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Industrialização da agricultura e formação do Complexo Agroindustrial no Brasil

A intenção deste trabalho é discutir as concepções que são utilizadas para análise das relações que se estabeleceram entre os setores agrícola e industrial e que caracterizaram a produção agropecuária brasileira nas últimas décadas, sobretudo as de setenta e oitenta, a partir da noção de Complexo Agroindustrial.

Proposta de uma sequência didática para o ensino de Entomologia
Zoologia

Dentre os conteúdos abordados em Biologia, a Entomologia trata do estudo dos insetos, as características, os papéis ecológicos e econômicos que os mesmos têm e a relevância no ambiente, como também as espécies que são vetores de muitas doenças, principalmente o Aedes aegypti, vetor transmissor da dengue, da febre amarela, da chicungunya e do vírus zika. Neste trabalho, propõe-se uma sequência didática sobre insetos direcionada a professores de Biologia do Ensino Médio. Pretendemos apresentar propostas para reflexões e práticas pedagógicas que auxiliem o professor a mediar a construção do conhecimento científico dos estudantes a respeito dos insetos e sua interação com o ambiente.

O potencial transformador da educação pautada nos valores democráticos
Direito e Sociologia

O presente trabalho discorre sobre a necessidade de uma educação pautada nos valores democráticos com o objetivo de chegar a uma sociedade justa e igualitária. Para tanto, analisa-se o conceito de democracia como expressão que não apenas refere-se a uma das formas de governo, mas sobretudo de prática cotidiana; centra-se o direito à educação como sustentáculo da democracia e propõe-se que a escola seja espaço de conscientização e ensinamento dos valores humanísticos, considerando que eles vão ao encontro das convicções almejadas pela democracia. Verificou-se que a educação pautada nos valores democráticos tem potencial transformador.

Tecnologias educacionais: um relato de experiência no Ensino Fundamental I
Vivências de Sala de Aula

Este artigo demonstra como as tecnologias digitais contribuem no processo de ensino-aprendizagem de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de um colégio privado do Paraná. A pesquisa foi realizada a partir da literatura especializada, além de acesso a sites de busca acadêmica e bibliotecas virtuais. A experiência com a utilização das tecnologias educacionais em sala de aula foi desenvolvida nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, utilizando as plataformas Khan Academy, Phet.colorado, Kahoot e Wordwall. Conclui-se que o uso de tecnologias digitais fez as aulas mais dinâmicas, atrativas e participativas.

A importância do saber na construção do ser humano, abordada em “Vidas secas”, de Graciliano Ramos
Filosofia, Sociologia, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho acadêmico é de cunho educacional, filosófico, literário e sociológico. Seu intuito principal é expor como o saber contribui para a evolução do ser humano, tanto como indivíduo quanto como parte de algo maior, o coletivo. Através da análise de um dos mais importantes e conhecidos romances brasileiros que é associado ao exame de fatos históricos, o objetivo é alcançado, alertando para a necessidade da educação e de investimentos contínuos na área.

Uma breve contextualização da identidade feminina em Americanah
Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo tem como foco a contextualização da identidade feminina em Americanah, fazendo breve explanação ao perpassar o dialogo diante da visão de Hall na construção da identidade. Aborda-se breve explanação da visão de Bhabha em seu livro O local da cultura, realizando uma narrativa em que buscamos apresentar a problemática da desconstrução da identidade feminina no entre-lugar Estados Unidos/Nigéria no contexto pós-colonial na obra Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie, focalizando em especial a protagonista Ifemelu. A escolha da personagem se deu pela diferente condição em que ela foi para os EUA e as diversas formas como sua identidade foi afetada.

O Youtube e a mudança nas relações humanas

Em sua forma tradicional, os livros grafados em pergaminho ou em couro desde a Antiguidade e os jornais e revistas impressos em papel na Modernidade determinaram a disseminação da informação e do pensamento entre os seres humanos. No século XX, a radiodifusão passou a gerar a ideia de mídia de massas, por meio da criação de sucessos musicais, telenovelas, radiojornais e intervenção determinante na opinião pública. Com a televisão, a mensagem enviada ganha imagem e movimento, consolidando de vez o poder da imagem em nossa cultura ocidental – que acabou por se globalizar.

Design e jogos educacionais: uma proposta de intervenção pedagógica para o Curso Técnico em Design Gráfico
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho tem como objetivo propor um projeto de intervenção imersivo para os alunos do Curso Técnico em Design Gráfico, com a finalidade de explorar possíveis melhorias no desenvolvimento de jogos educacionais. Esta proposta de intervenção consiste na imersão no universo educacional interativo. Os resultados esperados incluem a ampliação das habilidades na construção de jogos educacionais pelos alunos, preparando-os para oportunidades de emprego na indústria de jogos digitais educacionais. A integração dos jogos na educação proporciona uma experiência rica em conhecimento no âmbito de aprendizagem.

Educação de Surdos – aspectos histórico-linguístico-culturais da comunidade surda
Educação Especial e Inclusiva e História da Educação

É de fundamental importância que, ao iniciar os estudos acerca da Educação de Surdos, conheçam-se os aspectos históricos e culturais, bem como todo o contexto educacional e linguístico vivenciado pelas comunidades surdas ao longo dos séculos, para assim compreender de fato os surdos enquanto minoria linguística e não pessoas que necessitam de reabilitação ora-auditiva. E pensando em iniciantes e leigos na leitura da escrita acadêmica, bem como no tocante aos Estudos Surdos, pensou-se a respeito da escrita de textos que abordem o contexto sócio-histórico-linguístico dos povos surdos.

Mujica na ONU: “Nada vale mais que a vida”

Em 2013, José Alberto Mujica Cordano, conhecido popularmente como Pepe Mujica, presidente do Uruguai, fez um discurso na ONU que leva a pensar muito. Aqui está.