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Experiência imersiva através de uma sala de aula temática: um estudo sobre o Sistema Solar
Astronomia

Este trabalho é um relato de experiência sobre a implementação da disciplina eletiva Introdução à Astronomia e Astronáutica na Escola Tancredo Nunes de Menezes, com foco na experiência imersiva de uma sala temática sobre o Sistema Solar. O objetivo da prática consistiu em promover a divulgação científica junto à comunidade escolar sobre o nosso lugar no Universo, abordando a consciência ambiental e a necessidade vital de preservar nosso planeta. A sala foi apresentada na exposição dos produtos finais das eletivas, realizada ao final de cada semestre na escola, por meio de uma encenação teatral sobre uma viagem de exploração espacial.

Legislação educacional: um estudo sobre a Resolução nº 08/07 Câmara de Educação Básica - CEB, do Conselho Estadual de Educação (CEE-AL)
Política Educacional

O presente trabalho realiza análise acerca da Resolução CEB-AL nº 08/07, que regulamenta a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, e promove mudanças em diversos aspectos, principalmente no que se refere à forma de promoção dos alunos. O texto da Resolução demonstra preocupação em evitar a distorção idade-série e propõe formas de acompanhamento para aqueles alunos que são promovidos e têm dificuldade de aprendizagem. Entretanto, verificou-se que ela não é cumprida de forma integral e que, ao mesmo tempo que beneficia o alunado, compromete – se não total, pelo menos parcialmente – o processo de ensino e aprendizagem.

Experiências no estágio curricular em Geografia: desenvolvimento de oficina pedagógica para criação de jogos com alunos do Ensino Médio
Geografia e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências oriundas do desenvolvimento de uma oficina pedagógica voltada para a criação de jogos educativos com alunos do Ensino Médio realizada durante o estágio curricular supervisionado em Geografia. A metodologia seguiu as três etapas propostas por Ribeiro e Silva para a construção dessas oficinas; os resultados demonstraram aumento significativo no engajamento dos alunos e na assimilação dos conteúdos geográficos. Conclui-se que a oficina pedagógica facilitou um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e interativo.

Um ensaio reflexivo sobre verdade, autoridade e busca pelo conhecimento na crise da educação na obra de Hannah Arendt
Filosofia e Sociologia

O presente ensaio reflete sobre a educação como agente de transformação social e o papel dos adultos na formação da nova geração. Utilizando a Alegoria da Caverna de Platão como metáfora, este trabalho explora a transição do conhecimento ilusório para a verdade libertadora e destaca a relevância da educação como fator transformador diante da crise contemporânea, enfatizando a necessidade de reavaliar a autoridade adulta na educação das gerações vindouras. Hannah Arendt questiona como a educação centrada na criança pode gerar caos social, ressaltando a responsabilidade coletiva.

Poluentes emergentes na água: megadesastre ecológico com endossulfan no Rio Paraíba do Sul, em Resende/RJ
Ecologia e Meio Ambiente e Química

Este é o segundo estudo de caso selecionado entre os apresentados na disciplina Sustentabilidade no Contexto das Ciências, oferecida pela diretoria de Extensão da Fundação Cecierj em 2013/1; ele reúne dados sobre o derramamento de um inseticida altamente tóxico durante um acidente ocorrido há anos atras no RJ. Outros artigos virão nas próximas semanas. Pelos temas abordados e suas implicações, esses trabalhos podem ser discutidos nas aulas de disciplinas como Biologia, Ciências, Química, Educação Ambiental, entre outras, além de servir como sugestão para realização de trabalhos da turma em seu próprio meio ambiente.

Poesia e hipertexto: construções de sentido

Em época de transformações radicais marcadas pela técnica e pela tecnologia e em que falta um ponto de vista mais conceitual, cabe avaliar novas linhas de pensamento para áreas como a poesia e o hipertexto. Em um mundo dominado pela mídia, torna-se necessário indagar: o que pode ser considerado poesia hoje? Para refletir sobre essa questão, mais do que respondê-la, faz-se necessário analisar o fenômeno do processo de criação e recepção da imagem poética, do estranhamento que fomenta o pensamento crítico e criativo para criar sentido. A poesia, tradicionalmente, não depende de meios eletrônicos para realizar a sua forma de virtualidade, já que advém de possibilidades múltiplas, criando imagens, sons, ritmos e sensações.

O tempo do silêncio

Eduardo Coutinho é uma referência obrigatória quando o assunto é o documentário contemporâneo brasileiro. Na verdade, Coutinho balizou no Brasil o gênero cinematográfico, com carreira iniciada no seu clássico Cabra Marcado para Morrer, terminado em 1981. Coutinho fez escola e conseguiu abrir, mesmo que parcamente, o mercado brasileiro ao documentário. Mas sua contribuição mais importante está mais na forma sugerida do que no respaldo reconhecido pelo público pagante. E aí há um paradoxo, uma espécie de encruzilhada causada por um modo extremo de se fazer documentários. Nos filmes de Eduardo Coutinho, a intervenção autoral não se esconde. Sem querer reproduzir um discurso ingênuo, da imparcialidade ou da objetividade frente ao foco do estudo, a verdade é que em filmes como Babilônia 2000 e Edifício Master, o autor se apresenta para tentar a maior distância possível do seu tema. Ele não nega a própria presença, ele não nega a presença da câmera, ele não tenta esconder que há nesse ritual de entrevistador-câmera-entrevistado uma conduta padrão, tanto por parte do realizador, como por parte de quem cede sua imagem, sua voz, seu discurso. É uma radicalização da transparência: é dizer ao expectador, "você está assistindo a um documentário, e nele tudo e nada é verídico".

Mucamas, Criadas ou Domésticas: sinônimos de uma só história de exclusão

Neste artigo escolhemos tratar da genealogia, por assim dizer, do trabalho doméstico; poderíamos ter escolhido qualquer outra função e/ou atribuição considerada residual no seio da sociedade capitalista, em que os salários e o status são igualmente residuais; é o caso dos garis, pedreiros, serventes, boias-frias, e toda gama de profissões cuja especialização e o grau de proficiência são minimamente exigíveis, ou seja, são consideradas atividades de caráter rudimentar, em que a capacidade cognitiva não teria tanta relevância, se comparada a outras áreas, posições conspícuas cujo credenciamento estaria atrelado à inteligência do indivíduo e por sua capacidade de realizar tarefas complexas, ininteligíveis para insipientes.

Ambiência e bem-estar animal na suinocultura – relato de experiência de uma prática interventiva no Ensino Médio
Zoologia, Nutrição e Alimentos, Biologia e Biociências e Formação de Professores

O trabalho aqui apresentado é um relato de experiência acerca de uma prática interventiva realizada no curso técnico em Agropecuária do Campus Planaltina, do IFB, acerca da ambiência e do bem-estar animal na suinocultura no Brasil, objetivando contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de nível médio. A intervenção aumentou o entendimento dos alunos sobre esse conteúdo, de forma que eles aprenderam a diferenciar o comportamento dos animais e quais os cuidados a serem aplicados para lhes proporcionar maior qualidade de vida. Utilizou-se a metodologia de revisão e gamificação para fixação do conteúdo.

O direito humano à guerra

Hugo Grotius, O Direito da Guerra e da Paz, 1625