Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Barão de Itararé

Mais conhecido das pessoas hoje na casa dos 60 ou 70 anos, o gaúcho Apparício de Brinkerhoff Torelly (1895-1971) foi um dos principais autores de humor político no Brasil do final dos anos 1920 até o início dos 1960. A qualidade de seu texto fazia que a cidade do Rio de Janeiro parasse para ouvir seus discursos na Câmara dos Vereadores, no breve período em que exerceu um cargo político.

Desigualdade social e democracia

Nestes tempos de Copa do Mundo recém-finda, com muitos jogos e emoções, é até difícil praticar a análise política. Mesmo com o ciclo de convenções partidárias que nossa legislação e o calendário eleitoral impõem, toda a atenção é dominada pela Copa. Talvez uma análise inspirada no segredo da disputa num jogo de futebol seja uma possibilidade. A começar pelo fato de que no futebol dominam regras simples, bem conhecidas dos jogadores e treinadores, o que torna a disputa algo tendente ao mais leal e respeitoso, em que vale o mérito demonstrado na habilidade com a bola.

As Regências e o Segundo Império no Brasil

A abdicação de D. Pedro I, em 7 de abril de 1831, em favor de seu filho, o menor D. Pedro de Alcântara, causou e foi causada por forte pressão, principalmente dos insatisfeitos, muitos das classes dominantes – grandes proprietários dos latifúndios, portanto, donos de terra e escravos; aí deu-se a crise. Eles davam como razão o fato de que as Regências não podiam dissolver o Legislativo.

Fiojovem

A Fiocruz lançou uma área em seu portal especialmente voltada para o público de 12 a 18 anos – o Fiojovem. O objetivo principal é debater com jovens e adolescentes temas relacionados à saúde e à pesquisa científica e tecnológica. Os textos são acompanhados de espaços interativos que estimulam o diálogo e a reflexão.

Rio, 20 anos depois

Este mês, o Rio recebe delegações dos Estados-membros da ONU e representantes da sociedade civil para a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, vinte anos depois da Eco-92, o encontro em que termos como “desenvolvimento sustentável” e “biodiversidade” ainda eram tratados como novidade e recebidos com certa estranheza. Hoje esses termos são usados por qualquer um que queira se mostrar engajado na luta por uma conscientização ecológica. Mas, de lá para cá, essas palavras se tornaram realmente conhecidas ou apenas termos desgastados por politicagem barata?

O colégio João Antônio

Chegando em Bacanaço ainda pego um ônibus de linha, pois o Colégio João Antônio fica no Distrito de Lima, próximo ao Grotão do Reino – uma das maiores favelas da região. O movimento na Estação às 6:30 h da manhã começa a efervescer. Hoje, comprei um saco de cajás maduros assim que saí do trem. Passei rapidamente por guichês cheios e, meio sem noção, recebi das mãos de um ambulante as frutinhas ácidas que mordo agora, diante do computador. Ao abrir a mochila, após todo um dia de trabalho, recebi no rosto aquele sumo cítrico, fermentado como as matérias que apodrecem nos terrenos baldios. Comprei-as num lance de vista, fazendo sinal para o ônibus que me levaria até o meu destino, esquecendo-me completamente delas no interior da bolsa logo que sentei e me deixei levar mais para dentro da zona norte do Rio de Janeiro.

Quando a filosofia mudou de... estante?!

Depois do café da manhã, organizo minhas coisas, meus livros espalhados por todos os lados em virtude de uma dissertação de mestrado que nasce aos trancos e solavancos de teclas digitadas. Tudo bem, tudo acertado, sem aula hoje à tarde e sem encomendas de revisão de texto: perfeito para um dia inteiro de escrita! Porém, antes, precisava passar na biblioteca e pegar alguns livros. E, já que não iria à faculdade, resolvi passar na biblioteca municipal, quase ao lado de onde moro.

Somos todos beatniks

As biografias laudatórias são um saco. Desumanizam suas vítimas (os biografados), tornando-os sombras irreais, neutras, caricatas. Por isso, é sempre bom, quando for pensar em cometer uma biografia, amigo velho, dar uma caprichada no excremento moral do biografado. Desconfie dos santos, desconstrua os inocentes, mantenha-se impiedoso com os heróis. Não seja condescendente com quem se camufla atrás das próprias misérias por medo do ridículo. Ser humano é ser ridículo. Isso é que nos engrandece. Todos nós temos nossas porcarias secretas, nossos desajustes de estimação. Não seriamos normais se não tivéssemos essas sombras.

Karl Popper e a retirada da ciência do altar intocável

Com a Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII, outras revoluções aconteceram: revolução dos costumes, do pensamento, da ciência. Toda essa reviravolta ocorreu graças à aplicação em larga escala das novas técnicas provenientes do conhecimento científico, que impulsionou a humanidade de forma nunca antes vista. Tal avanço científico fez com que a ciência passasse a ser supervalorizada. Só tinha validade o que era científico.