Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Saponificação: relato de experiência pedagógica desenvolvida numa escola pública do Recife/PE
Ecologia e Meio Ambiente

Em 2020, desenvolvemos um trabalho de Educação Ambiental, escolhendo como tema o processo de saponificação. Em 2021, realizamos com os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola São Francisco de Assis uma pesquisa para identificar onde os alunos e seus familiares descartam o óleo de cozinha usado. Entrevistamos 100 alunos e verificamos que 95% descartam na pia, trazendo grandes prejuízos ao meio ambiente; apenas 5% dão destinação correta. Os alunos coletaram o óleo em casa; a seguir realizamos aulas teóricas sobre o tema e posteriormente produzimos sabão, com o intuito de promover uma campanha para doação do sabão à comunidade.

Design Thinking como oportunidade para fortalecer a carreira docente
Formação de Professores

O Design Thinking pode servir para orientar e fomentar a carreira de professor, que tem sido pouco procurada nas universidades públicas e privadas que oferecem cursos de licenciatura. Repensar a prática docente pode ser um caminho para recuperar a importância de uma profissão essencial para a sociedade.

Horta escolar: um ambiente de exploração, experimentos, convívio e cuidados
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

O projeto Horta na Escola da Escola Municipal Inayá Moraes D’Couto foi executado no ano de 2017 por dois professores de Ciências e alunos de cinco turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. As atividades se diversificaram no desenvolvimento de habilidades artísticas, manuais, jardinagem, cuidados com o meio ambiente, saúde, comportamento e hábitos sociais, transpassando a disciplina de Ciências e integrando todo um conhecimento específico à vida dos integrantes na sociedade. Foram construídos canteiros para plantio de vegetais, jardins verticais, estufa para produção e manutenção de mudas, composteira e minhocário.

Tinha uma pilastra no meio da garagem

Já há algum tempo, a conhecida máxima “tudo é relativo” saiu do feudo da Física e ganhou o mundo. Mas para que não acusem de espúria essa exportação da Teoria da Relatividade de Einstein para o campo das ações humanas, lancemos mão de um dos princípios do filósofo Pitágoras, para quem a Matemática estava na base de todas as coisas.

Descobrimos o gene da linguagem?

Há pouco tempo, jornais andaram alardeando a descoberta do gene da linguagem. Num trabalho em equipe, linguístas e geneticistas publicaram, na revista americana Nature (respeitada publicação científica), a descoberta de um gene que estaria diretamente relacionado à linguagem.

O uso da linguagem com analogias no ensino de ciências: o que encontramos virtualmente?
Biologia e Biociências

O uso de analogias é cada vez maior no ensino de Ciências, mas para que seja bem-sucedido é necessário que elas sejam compreensíveis para professores e alunos e que não sejam inadequadas. Há um claro aumento no número de artigos e apresentações sobre esse tema.

A valorização do negro para uma sociedade menos desigual

A fim de fomentar a discussão sobre Dia da Consciência Negra, o Portal da Educação Pública realizou uma entrevista com Cristina Lopes, que trabalha com desenvolvimento local e questão racial no Ibase - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas.

Os desafios em desenvolver um projeto de curso profissionalizante - Office Cloud Computer: um estudo de caso
Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo examina as dificuldades relacionadas à criação e ao desenvolvimento do curso profissionalizante de Office Cloud Computer tendo como base o Google Drive e o Microsoft OneDrive como ferramentas principais. O projeto foi apresentado para o eixo Informação e Comunicação na Diretoria de Informação Inicial Continuada (DIF) da Faetec/RJ. A proposta foi apresentada em 2022 e aprovada em seguida, entrando na grade de cursos disponíveis para o ciclo seguinte de matrículas na Rede Faetec. No decorrer do artigo, abordamos os desafios do curso e examinamos custos e principais características dessas ferramentas em nuvem.

Alguma vez um negro inventou alguma coisa?

A resposta inevitável deve ser não, nunca – sempre e quando você acredita na história oficial. No entanto, os fatos contam uma história diferente.

Amor supremo amor

Em 1957, quando ainda tocava com o quinteto de Miles Davis, John Coltrane teve um despertar espiritual. Reza a lenda que, durante uma apresentação, em meio a um solo de sax, Coltrane teve uma visão e parou de tocar. Congelou diante do vazio e não conseguiu voltar à apresentação. Após essa experiência, abandonou a heroína, formou seu próprio quarteto de jazz com McCoy Tyner no piano, Jimmy Garrison no baixo e Elvin Jones tocando bateria. Em 1964, mais precisamente no dia 9 de dezembro, em um estúdio de Nova Jersey, um Coltrane renascido, junto com seu quarteto, produziu uma das peças musicais mais espantosas do século XX.