inconsciente, das diferenças de talento inerentes à espécie humana teria se afirmado, passando os homens a ocupar papéis distintos nos agrupamentos de então (caçadores, construtores de artefatos, agricultores algum tempo depois e outros).

Experiências com leitura e escrita no contexto da Educação Infantil
Educação Infantil

O texto traz amostra de propostas de atividades que ocorreram por meio da Pedagogia de Projetos e proporcionaram que minha turma de pré-escola, através das diferentes linguagens, pudesse experimentar a leitura e a escrita de diversos tipos de texto em situações cotidianas. Essas atividades foram vivenciadas pelas crianças da turma e por mim, sua professora, em um espaço de desenvolvimento infantil numa escola pública na Zona Norte do Rio de Janeiro, na região entre as comunidades do Jacaré e de Manguinhos. As situações apresentadas foram a forma pela qual fiz observações para pesquisar sobre leitura e escrita na Educação Infantil.

Ações afirmativas na Administração Pública Federal: a política multicultural da lei de cotas no serviço público
Formação de Professores e Política Educacional

O Programa de Ações Afirmativas reflete-se também nos concursos públicos destinados à Administração Pública Federal. Foram propostas metas e percentuais para afrodescendentes, mulheres e deficientes físicos, incluindo metas e resultados.

O livro didático como recurso pedagógico para o ensino de Geografia
Geografia

Este artigo analisa e discute a utilização do livro didático de Geografia. Apoiando-se na pesquisa bibliográfica como percurso metodológico, evidencia-se, ao contrário do senso comum e preconceitos existentes diante da ascensão de novos recursos pedagógicos, a importância que a utilização do livro didático exerce sobre o processo de ensino-aprendizagem, especialmente sua presença na disciplina de Geografia no contexto da escola pública brasileira contemporânea. Em muitos casos, o livro didático de Geografia tem sido o único recurso didático empregado, contribuindo para o processo de transformação social, educacional, política e cultural.

O Youtube e a mudança nas relações humanas

Em sua forma tradicional, os livros grafados em pergaminho ou em couro desde a Antiguidade e os jornais e revistas impressos em papel na Modernidade determinaram a disseminação da informação e do pensamento entre os seres humanos. No século XX, a radiodifusão passou a gerar a ideia de mídia de massas, por meio da criação de sucessos musicais, telenovelas, radiojornais e intervenção determinante na opinião pública. Com a televisão, a mensagem enviada ganha imagem e movimento, consolidando de vez o poder da imagem em nossa cultura ocidental – que acabou por se globalizar.

"O diário de Anne Frank" na escola: diálogos de reencontro
Vivências de Sala de Aula

Este texto narra o desenvolvimento da atividade de leitura do livro O diário de Anne Frank (2017) em quadrinhos realizada em 2021, no contexto de ensino remoto emergencial, com uma turma de 5º ano do Colégio Pedro II, escola pública federal situada na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo principal era proporcionar aos estudantes momentos de trocas referentes às experiências advindas do isolamento social imposto pela pandemia. A experiência foi significativa para o grupo; foi possível observar, ao longo de nossas leituras e diálogos, uma troca de experiências afetiva, com o envolvimento entre pares.

O ensino-aprendizagem do raciocínio lógico-matemático na Educação Infantil
Matemática, Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

O raciocínio lógico serve para organizar os pensamentos a fim de chegar a conclusões sobre todo e qualquer assunto. Após a abstração do aprendizado, o indivíduo tende a representar novas sistematizações, por isso a importância dos educadores para a mediação no processo de maturação do pensamento lógico-matemático na Educação Infantil. Esta pesquisa buscou reunir teóricos e trabalhos norteadores do fazer docente, passando pela legislação atual e buscando sugestões de abordagens que facilitassem o entendimento da lógica matemática, desde as primeiras relações da criança até o seu encorajamento para a prática.