Biblioteca
Filtrar os artigos
A voz da imagem
A formação de novos leitores tem se tornado uma prioridade no campo da Educação e no mercado editorial como um todo. A criança e o jovem dos nossos dias parecem cada vez mais seduzidos pelos novos meios de comunicação, onde a dinâmica e a visualidade se tornam quase sempre mais atraentes que o livro.
A voz da imagem
A formação de novos leitores tem se tornado uma prioridade no campo da Educação e no mercado editorial como um todo. A criança e o jovem dos nossos dias parecem cada vez mais seduzidos pelos novos meios de comunicação, onde a dinâmica e a visualidade se tornam quase sempre mais atraentes que o livro.
Surdez e preconceito no contexto da normatividade social
Educação Especial e InclusivaO objetivo do artigo é ampliar reflexões sobre os desafios sociais voltados às pessoas com deficiência auditiva. Apesar das legislações estatais que visam direito à acessibilidade e inclusão, a desigualdade social tem apresentado padrão consistente de evolução devido aos contornos do preconceito à surdez. A normatividade social sustentada por ideais e expectativas fora de ordem tem suplantado e/ou minimizado as lutas históricas desenvolvidas ao longo dos tempos por portadores de deficiência auditiva, relegando os direitos e as necessidades dessas pessoas a um plano mais baixo.
A família, o educador físico e sua importância na formação do discente
Educação FísicaO educador físico pode, por suas atividades nas escolas e em projetos sociais, contribuir para que crianças que vivem em risco social enxerguem um caminho melhor para si, sem desconhecer a importância do papel da família na sua formação.
A educação na Grécia Antiga
A educação é um dos meios pelos quais os valores espirituais e físicos do homem são conservados e passados. Ao comparar a educação da Antiguidade grega com as grandes civilizações do Oriente, é fácil observar um grande salto da primeira em relação às outras. Não é à toa que a Grécia Antiga é apontada como berço da civilização ocidental. A educação do homem grego – a Paideia – visava formar um elevado tipo de homem. Diferente da concepção oriental, em que o homem ideal era considerado alguém sobre-humano, uma espécie de homem-deus que ultrapassava a medida natural, a Grécia apresentou uma nova visão de homem, em que ele era a medida das coisas. A partir daí surgiu a questão da individualidade (embora longe de se confundir com o cultivo da subjetividade característico da Modernidade).
A voz dos invencíveis A estrutura jurídico-administrativa do Império no Brasil
Bronislaw Geremek apresentou dois planos de realidades sociais para abordar a problemática da exclusão social: socioculturais e socioeconômicas. Elas ocorrem quando um indivíduo ou mesmo um grupo/corpo social e sociocultural autônomo, podendo participar de um determinado conjunto de relações de produção, coloca-se na condição de excluído da hierarquia de valores dessa sociedade. E, pela recusa, afasta-se também do referencial que a ordena, razão pela qual acaba assumindo a condição que fazemos questão de frisar, a de excluído social. Nesse caso, ela pode codificar as passagens da cidadania plena para a marginal, e desta para a de excluído, estabelecendo para isso até mesmo o ritual de tal mudança.
A cultura e a casca de banana: repensando a sociedade
A sociedade vem passando por inúmeras transformações em seus alicerces (sociais, econômicos, trabalhistas, ambientais etc.) e que afetam diretamente o futuro de nossa espécie – seres humanos – e dos demais seres deste planeta. Entender essa complexidade de relações de impactos das ações ao longo do tempo nem sempre se torna uma atividade fácil; mas, por meio de um vídeo, isso se tornou possível.
A Astronomia presente no ensino de Ciências numa sala de aula
Astronomia e FísicaEste trabalho objetiva verificar quais práticas pedagógicas os professores de Ciências de séries finais do Ensino Fundamental de um colégio estadual do Paraná adotam com relação aos conteúdos de Astronomia. Além disso, o presente estudo de caso, exploratório e qualitativo, objetiva investigar a formação inicial e continuada desses docentes e analisar se eles possuem conhecimento e utilizam os PCN na preparação de suas aulas. Dentre os principais resultados, destaca-se que, apesar de os professores trabalharem os conteúdos de Astronomia, estes são abordados de forma superficial, que os docentes não utilizam os PCN de forma direta, que não tiveram contato suficiente com a Astronomia em sua formação acadêmica e que faltam recursos, materiais e incentivo ao ensino de Astronomia na sua instituição de ensino.
O metrô educação também pode dar certo
Ninguém acreditava, mas deu certo: no Metrô do Rio de Janeiro não se joga lixo nos trilhos, não se cospe no chão e não se picha. Para um povo que é, lá fora, muitas vezes considerado grosseiro e mal educado, até que o carioca conseguiu o que parecia impossível: uma ilha - se bem que subterrânea - de organização, ordem e respeito; ao passo que, em certos países ditos desenvolvidos, a situação é inversa: é no Metrô que aparecem certos traços de vandalismo e de irresponsabilidade social.
O uso do GeoGebra e de ferramentas digitais na aprendizagem de Geometria Plana e resolução de problemas: uma experiência de sala de aula
Matemática e Vivências de Sala de AulaO processo de ensino-aprendizagem da Matemática tem se tornado cada vez mais difícil, tanto para o professor quanto para o aluno, que está muitas vezes desmotivado ou não gosta muito da matéria por achá-la maçante. Em tempos de pandemia, o ensino da Matemática tem se tornado mais desafiador ainda, uma vez que é difícil para o professor deixar a aula mais dinâmica e despertar o interesse dos alunos. Com isso, pensou-se na elaboração de uma atividade para a turma do 2º ano do Curso Técnico em Química do Instituto Federal do Amapá que consistia em calcular a área e o perímetro de dois municípios do Amapá – Laranjal do Jari e Vitória do Jari –, estimulando os alunos a buscar conhecimento de maneira diferente e interessante.