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Do surgimento das Neurociências às bases da Neuropedagogia: uma trajetória
Formação de Professores

Com o objetivo de contribuir com a formação continuada dos educadores brasileiros, elaboramos este artigo. A principal função deste trabalho é apresentar a Neuropedagogia aos docentes que ainda não se beneficiam dos conhecimentos que ela disponibiliza. Acreditamos ter reunido neste texto algumas informações básicas inerentes a essa disciplina e incentivamos nossos colegas a se aprofundar nela. O resultado será um processo de ensino-aprendizagem mais agradável, significativo e, como consequência, mais eficiente.

Ensino de Ciências Naturais: o perfil e as concepções de professores dos anos iniciais em uma escola pública do município de Queimados/RJ
Educação Infantil e Formação de Professores

A aprendizagem científica vai além de entender processos e fenômenos; diante disso, este trabalho analisa as concepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal em Queimados/RJ sobre Ciências e o ensino de Ciências. Verificamos que a maioria dos docentes possui dez ou mais anos de magistério e ensino superior, porém não em áreas científicas. Muitos professores entendem Ciência na dimensão de conhecimento e acham importante ensiná-la na Educação Infantil; entretanto, a aula teórica é a metodologia mais utilizada: poucos realizam experimentações e nenhum visita espaços não formais.

A produção de subjetividades pelo uso da internet e suas implicações no processo de aprendizagem
Computação e Tecnologias

O homem tem produzido subjetividades, pois seu aprendizado o levou a destacar-se dos outros animais, levando-o a usar o raciocínio para criar, aprender e se adaptar ao ambiente em que vive, influindo e sendo influído pelo meio, dominando técnicas e criando tecnologias e aprendendo a utilizá-las em seu benefício e em benefício do seu grupo. A imprensa possibilitou a produção e o desenvolvimento da informação e do conhecimento, interferindo na subjetivação do ser humano, valorizando a experiência individual.

A Escola da Ponte: é "desensinando" que se aprende

Ao visitar a Escola da Ponte, em Portugal, o educador Rubem Alves deparou-se com a realização daquilo que sempre havia pensado como ideal de educação. Tal foi o deslumbramento decorrente dessa feliz descoberta que da visita nasceu um livro cujo título deixa claro o que o autor sentiu ao conhecer tal instituição: A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir.

O uso do lúdico para o ensino e aprendizagem da Matemática
Matemática, Educação a Distância e Formação de Professores

Este trabalho traz o relato de uma aluna de graduação em Pedagogia pelo Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) em que é apresentada sua trajetória pessoal, profissional e acadêmica até a conclusão do curso. Juntamente com essa trajetória, é apresentado o uso do lúdico como metodologia de ensino para a Matemática, baseando-se em algumas disciplinas realizadas ao longo do curso. O objetivo do trabalho é relatar o contato com um ensino híbrido de graduação e o uso do lúdico para a aprendizagem da Matemática.

Oralidade e alfabetização: implicações dos gêneros orais para o ensino e a aprendizagem
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

O presente texto busca evidenciar as implicações da oralidade nas práticas de alfabetização. Com a construção da Base Nacional Curricular Comum, evidenciam-se como eixo do ensino da língua portuguesa as práticas de oralidades, trazendo para o debate novamente as práticas comunicativas em sala de aula, com enfoque no uso da linguagem oral e seus desdobramentos na alfabetização. É utilizada pesquisa bibliográfica, com consulta a periódicos, livros e documentos oficiais para embasamento teórico-metodológico.

Todos contra a dengue: um jogo interativo produzido em PowerPoint
Formação de Professores

Não é preciso reafirmar que as atividades lúdicas atraem os estudantes e facilitam o aprendizado de determinados conteúdos. Ao mesmo tempo, é sabida a importância do envolvimento da população nas ações voltadas para o combate ao mosquito transmissor da dengue e de outras doenças. Um jogo criado de maneira razoavelmente simples pode ajudar na preparação de estudantes para disseminar informações para a comunidade e contribuir para reduzir a incidência da dengue.

Breve reflexão sobre o papel da creche e suas potencialidades para o desenvolvimento infantil
Educação Infantil, Formação de Professores e Instituição Escola

O presente artigo é fruto de uma monografia que visou contemplar a importância da creche, levando em consideração o desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos, uma vez que as práticas pedagógicas inerentes à creche potencializam os aspectos psicomotor, ético-social, interpessoal, psicoafetivo e intelectual e cognitivo. Seguimos uma abordagem qualitativa e bibliográfica, tomando como base os pressupostos teóricos de Dantas, Gonçalves, Bach e Peranzoni, entre outros. A Pedagogia da Infância trabalha de forma integrada os eixos brincar, cuidar e educar e busca a valorização daqueles que atuam na Educação Infantil.

Uma reflexão inicial sobre a mediação pedagógica em um curso online para professores de Matemática

Para dar apoio à implementação do novo currículo de Matemática, ocorrida em fevereiro de 2011, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro estabeleceu uma parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj), para elaboração e implementação de um Programa de Formação Continuada para Professores de Matemática.

A importância das feiras de ciências na educação e alfabetização científica: um relato de experiência com alunos da Educação Básica
Vivências de Sala de Aula

As feiras de ciências como eventos escolares no Brasil tiveram início na década de 1960 e ao longo do tempo foram ganhando espaço e forma, tornando-se uma prática de ensino difundida em muitas escolas e se consolidaram como espaços diferenciados de ensino-aprendizagem que promovem a interdisciplinaridade, a contextualização e a divulgação científica. A realização de feiras de ciências constitui uma prática pedagógica eficiente para despertar a curiosidade e interesse dos alunos, bem como para incentivar a pesquisa.