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Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
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Trabalho de Campo: prática andante de fazer Geografia

Este texto resulta de uma longa prática e envolve uma histórica e permanente reflexão acerca do modo como se revelam novos conteúdos a cada nova ação que se realiza, como a intrusão num lugar onde um acontecimento comum, quase insólito, que parecia inexplicável, uma fábrica de casacos de pele de coelhos em uma propriedade rural, que desenvolve, entre outras, as culturas de trigo e soja, no interior do município de Sarandi (lugar selecionado como parte da programação do projeto de formação continuada desenvolvido com os professores da rede municipal no ano de 1995), no centro-norte gaúcho, e que deu significado à abordagem das relações entre o rural e o urbano.

O discurso pedagógico de professores que ensinam Matemática
Matemática, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O campo da pesquisa em Educação Matemática é bastante vasto e marcado por diversos pensamentos e tendências que buscam entender o processo de ensino aprendizagem e as melhores metodologias que possam ser aplicadas em sala de aula. Diante de vários aspectos desse campo, encontramos as temáticas do discurso do professor e da interação professor/aluno que, utilizando as formas da linguagem, buscam construir sentido ao que acontece no cotidiano da sala de aula.

A Covid-19, o retorno às aulas e o custo social do fechamento das escolas - o que pode ser feito?
Saúde, Geografia, História, Sociologia, Educação a Distância, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O retorno às aulas no período pós-pandemia exige diversos critérios e movimentos de governos – em todas as esferas – e escolas para atender às orientações da Organização Mundial da Saúde. Enquanto isso, o ensino remoto vem mostrando que a desigualdade social se estende às condições educacionais – não só na escola como nas famílias, pois os recursos disponíveis têm níveis extremamente diferentes.

Poluição atmosférica: Refletindo sobre a qualidade ambiental em áreas urbanas

No início do século XX, eram conhecidas as agruras da falta de água potável e de alimentos, mas julgava-se que o ar, necessário para a respiração dos seres humanos e de outros seres vivos, nunca deixaria de estar disponível de forma adequada à manutenção da vida. Contudo, a qualidade do ar tornou-se uma das maiores preocupações nesta virada de século.

O uso da Robótica Educacional e de tecnologias digitais na aprendizagem de conteúdos da Matemática: experiência em escola privada na cidade de Natal/RN
Computação e Tecnologias, Matemática e Vivências de Sala de Aula

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso da Robótica Educacional e das tecnologias digitais na aprendizagem de conteúdos da Matemática no Ensino Médio. Além disso, busca relatar experiência em escola na cidade de Natal na qual foram desenvolvidas atividades interdisciplinares e tecnológicas a fim de que os educandos aprendessem alguns conceitos, tendo em vista que muitos deles, apresentavam dificuldades em resolver problemas de Matemática com notação científica, transformações de unidades de medida e interpretação de dados estatísticos expressos por meio de gráficos e tabelas.

"Mundo encantado das formigas": análise do potencial de alfabetização científica
Vivências de Sala de Aula

O estudo tem por objetivo analisar o potencial de alfabetização científica de uma sequência didática sobre formigas. Entende-se que a prática consciente no mundo requer novas formas de ensinar e aprender, sendo fundamental proporcionar uma educação científica que favoreça a leitura do mundo pelo pensamento crítico e reflexivo sobre ele. Nesse sentido, instituiu-se a sequência didática “Mundo encantado das formigas”. O envolvimento e a participação ativa das crianças sinalizam para um sentido no conteúdo e que o conhecimento científico pertinente à cultura infantil foi manifestado de forma oral, textual e visual.

A Educação em ambientes não escolares: um relato de experiência
Vivências de Sala de Aula

A educação não se limita apenas a espaços formais, devendo ser trabalhada em todos os lugares, pois é uma forma de garantir um melhor desempenho de um maior número de indivíduos. Nessa perspectiva, este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão quanto à importância da Educação não formal para a socialização do indivíduo, consolidando um caráter humanizador e emancipador nesse tipo de formação. A metodologia adotada é da pesquisa bibliográfica embasada em teorias relevantes ao tema proposto. Depreende-se que é muito importante entender que a formação do indivíduo não acontece somente nos ambientes escolares.

A curiosidade como motor do aprendizado: reflexões a partir da elaboração de uma maquete honesta
Física e Matemática

Este artigo apresenta a vivência de um experimento envolvendo razão, proporção e Astronomia e a sua remodelagem a partir da experiência. Como objetivo geral para o presente trabalho intentamos apresentar, de forma assertiva, os dados gerados a partir da vivência e como eles a modificaram, por meio das inferências que eles ensejaram, para próximas oportunidades. Como objetivos específicos buscamos apresentar à comunidade acadêmica uma proposta curiosa envolvendo Matemática e Educação Científica, dados coletados durante a vivência da proposta e sua remodelagem, a partir da análise dos dados citados. As inferências citadas nos objetivos foram fundamentais para a reelaboração almejada.

A música no contexto da Psicopedagogia e a utilização de instrumentos musicais como ferramentas de aprendizagem
Saúde, Psicologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Artística e Música

A música estimula o pensamento e a ordenação de espaço e tempo. A música e os instrumentos musicais devem ser utilizados para tentar superar algo que não foi possível da forma convencional. Por haver esforço espontâneo da parte do indivíduo, talvez ele esteja mais empenhado para compreender algo que antes não foi possível. O objetivo da utilização de instrumentos musicais para esses casos é semelhante aos jogos.

A ausência de psicólogos e os desafios psicossociais na escola pública: um relato de experiência
Psicologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Política Educacional

A Psicologia proporciona à Educação uma visão crítica e holística, pois insere e amplia a compreensão das dinâmicas cognitivas, emocionais e sociais no processo de aprendizagem. Entretanto, a ausência de psicólogos nas escolas públicas representa um desafio que afeta o desenvolvimento dos alunos e a implementação de diretrizes normativas voltadas ao fortalecimento da qualidade da educação. Este estudo, originado de um relato de experiência, tem como objetivo identificar os desafios psicossociais presentes no contexto do Ensino Médio da rede estadual da Bahia, abordando também a falta de psicólogos nesse cenário.