Biblioteca
Filtrar os artigos
Narrar ou não narrar, eis a questão
Há aqueles que escrevem suas histórias. São novelistas, romancistas, jornalistas, cronistas, biógrafos, poetas, apaixonados, cientistas, crianças, adultos; são tantos e tão variados que a lista não vai acabar neste parágrafo nem no próximo. Digamos, então, que são seres humanos que decidiram colocar em um papel ou gravar em um computador as palavras escritas que formam uma história. E cada narrativa se apresenta de uma forma.
Análise da avaliação conceitual da gravidez na adolescência
Marcela Rubert
Magreza, juventude e felicidade: as três moiras da modernidade
Se você é daqueles que ao levar uma cortada no trânsito chega em casa e briga com a esposa; acha que ter uma alimentação saudável é comer sanduíche natural feito com maionese industrializada, ketchup, frango com hormônio e milho enlatado; e pensa que combater os radicais livres é ir contra as ideias de Heloísa Helena ou do pessoal do PSTU, realmente está na hora de rever seus conceitos comportamentais, alimentares e salutares.
Relatório de um estágio supervisionado em Sociologia
Antropologia, Sociologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaA pesquisa realizada para conclusão da disciplina Estágio Supervisionado em uma escola de tempo integral localizada no interior cearense mostra que é possível alcançar uma educação de qualidade numa escola pública, em que os atores (professores, alunos, servidores, gestores) sejam respeitados e considerados corresponsáveis pelas ações educativas.
Brincar, brincar... e brincar! Três abordagens possíveis do brincar na Educação Infantil
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaAs três abordagens do brincar convivem no ambiente escolar e são percebidas na pesquisa feita na Baixada Santista. É importante que o professor perceba a diferença entre elas para dosá-las na sua prática para que as crianças possam exercitar suas leituras do mundo.
O referencial curricular municipal e suas contribuições no projeto das escolas do município de Pedrão/BA
Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil, Formação de Professores e Política EducacionalEste artigo retrata a experiência vivenciada pelos professores da cidade de Pedrão/BA no que diz respeito à elaboração do referencial curricular municipal, bem como às suas contribuições no projeto da escola. Assim, a pesquisa aqui estudada teorizou sobre a importância do referencial curricular como ferramenta para auxiliar em diferentes práticas pedagógicas e de como a comunidade escolar pode contribuir para a sua construção. Para tanto, foram empregadas atividades de leituras bibliográficas e digitais, aplicação de questionários e entrevistas, realizadas virtualmente devido ao momento pandêmico.
Concepções dos professores de Educação Física relacionadas à formação continuada e às novas tecnologias
Saúde, Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores e Instituição EscolaEste artigo objetiva analisar as percepções que professores e professoras de Educação Física têm a respeito da formação continuada a partir de suas narrativas. O estudo se caracterizou por uma pesquisa de cunho qualitativo composta de pesquisa bibliográfica por meio de uma entrevista a professores de Educação Física no período de atividade remota. Os dados da pesquisa foram analisados com a técnica de conteúdo bibliográfico relacionado às palavras-chave do estudo: Formação continuada, Professores, Recursos tecnológicos e Prática pedagógica. A formação continuada vai além dos cursos e palestras que visam à capacitação docente, incluindo reuniões, encontros e eventos dentro da escola.
Injustiça, discriminação e racismo: reflexões sobre "velhos" dilemas
Creio que seria truísmo dizer que ser professor não é algo fácil e não é para qualquer um. Se as coisas andam difíceis, ou sempre andaram, principalmente nas salas do Ensino Fundamental e Médio, não acredito que esteja sendo diferente nas salas dos cursos de nível superior. Louve-se de início, é claro, o retorno de muitas pessoas aos bancos universitários. Pessoas que, percebendo o mercado de trabalho precário e acirrado, buscam, de uma forma ou de outra, uma outra profissão. A ação é importante e racional, e é bom ver alunos com mais de 30, 40 e até mais de 60 anos dialogando nas salas de aula. Muitos deles inclusive possuem outra profissão e são, tal como muitos professores, competentes e experientes.
Eu hei-de amar uma pedra
António Lobo Antunes, em Eu hei-de amar uma pedra, radicaliza sua forma esquizofrênica de escrita dando voz a múltiplos narradores que se revezam ao contar ao leitor os lampejos de uma história de amor – e muitas de rancor – entre um homem e uma mulher maduros que se encontram semanalmente numa hospedaria barata em Lisboa.
É Possível a Inclusão Num Modelo Excludente?
Os anos 1950 marcaram o início de uma fase de prosperidade excepcional na história das sociedades humanas. Conforme observa Hobsbawm, nesta década e nos primeiros anos da década seguinte, "[...] embora a riqueza geral jamais chegasse à vista da maioria da população do mundo", crescia a expectativa de vida da população mundial, não havendo notícia de fome endêmica.