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Desafios na avaliação de redações escritas por vestibulandos surdos em um contexto de interação online
Comunicação, Avaliação, Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Este artigo apresenta reflexões decorrentes de atuação como corretor de redações escritas em português brasileiro como segunda língua (PBL2) por vestibulandos surdos na Plataforma Redação Online, uma empresa privada que oferece serviços online de correções de textos escritos conforme o modelo do Enem. As interações no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) auxiliam na coconstrução e no desenvolvimento gradual do conhecimento linguístico-textual do PBL2 de surdos.

Psicomotricidade: uma prática física que estimula a prática mental
Política Educacional

O presente artigo é direcionado aos professores da Educação Infantil e estudantes de Pedagogia. Tem por finalidade trabalhar de forma reflexiva a atuação dos docentes na escola e a influência na formação continuada de todos que fazem educação para conhecer novos conceitos, como aplicar a Psicomotricidade em sala de aula, priorizando o desenvolvimento cognitivo das crianças, visto que a Educação Infantil é a base da formação do indivíduo; é necessária uma boa introdução ao processo de aprendizagens e ao conhecimento complexo do educador, já que tudo que nos move é relacionado ao conhecimento que possuímos; precisamos conhecer sempre algo novo, algo a mais.

Abordagem da temática ambiental no 1º ciclo do Ensino Fundamental: propostas didáticas e reflexões
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Química e Vivências de Sala de Aula

As ações do ser humano afetam a natureza e a qualidade de vida no nosso planeta. Por isso, as atividades relacionadas à Educação Ambiental dizem respeito a todos os níveis de educação. Este trabalho apresenta atividades pensadas por alunos de uma escola normal para que fossem utilizadas no primeiro segmento do Ensino Fundamental.

Design thinking na Educação
Educação a Distância e Formação de Professores

Este trabalho discutiu as metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase no design thinking. Para tanto, foram abordados conceitos, história e evolução do design thinking, além dos desafios enfrentados pelos docentes em sua aplicação em sala de aula e das estratégias que podem ser adotadas para superar esses desafios. A metodologia utilizada foi qualitativa e bibliográfica, com base em estudos e pesquisas publicadas em periódicos científicos e livros da área de Educação. A aplicação do design thinking em sala de aula pode apresentar desafios, como falta de preparação dos professores, resistência dos alunos, falta de recursos e tempo.

Práticas de ensino e pesquisa nas Ciências da Natureza e suas tecnologias
Vivências de Sala de Aula

O presente estudo é o resultado da investigação e aplicação de aulas práticas de Biologia e Química na compreensão, leitura, interpretação e desempenho escolar de alunos do Ensino Médio de uma escola pública. O objetivo foi mostrar que o desenvolvimento disciplinar realizado com as metodologias práticas estimula a pesquisa e agrega à interdisciplinaridade e à realidade dentro da construção do conhecimento. Este estudo desenvolveu-se mediante a elaboração de roteiro de entrevistas e questionários para aplicação em campo das visitas técnicas. Diante do exposto, concluiu-se que a interação existente entre prática e conceitos tradicionais das aulas de Biologia e Química depende da capacidade de criatividade, de condições fornecidas ao professor e da interação dele com o aluno e entre os alunos, sendo esse um dos componentes mais importantes para o sucesso do ensino-aprendizagem. Sem que haja convivência positiva entre esses sujeitos não há aprendizagem de qualidade.

Percepções no cotidiano: a estratégia, a cultura e o afeto no olhar do educador físico em locais de risco social
Educação Física

A educação pode atuar e modificar práticas sociais e políticas para uma docência com excelência e um olhar diferenciado para os sujeitos atendidos em programas sociais e nos estabelecimentos de ensino, desde que haja interesse dos poderes públicos, dedicação dos docentes e motivação dos educandos.

Educação Física Escolar: relato de experiência vivenciado a partir do Estagio Supervisionado I no Ensino Infantil e Fundamental
Formação de Professores e Educação Física

Como são as experiências na área da Educação Física Escolar vivenciadas pelos alunos de Estágio Supervisionado do curso de licenciatura em Educação Física da UEPA, em Altamira? Compartilhá-las é importante para o aprendizado e contribui para a reflexão e seu aprimoramento.

Políticas públicas educacionais: o papel da formação continuada no desenvolvimento da Educação Básica
Formação de Professores e Política Educacional

O artigo analisa as políticas públicas de formação de professores/as da Educação Básica destacando aquelas voltadas para a formação continuada dos profissionais da Educação, buscando observar sua legitimidade e aplicabilidade. Para tal, dialoga com vários autores, como Gatti, Nóvoa, Candau e Zeichner, entre outros. Utilizando a metodologia do relato de experiência, busca refletir acerca do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município de Casimiro de Abreu/RJ levado aos educadores da rede municipal.

Contribuições para a formação inicial docente em Matemática – Experiências do Projeto Bolsa Licenciatura
Matemática

Algumas atividades desenvolvidas com alunos de turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio trabalharam conceitos matemáticos que costumam trazer dificuldades de aprendizagem. Dentro do projeto de supervisão do estágio, foi possível desenvolver com os licenciandos práticas docentes que certamente contribuirão para sua prática posterior em sala de aula

Resenha do artigo “Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente”
Formação de Professores e Política Educacional

O artigo resenhado é de António Nóvoa, notório na área da Educação, tendo produzido mais de cem textos, em que discorre, por exemplo, sobre a profissionalização docente. No cenário internacional, vem se destacando como organizador de grandes debates sobre o processo de ensino-aprendizagem. Cursou Ciências da Educação na Universidade de Lisboa, fez mestrado e doutorado sobre o processo de profissionalização docente em Portugal, seu país natal. No ano de 2006, foi eleito reitor da Universidade de Lisboa.