Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
A mulher seminua e o ódio ao Ocidente

No texto "A guerra de três mundos", tentei mostrar como a Irmandade Muçulmana, criada em 1928 por Hassan Al-Banna, lançou as bases teóricas do terrorismo islâmico contemporâneo, ao estabelecer que é obrigação de todo muçulmano lutar, sem medo da morte, para que o islamismo volte a um idealizado estado de pureza dos tempos do Profeta. Com o slogan "a morte na luta por Deus é a nossa grande esperança", o objetivo do grupo era reviver o califado, com a reunião de todas as nações muçulmanas reconvertidas. Apesar da repulsa ao Ocidente, a Irmandade acenava, porém, até o fim da década de 1940, com uma espécie de compromisso. No manifesto "Na direção da luz", Al-Banna disse: "As pessoas imaginam que a nossa maneira muçulmana de viver nos desconecta do Ocidente. E isso só serve para perturbar nossas relações políticas com eles justamente agora que estávamos para estabelecê-las. Nada é mais fantasioso. Porque os porta-vozes do Ocidente sempre disseram que todas as nações são livres para estabelecer seus próprios caminhos, desde que não infrinjam os direitos dos outros". Mas tudo isso iria mudar ainda na década de 50, com a aparição de Sayyid Qutb, principal ideólogo da Irmandade depois do assassinato de Al-Banna pelos agentes secretos do governo egípcio. Na verdade é Qutb, e não Al-Banna, quem é hoje o principal mentor dos atuais terroristas.

A fotografia como recurso didático
Formação de Professores

A produção de imagens transforma o espaço urbano; com isso, a produção fotográfica, como registro do momento e das transformações do espaço, é um recurso didático que não pode ser descartado na prática docente. Uma das formas de exploração da fotografia está na criação e produção de fotos em sequência, como nas fotonovelas. Nesse processo, os alunos produzem e consomem o conhecimento.

Um diálogo entre a construção de conceitos de Matemática e Física
Física e Matemática

No presente texto serão apresentadas relações entre a Física e a Análise Real. Esse nome Análise Real refere-se ao estudo dos elementos do conjunto dos números reais e as funções definidas a partir de subconjuntos do conjunto dos números reais cujas imagens também são formadas por números reais. Essa disciplina, em muitos cursos de Matemática, é apresentada como formalização da disciplina Cálculo Diferencial e Integral. Esta última, por sua vez, tem como uma de suas origens o texto de Isaac Newton intitulado Principia – Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, que abordou ferramentas da Matemática, especialmente de Geometria.

O uso de jogos da plataforma Nearpod em aulas assíncronas de Matemática no 1º ano do Ensino Médio
Vivências de Sala de Aula

Deseja-se mostrar que os jogos digitais durante o ensino remoto funcionam como ferramenta didática complementar para o ensino da Matemática no contexto deste trabalho no conteúdo de conjuntos e função do 1º grau. A plataforma Nearpod foi utilizada para a elaboração dos jogos em atividades assíncronas nas turmas do 1º ano do Ensino Médio integrado ao técnico do IFBA, Câmpus Salvador, durante o Programa de Residência Pedagógica. Os jogos digitais conseguem trabalhar os conteúdos de forma diferente da passada na sala de aula, com um olhar para a ludicidade, além de dar um retorno mais diagnóstico sobre cada aluno.

O papel da colaboração família-escola no desenvolvimento da aprendizagem de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

O presente estudo tem como finalidade analisar o papel da colaboração família-escola no desenvolvimento da aprendizagem de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Para tanto foram traçados os seguintes objetivos específicos: compreender a maneira pela qual o TDAH afeta o desempenho escolar; e enfatizar a colaboração família-escola no acompanhamento pedagógico das crianças com TDAH. Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo, o que fundamenta a interpretação das informações coletadas a partir da leitura sistemática dos trabalhos levantados entre os meses de janeiro e abril de 2021.

Dos videogames à sala de aula: uma sequência de ensino para a Educação Patrimonial
História e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho relata uma experiência de ensino realizada no 7º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de História e Educação Patrimonial. Essa experiência demonstrou a necessidade da valorização e preservação da identidade regional. Os alunos reproduziram digitalmente o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natividade/TO, uma cidade do tempo do Brasil Colonial.

God of War, mitologia e filosofia
Filosofia

O sucesso do jogo God of War provoca a busca pelo conhecimento sobre mitologia de modo geral e a grega, especificamente. A utilização de figuras como Zeus, Cronos, Athena, Bia é significativa do estudo feito pelos desenvolvedores do jogo – que já está em sua quarta versão.

"É tudo pra ontem": reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
Antropologia, Psicologia, Sociologia, Educação a Distância, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Naquela sexta-feira, quando o governo sinalizou que as escolas deveriam ser fechadas talvez por uns quinze dias, eu jamais imaginei que teríamos que a partir dali literalmente nos reinventar como profissionais do ensino, como profissionais da educação. "Não apareçam aqui na segunda nem na terça-feira, aguardem um posicionamento com relação a quarta-feira…". Confesso que um, dois dias pra dar uma respirada, uma descansada, poderia ser bom; não seria nada mal, aliás. Na mesma sexta-feira recebi um e-mail dizendo que eu deveria me apresentar numa nova escola na segunda-feira.

Contos mitológicos no ensino de Astronomia: uma abordagem inovadora para discussão dos planetas do Sistema Solar
Física

O emprego dos contos mitológicos gregos que tratam dos deuses que dão nome aos planetas do sistema solar foi a estratégia utilizada para levar os alunos a conhecer um pouco mais profundamente esses astros celestes. A pesquisa aplicada após a oficina mostrou resultados bastante positivos para essa atividade.

Impactos da ecologia de saberes na educação
Formação de Professores

Todo conhecimento é considerado precário, digno de aprimoramento, revisão; ao mesmo tempo, é válido e respeitável, porque é uma aquisição coletiva, resultado da interação entre os sujeitos. A escola é o espaço do saber socialmente validado, mas é preciso avaliar esse privilégio dos dominantes.