Biblioteca
Filtrar os artigos
Industrialização da agricultura e formação do Complexo Agroindustrial no Brasil
A intenção deste trabalho é discutir as concepções que são utilizadas para análise das relações que se estabeleceram entre os setores agrícola e industrial e que caracterizaram a produção agropecuária brasileira nas últimas décadas, sobretudo as de setenta e oitenta, a partir da noção de Complexo Agroindustrial.
Proposta de uma sequência didática para o ensino de Entomologia
ZoologiaDentre os conteúdos abordados em Biologia, a Entomologia trata do estudo dos insetos, as características, os papéis ecológicos e econômicos que os mesmos têm e a relevância no ambiente, como também as espécies que são vetores de muitas doenças, principalmente o Aedes aegypti, vetor transmissor da dengue, da febre amarela, da chicungunya e do vírus zika. Neste trabalho, propõe-se uma sequência didática sobre insetos direcionada a professores de Biologia do Ensino Médio. Pretendemos apresentar propostas para reflexões e práticas pedagógicas que auxiliem o professor a mediar a construção do conhecimento científico dos estudantes a respeito dos insetos e sua interação com o ambiente.
O potencial transformador da educação pautada nos valores democráticos
Direito e SociologiaO presente trabalho discorre sobre a necessidade de uma educação pautada nos valores democráticos com o objetivo de chegar a uma sociedade justa e igualitária. Para tanto, analisa-se o conceito de democracia como expressão que não apenas refere-se a uma das formas de governo, mas sobretudo de prática cotidiana; centra-se o direito à educação como sustentáculo da democracia e propõe-se que a escola seja espaço de conscientização e ensinamento dos valores humanísticos, considerando que eles vão ao encontro das convicções almejadas pela democracia. Verificou-se que a educação pautada nos valores democráticos tem potencial transformador.
Tecnologias educacionais: um relato de experiência no Ensino Fundamental I
Vivências de Sala de AulaEste artigo demonstra como as tecnologias digitais contribuem no processo de ensino-aprendizagem de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de um colégio privado do Paraná. A pesquisa foi realizada a partir da literatura especializada, além de acesso a sites de busca acadêmica e bibliotecas virtuais. A experiência com a utilização das tecnologias educacionais em sala de aula foi desenvolvida nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, utilizando as plataformas Khan Academy, Phet.colorado, Kahoot e Wordwall. Conclui-se que o uso de tecnologias digitais fez as aulas mais dinâmicas, atrativas e participativas.
A importância do saber na construção do ser humano, abordada em “Vidas secas”, de Graciliano Ramos
Filosofia, Sociologia, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e LiteraturaEste trabalho acadêmico é de cunho educacional, filosófico, literário e sociológico. Seu intuito principal é expor como o saber contribui para a evolução do ser humano, tanto como indivíduo quanto como parte de algo maior, o coletivo. Através da análise de um dos mais importantes e conhecidos romances brasileiros que é associado ao exame de fatos históricos, o objetivo é alcançado, alertando para a necessidade da educação e de investimentos contínuos na área.
Uma breve contextualização da identidade feminina em Americanah
Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo tem como foco a contextualização da identidade feminina em Americanah, fazendo breve explanação ao perpassar o dialogo diante da visão de Hall na construção da identidade. Aborda-se breve explanação da visão de Bhabha em seu livro O local da cultura, realizando uma narrativa em que buscamos apresentar a problemática da desconstrução da identidade feminina no entre-lugar Estados Unidos/Nigéria no contexto pós-colonial na obra Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie, focalizando em especial a protagonista Ifemelu. A escolha da personagem se deu pela diferente condição em que ela foi para os EUA e as diversas formas como sua identidade foi afetada.
O Youtube e a mudança nas relações humanas
Em sua forma tradicional, os livros grafados em pergaminho ou em couro desde a Antiguidade e os jornais e revistas impressos em papel na Modernidade determinaram a disseminação da informação e do pensamento entre os seres humanos. No século XX, a radiodifusão passou a gerar a ideia de mídia de massas, por meio da criação de sucessos musicais, telenovelas, radiojornais e intervenção determinante na opinião pública. Com a televisão, a mensagem enviada ganha imagem e movimento, consolidando de vez o poder da imagem em nossa cultura ocidental – que acabou por se globalizar.
Design e jogos educacionais: uma proposta de intervenção pedagógica para o Curso Técnico em Design Gráfico
Vivências de Sala de AulaEste trabalho tem como objetivo propor um projeto de intervenção imersivo para os alunos do Curso Técnico em Design Gráfico, com a finalidade de explorar possíveis melhorias no desenvolvimento de jogos educacionais. Esta proposta de intervenção consiste na imersão no universo educacional interativo. Os resultados esperados incluem a ampliação das habilidades na construção de jogos educacionais pelos alunos, preparando-os para oportunidades de emprego na indústria de jogos digitais educacionais. A integração dos jogos na educação proporciona uma experiência rica em conhecimento no âmbito de aprendizagem.
Educação de Surdos – aspectos histórico-linguístico-culturais da comunidade surda
Educação Especial e Inclusiva e História da EducaçãoÉ de fundamental importância que, ao iniciar os estudos acerca da Educação de Surdos, conheçam-se os aspectos históricos e culturais, bem como todo o contexto educacional e linguístico vivenciado pelas comunidades surdas ao longo dos séculos, para assim compreender de fato os surdos enquanto minoria linguística e não pessoas que necessitam de reabilitação ora-auditiva. E pensando em iniciantes e leigos na leitura da escrita acadêmica, bem como no tocante aos Estudos Surdos, pensou-se a respeito da escrita de textos que abordem o contexto sócio-histórico-linguístico dos povos surdos.
Mujica na ONU: “Nada vale mais que a vida”
Em 2013, José Alberto Mujica Cordano, conhecido popularmente como Pepe Mujica, presidente do Uruguai, fez um discurso na ONU que leva a pensar muito. Aqui está.