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Grupo de estudo on-line apoiado nas TDIC: ações educacionais remotas em tempos de pandemia
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho visa apresentar a importância e as contribuições da integração dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas, tendo como foco a utilização de grupo de estudo on-line apoiado pelas TDIC. A metodologia utilizada para a construção do trabalho foi a revisão de periódicos publicados com essa temática. O cenário de pesquisa é o atual momento de pandemia em que se encontra a sociedade. Como resultado da pesquisa, tem-se a utilização dos grupos de estudos como solução para as aulas virtuais, em que os alunos puderam atuar de forma autônoma, mas mediados pelos docentes. Assim, pode-se concluir que as tecnologias não podem mais ser ignoradas no cenário educacional, pois deram o suporte para superar as barreiras encontradas neste momento de pandemia.

As ideias do texto “Concepção dialógica e as NTIC: a educomunicação e os ecossistemas comunicativos”
Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação a Distância e Política Educacional

Esta resenha analisa um artigo que aborda a relação entre a educação e a comunicação, considerando as novas tecnologias de informação e comunicação e a forma como elas atuam nos processos de ensino-aprendizagem, visto que as interações são permeadas por esses recursos tecnológicos.

Poluição visual: os alunos de uma escola pública identificam este tipo de poluição?
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Muitas vezes os estudantes não percebem a poluição visual a que estão submetidos em seu cotidiano; ao mesmo tempo, ao falarem de poluição os professores se voltam apenas para aspectos da natureza, como se o ser humano não fizesse parte dessa natureza.

O SABOR DO SABER: DESGUTANDO O CONHECIMENTO

Saber, conhecer, compreender, buscar o entendimento dos fenômenos, fatos e coisas que nos rodeiam são os impulsionadores que movem o ser humano, retroalimentados pelo nosso sentido de curiosidade que existe graças ao nosso telencéfalo, que evoluiu por milhões de anos, assim como sua estrutura corporal desde o nosso ancestral mais remoto (CÓRDULA, 1999a).

Jacson Andrade

Ao entrar no site Jacson Andrade basta clicar em “Dicas de Português” para se chegar ao blog deste competente professor de Língua Portuguesa.  Estudantes, “concurseiros”, professores, ou quem simplesmente quer aprender a falar e escrever português de forma correta podem fazer um bom proveito do blog.  

A vida dos animais

Em A vida dos animais, J. M. Coetzee, Prêmio Nobel de Literatura de 2003, envolve-nos em um tema caro, pelo menos para a minha geração. Já longe dos anos 60 do século passado, comemos toda espécie de animais considerados puros para o consumo humano sem pensar, ou pelo menos sem avaliar, nas circunstâncias de sua morte. Comer carne de vaca está longe de ser considerado falta de delicadeza; para nós, pelo menos os não-vegetarianos, é extremamente normal. Mas e quanto aos coelhinhos? Não há demora em presenciar um suspiro um pouco mais longo ou uma recusa aberta quando se trata de animais pequenos que nos lembram o ser quando vivo: codornas, coelhos, rãs no menu servido sem cerimônia.

Desafios, limites e possibilidades do Fórum Social Mundial

O Fórum Social Mundial está indo para a Índia. De 16 a 21 de janeiro, a hoje cidade de Mumbai - Bombaim, ainda, para muitos - vai ser o epicentro do encontro mundial anual da emergente cidadania planetária que se opõe à globalização neoliberal e às lógicas de dominação que a alimentam, como o imperialismo, o terror e a guerra. Alarga-se, sem dúvida, a amplitude do apelo do Fórum de que "um outro mundo é possível". Já que não dá para todo mundo ir ao Fórum Social Mundial, seja lá onde se realizar, ele mesmo tenta uma ousada empreitada de ir ao mundo sem perder raízes, pois em 2005 estaremos novamente em Porto Alegre. E depois? Bem, depois é depois. Até aqui o Fórum Social Mundial tem surpreendido no modo como se desenvolve. A tarefa agora é ir à Índia e extrair daí o máximo de energia para alimentar a mobilização e a capacidade de intervenção dos múltiplos atores sociais que buscam um mundo de liberdade e dignidade para todos os seres humanos do planeta. Está aí o desafio central.

Globalização e desigualdades sociais

O que traz de novo o Fórum Social Mundial (FSM) para o debate sobre a globalização? Em termos muito diretos e de forma sintética, diria que é a radicalidade da visão social. O FSM põe em questão a economia como prática, como ciência e, sobretudo, como construção ideológica-política expressa no neoliberalismo. Por isso, ao visar o Fórum Econômico Mundial como o pólo antagônico de um grande movimento de ideias, para o qual o FSM quer ser um dos grandes suportes, estamos na verdade definindo a própria radicalidade da perspectiva que nos anima.

Conversa com professores

Ensinar e aprender, como sabemos, são ações políticas. Ensinar e aprender literatura na escola secundária brasileira é atuar dentro de um panorama pedagógico marcado por limites difusos e por uma interação interdisciplinar de caráter muitas vezes confuso e amorfo. Enquanto alunas e alunos se ressentem da gratuidade de uma disciplina que, em sua visão, apenas repete dados históricos e reforça conhecimentos linguísticos de forma acrítica, suas professoras se veem cerceadas por estreitos limites de tempo, pelo perfil pedagógico da matéria, pelas imposições sociais, culturais e econômicas dos exames vestibulares a tal ponto que chegam a confundir dados históricos sobre literatura com teoria literária . O que será, então, a Educação Literária? Qual o seu papel no currículo a escola de segundo grau? Como repensar a disciplina? Valerá a pena mantê-la na escola do século XXI?