Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Relato de experiência: estágio de docência sobre prática profissional em temas transversais
Formação de Professores

O estágio de docência é uma atividade integrante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Estadual de Roraima (UERR), designando para participar de planejamento, acompanhar, ministrar aulas e avaliar. Este trabalho objetivou descrever as atividades desenvolvidas em estágio de docência por uma estudante de pós-graduação na disciplina de Práticas de Ensino de temas transversais com turma de Ciências Biológicas. A estagiária auxiliou na primeira prática do acadêmico sobre temas transversais que irá atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Um estudo de caso sobre o ensino-aprendizagem dos diferentes significados de frações em uma escola de Educação Básica
Matemática

Este trabalho investigou junto a alunos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Duque de Caxias os significados de frações que esses alunos demonstraram ter maior domínio ou não possuem e os mais presentes entre eles, como relação parte-todo, operador multiplicativo, quociente/número, razão e probabilidade. Foram analisados os livros didáticos usados por esses alunos, os resultados de tarefas propostas e as respostas verbais dadas em entrevistas sobre essas tarefas.

A Arte aplicada ao ensino de Biologia: confecção de modelos didáticos de microrganismos
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Uma atividade que uniu Biologia, Artes e Língua Francesa desenvolveu habilidades manuais e despertou o interesse dos alunos pela modelagem, além de contribuir para aprimorar os conhecimentos sobre microrganismos.

"Dr. Fantástico" e a Guerra Fria
História e Outras Mais Específicas

O cinema foi criado no final do século XIX e teve enorme importância no jeito como a sociedade do século posterior produziria suas memórias e manifestações artísticas. Contudo, apenas na década de 1970 o cinema passou a ser considerado como fonte histórica para os estudos sobre as marcas deixadas pela humanidade no tempo. O presente trabalho busca analisar a Guerra Fria por meio do filme Dr. Fantástico, de 1964 e como ele retrata de forma surpreendente algumas crises vivenciadas durante esse período após o final da Segunda Guerra Mundial.

O perfil da Escola Municipal Maria José de Miranda Burity, em Cabedelo-PB
Formação de Professores

O projeto político-pedagógico de uma escola que atende desde o Pré-Escolar até o Ensino Médio contribui bastante para a obtenção dos melhores resultados, dentro das condições disponíveis.

Democracia escolar e o papel da gestão na escola do século XXI
Instituição Escola e Política Educacional

As pesquisas realizadas para desenvolver este trabalho consistiram principalmente na busca bibliográfica nos principais periódicos educacionais do país. A utilização dessas fontes e a forma como esta pesquisa foi conduzida se devem ao número de artigos publicados e à relevância deles frente aos temas, como administração/gestão escolar, democracia escolar, associações de pais e mestres (APM), dentre tantos outros. Tal fato corrobora o propósito deste estudo, que foi encontrar elementos de convergência entre ideias diversas e pontos de vista distintos no que tange à gestão democrática no sistema educacional público do Brasil na atualidade.

Uma experiência com modelagem na educação de jovens e adultos

Este texto pretende relatar uma experiência de modelagem matemática numa turma formada por jovens e adultos do Colégio Municipal Oscar Pereira de Magalhães, no município de Terra Nova (BA), a fim de que sirva de análise e motivação para professores de Matemática trabalharem a modelagem, na intenção de unir o conhecimento matemático às relações encontradas no dia a dia.

Projeto: uma nova cultura de aprendizagem

A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem. Este ambiente é criado para promover a interação entre todos os seus elementos, propiciar o desenvolvimento da autonomia do aluno e a construção de conhecimentos de distintas áreas do saber, por meio da busca de informações significativas para a compreensão, representação e resolução de uma situação-problema. Fundamenta-se nas ideias piagetianas sobre desenvolvimento e aprendizagem, interrelacionadas com outros pensadores dentre os quais destacamos Dewey, Freire e Vygotsky.

Uso de filme como prática interventiva no processo de ensino-aprendizagem em uma escola pública de Cuiabá/MT
Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Política Educacional

Este estudo analisa a utilização de filmes como prática pedagógica estratégica para estimular a motivação de estudantes com dificuldades de aprendizagem em uma escola pública estadual de Mato Grosso. A relevância da pesquisa se deu pela necessidade de uma intervenção pedagógica a fim de sensibilizar os estudantes à reflexão sobre suas perspectivas de vida e compreensão da relevância dos estudos para a transformação social. Sendo uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, o estudo se configurou como um estudo de caso e os participantes foram estudantes de 6º a 9º ano com dificuldades de aprendizagem.

A literatura no contexto tecnológico do século XXI
Língua Portuguesa e Literatura

A literatura sofreu transformações significativas no início do século XXI, incluindo seus meios de produção e circulação. É importante discutir a influência da tecnologia na produção literária atual e o futuro do livro impresso.