Biblioteca
Filtrar os artigos
Seguir (para) Inhotim
Depois de visitar Inhotim, conversei com alguns amigos que já haviam ido ao grande museu a céu aberto. As obras provocam discussões acaloradas, e as diferenças estéticas são um ótimo ponto de partida para relembrar o prazer de passear pelos mais de cem hectares de área construída, cercada de mais de 700 hectares de uma mistura de Mata Atlântica e Cerrado. A área construída inclui os pavilhões com as obras e o trabalho paisagístico de forma harmoniosa, e é difícil saber qual parte da visita é mais impressionante.
Abrindo a "caixa preta" do poder judiciário
Recentemente, os jornais noticiaram a prisão de uma empregada doméstica por ter roubado um pote de manteiga de uma pequena mercearia em São Paulo. Sabendo, nem que seja por ouvir dizer, das condições de nossas delegacias, casas de custódia, penitenciárias e tais, para onde são levadas pessoas acusadas de terem cometido crimes, a notícia ganhou ares de absurdo. Afinal, a mesma imprensa tem publicado casos de roubo, em muito maior escala, que ficam totalmente impunes, só porque acontecem na esfera do poder. Aí, nos perguntamos, que justiça é essa?
A escolha da escola
A proporção que o trânsito da cidade do Rio de Janeiro tomou fez com que muitos pais passassem a ver a “proximidade de casa” como pré-requisito na hora da escolher a creche para os filhos. Cabe, nessa primeira experiência escolar dos pequenos, a sentença "escola boa e escola próxima". Claro que a localização, vista isoladamente, não deve ser o único fator, senão bastava acionar o GPS e pronto: já se sabia em qual lugar matricular o pequeno! É razoável que se faça uma pesquisa nas escolas na região para então optar pela que melhor corresponde às demandas da família.
A participação da sociedade no espaço escolar: reconhecimento das diferenças nas singularidades
Como a escola é o principal eixo norteador da intermediação sociedade/indivíduo/instituição, a família recorre a esse espaço justamente para que a criança, ao adentrar no seu contexto, sinta-se à vontade e familiarizada, vendo-a como uma extensão social; urge, pois, à escola propiciar o pleno intercâmbio entre os variados setores sociais, a fim de que se consiga um arcabouço que permita às crianças e jovens a compreensão do espaço que lhes cerca, dos desafios que irão encontrar e como superá-los.
A contextualização no ensino de Ciências: o tratamento doméstico da água
Ecologia e Meio AmbienteOs riscos de contaminação da água e suas consequências para a população estão presentes na ordem do dia; um curso da Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj teve o objetivo de preparar professores da Educação Básica para trabalhar esse assunto e sua presença na realidade dos alunos dos cursistas.
Reflexão - Pacto Social
De fato há uma crise ambiental mundial. Esta catástrofe obriga-nos a reorganizar a forma em que vivemos e conhecermos melhor os ciclos da natureza. Aponta também para a necessidade de se questionar os processos produtivos atuais e o próprio modo de consumo que tomou a sociedade. Devemos buscar dentro de nossa condição “vivencial”, alternativas essenciais para uma possível minimização dos efeitos ambientais.
Reflexão: pacto social
De fato há uma crise ambiental mundial. Essa catástrofe obriga-nos a reorganizar a forma em que vivemos e a conhecer melhor os ciclos da natureza e a atual necessidade de questionar os processos produtivos atuais e o próprio modo de consumo que tomou a sociedade. Devemos buscar, dentro de nossa condição vivencial, alternativas essenciais para uma possível minimização dos efeitos ambientais.
Contaminação da água por urânio em Caetité-BA
Ana Paula Gomes de Souza
Conversas com leitores
O que eu queria aprender de verdade não passava nem perto do quadro-negro. O que me interessava – e me interessa até hoje – eram as relações humanas, e tudo de mágico e de trágico que elas representavam numa vida. No caso, a minha vida... A escola era como um país estrangeiro.