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O intelectual Lima Barreto: críticas e críticos

Recordações do Escrivão Isaías Caminha

Uma criança autista na creche: acolhimentos, possibilidades e reflexões!
Educação Infantil

O presente artigo tem o objetivo de oferecer subsídios para reflexões a respeito do atendimento educacional de uma criança autista em creche. Baseado em estudo de caso, subsidiado por referenciais teóricos de autores da área, como Ambrós, Mantoan, Moreira e outros, e em legislações sobre o tema, buscamos refletir sobre o atendimento ofertado, dadas as especificidades educacionais de crianças autistas, especialmente no ambiente de creche. Nossas conclusões parciais apontam que ainda resta um caminho a ser percorrido para que se efetive o atendimento educacional preconizado nas legislações vigentes, mas que, ainda assim, foi possível constatar avanços na aprendizagem e desenvolvimento da criança autista no contexto da creche.

Um exercício reflexivo-argumentativo: a escolha de um modelo historiográfico dentro das possibilidades mais utilizadas na academia
História

O estudo da história da Escola Normal Carmela Dutra, localizada na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, que teve como modelo, em sua criação, o renomado Instituto de Educação, pensado por Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo em 1932.

Trabalho escolar em tempo de isolamento social: percepções e sentimentos de operadores da educação em relação ao seu trabalho e ao trabalho dos estudantes
Educação a Distância

Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre as percepções e sentimentos de operadores da educação de uma escola de Educação Básica a respeito de seu trabalho e do trabalho dos estudantes durante o período de isolamento social. Nesse período, foi instituído um programa de atendimento aos estudantes por meio de uma plataforma online, onde eram disponibilizadas as atividades pedagógicas não presenciais. Os dados indicaram que a necessidade de exercer o trabalho docente e a mediação com a aprendizagem dos estudantes de forma remota veio acompanhada de preocupações e inseguranças quanto ao rumo do próprio trabalho docente e da qualidade da aprendizagem dos estudantes.

O potencial transformador da educação pautada nos valores democráticos
Direito e Sociologia

O presente trabalho discorre sobre a necessidade de uma educação pautada nos valores democráticos com o objetivo de chegar a uma sociedade justa e igualitária. Para tanto, analisa-se o conceito de democracia como expressão que não apenas refere-se a uma das formas de governo, mas sobretudo de prática cotidiana; centra-se o direito à educação como sustentáculo da democracia e propõe-se que a escola seja espaço de conscientização e ensinamento dos valores humanísticos, considerando que eles vão ao encontro das convicções almejadas pela democracia. Verificou-se que a educação pautada nos valores democráticos tem potencial transformador.

Como a parceria entre a família e a escola pode preparar o aluno com autismo moderado para sua inclusão no mercado de trabalho?
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

O presente estudo visa elucidar como a família e a escola, juntos, podem preparar o aluno com transtorno do espectro autista (TEA) para o mercado de trabalho. Estudos como este se mostram de relevância ímpar, pois propõem um método eficaz para a formação do aluno autista para o mercado de trabalho com palestras. A base teórica que dá sustentação às inferições conta com contribuições de autores importantes da área, como Fávero (2005), Lemos (2012), Suzuki (2013) e tantos outros. A metodologia utilizada para desenvolver este estudo foi de natureza qualitativa, através do método monográfico, utilizando a entrevista despadronizada ou não estruturada como instrumento de coleta de dados. Este estudo revela que há deficiência na formação do aluno com autismo nas escolas, mas que o esforço coletivo do corpo docente pode gerar excelentes resultados para a formação profissional do aluno autista para o mercado de trabalho como palestrante, utilizando-se da estratégia de avaliação através da apresentação de trabalhos com slides e projetor.

Tecnologias educacionais e divulgação científica no ensino de Ciências: desenvolvimento e usabilidade do aplicativo CiênciaGO
Biologia e Biociências, Física e Química

Diante das constantes negações à ciência, atualmente a divulgação científica é cada vez mais necessária e o ambiente educacional é um forte apoio a essa divulgação. Dessa forma, faz-se necessário emancipar o estudante quanto à sua formação científica também no ambiente virtual. Assim, foi desenvolvido um aplicativo de divulgação científica chamado CiênciaGO. Seu uso foi avaliado por professores de Ciências do Ensino Médio de Picos/PI, e os resultados mostram que é necessária uma prática de divulgação científica aliada a uma maior contextualização dos conceitos sobre a qual o professor posiciona-se como mediador entre o estudante e o conhecimento.

Magia de ciência, um show de experimentos
Física

Este artigo reflete sobre o potencial das atividades práticas no ensino de Ciências e a importância de considerar que a promoção do seu aprendizado passa por interessar àquele que aprende. Buscando proporcionar melhor integração de alunos da Educação Básica com o ensino de Ciências, licenciandos em Física do IFPI - Câmpus Picos fizeram uma mostra de experimentos de baixo custo na Escola Joaquim Antônio de Araújo, localizada em Geminiano/PI. Durante a atividade, observou-se que os discentes daquela comunidade interagiram de forma positiva, explorando, questionando e participando da realização das experiências.

Pedagogia e Educação Física: concepções e perspectivas sobre os processos de regulação e atuação do pedagogo
Formação de Professores e Política Educacional

Esta pesquisa possui como objetivo constituir reflexões teórico-metodológicas sobre os instrumentos jurídicos de regulação da atuação do pedagogo no componente curricular Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, identificando seu contexto histórico, conceitual e documental. O resultado da pesquisa aponta se esse componente curricular deve ou não ser trabalhado nos anos iniciais do Ensino Fundamental pelo pedagogo, em consonância com os objetivos da BNCC, identificando sua aptidão e se as metodologias são favorecidas de maneira a desenvolver a capacidade de autonomia de cada indivíduo.

Saberes docentes: o laboratório de ciências como recurso mediador nas aulas experimentais de Química
Biologia e Biociências, Física, Química, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O presente relato de experiência tem por objetivo abordar a revitalização de um laboratório de Ciências e a sua utilização como mediador na conciliação dos aspectos teóricos e práticos do conhecimento científico. Procura também enfatizar o desempenho e a possibilidade da inserção de aulas práticas de Química como recurso de aprendizagem. De maneira análoga, busca destacar a correlação entre a organização do ambiente laboratorial e seu impacto nas práticas pedagógicas e no processo de ensino envolvidos nas instâncias profissionais da formação inicial da prática docente.