Biblioteca
Filtrar os artigos
Reflexões sobre o uso das novas tecnologias como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem
Computação e Tecnologias e GeografiaA elaboração de uma estratégia pedagógica pelo professor segue uma proposta de ensino em que o objetivo é que os alunos construam seu conhecimento. Para que essa construção ocorra, é necessário que o educador eleja recursos didáticos que possibilitem a interface entre o conteúdo e a realidade dos educandos.
Ser professor!
A educação no Brasil passa por um momento de extrema transformação. Desde os novos teóricos mundiais, com conceitos metodológicos que focalizam o lado humano e insere a pedagogia como processo científico na busca do entendimento das formas do ato de educar, transformando a criança no futuro cidadão, estamos por um lado, quebrando barreiras arcaicas do tradicionalismo que se reveste atualmente de dialógico e que persiste na bagagem metodológica de dogmáticos magísteres, e que acabarão, com o tempo, se convertendo à nova ideologia pedagógica, que vislumbra a gênese de novos paradigmas sócio-educativos em nossa nação. Porém, grandes são as dificuldades enfrentadas na educação pública, que não são previstas ou conjecturadas pela nova pedagogia, pois vivenciar tais situações é uma árdua tarefa unicamente nossa: professores/educadores do ensino fundamental básico, que, diariamente, convivemos com inúmeras adversidades ao processo de ensino-aprendizagem. Tais situações têm como gênese a comunidade, a família, o discente e a política nacional de uma maneira geral (Camêlo, entre outros, 2009).
Multiplicação Oriental: passo a passo para aplicação matemática em sala de aula
MatemáticaMultiplicação significa somar o mesmo número algumas vezes, gerando um produto. Pelo viés semiótico, aconselha-se que não se confunda o objeto matemático com a sua representação. A utilização de variadas representações pode contribuir para que o aprendiz atribua um significado mais profundo ao conceito científico. O presente texto ilustra, formal e didaticamente, a metodologia Multiplicação Oriental, tão difundida nos dias de hoje nas mídias sociais, contribuindo dessa maneira para uma aprendizagem efetiva da Matemática que, geralmente, baseia-se na utilização da chamada “decoreba”.
Um olhar poético sobre o educar: da habitação à morte
Educar é morar, residir permanentemente no devir de um caminho de apropriação. Nesse sentido, educar não é dizer como, mas apontar a partir de uma existência o metamorfosear entre externo e interno: consumação.
Professores da Educação Infantil e a triagem auditiva na escola
SaúdeA disciplina Fonoaudiologia Educacional visa fomentar a prática fonoaudiológica na escola por meio de práticas sobre promoção de saúde e inclusão. Este relato se deu a partir da capacitação realizada pelas acadêmicas de Fonoaudiologia do 4º período ao corpo docente da EMEI Gameleira, em Belo Horizonte/MG, quanto ao uso e implantação do Instrumento de Triagem Auditiva Infantil, que consiste num material para a promoção de saúde no ambiente escolar com o objetivo de identificar precocemente crianças susceptíveis a apresentar alterações auditivas, visando minimizar os danos causados pela perda auditiva na primeira infância.
Aula pelo Twitter? Como navega a Educação na web?
Quando o Twitter foi idealizado, ninguém poderia garantir que, em plena liberdade de expressão vivida pelos internautas, uma ferramenta que limita as mensagens em até 140 caracteres se tornaria uma febre entre seus usuários. Muito menos ninguém imaginaria que hoje esse mesmo serviço de mensagens curtas pudesse ser também uma ferramenta da Educação.
Uma máquina pode substituir um professor?
Considerada o maior evento nerd do mundo, a quinta edição da Campus Party 2012 no Brasil aconteceu entre os dias 6 e 12 de fevereiro, em São Paulo, e foi marcada por muitas inovações e curiosidades tecnológicas. Entre elas está a fórmula que pode promover uma revolução na educação do século XXI. Segundo o indiano Sugata Mitra, um dos maiores especialistas do mundo em tecnologia educacional, "um professor pode ser substituído por uma máquina".
O cuidado com o professor
Beber não sei quanto litros de água por dia, não abusar do café preto, comer frutas no café da manhã, não espremer os cravinhos inoportunos que aparecem no rosto, tomar banho frio, não comer até ficar saciado, evitar ingerir líquidos durante as refeições, usar filtro solar chova ou faça sol, mastigar bastante os alimentos e praticar exercícios físicos com regularidade são uma ínfima amostra de coisas que deveríamos pôr em prática, mas nem sempre (ou quase nunca) colocamos. Há pessoas que não cumprem nenhuma dessas coisas e estão muito bem assim. Mas para quem é professor algumas dessas dicas não podem não ser levadas a sério, pois a própria vida profissional corre o risco de ser encurtada drasticamente devido a algum descuido com a voz, com o corpo ou com a cabeça.
A importância das expressões algébricas no cálculo do índice de massa corporal (IMC)
MatemáticaUma atividade com turma de 8º ano trabalhou os conceitos de expressões algébricas usando como base o cálculo do índice de massa corporal, tornando as aulas mais dinâmicas e aplicáveis à vida dos estudantes, contribuindo de forma lúdica para a aprendizagem significativa desse conteúdo.
Ensino e/ou incentivo de leitura: uma proposta
Decorar, classificar, copiar... O ensino tradicional de língua materna, voltado para a gramática, tem imperado em nossas escolas nos últimos cem, duzentos anos... Um ensino técnico voltado para o desuso: uma dona de casa, ao escrever um bilhete para a empregada, o faz por uma capacidade comunicativa que todo ser humano tem, e não selecionando substantivos, adjetivos, preposições e advérbios e organizando-os sintaticamente numa linguagem formal quase lusitana.