Biblioteca
Filtrar os artigos
O Fórum Social Mundial: um grito que não se cala
Em sucessivas edições anuais desde 2001, o Fórum Social Mundial (FSM) tornou-se uma referência da nascente cidadania de dimensões planetárias. Primeiro, três vezes em Porto Alegre, quando surpreendeu pela novidade, pela capacidade de mobilizar milhares de pessoas e pelo impacto político no confronto com a globalização econômico-financeira, a mais recente panaceia geral dos velhos mercadores do mundo. Depois, em 2004, o FSM foi para Mumbai, na Índia. Voltou a Porto Alegre, em 2005. Realizou-se de forma policêntrica em 2006: em Caracas (Venezuela), em Bamako (Mali) e em Karachi (Paquistão). Aí, em 2007, realizou o principal evento da história da sociedade civil africana, em Nairóbi, no Quênia.
As maravilhosas músicas politicamente incorretas da infância
Pode-se dizer que grande parte das músicas de roda infantis tem, para os tempos atuais, letras um tanto quanto politicamente incorretas. A mais famosa delas, Atirei o pau no gato, de tanto ser criticada pelos defensores dos animais, foi até modificada. A versão atual deixa satisfeito até o mais radical membro do Peta: “Não atire o pau no gato-to-to/porque isso-so não se faz-faz-faz/o gatinho-nho é nosso amigo-go/não devemos maltratar os animais... miau!!!”. Entretanto, apesar da boa intenção, a versão original é muito mais difundida e reina absoluta no repertório da criançada.
O papel da intencionalidade na construção dos sentidos do texto
Os estudos linguísticos realizados com perspectiva textual vêm ganhando espaço no Brasil desde a década de 1980 e se consagrando no ensino de língua. Nesse período, começou-se a repensar esse ensino e desde então novas teorias e técnicas foram criadas no sentido de procurar ensinar língua(s) com base em textos.
Carta de Princípios do Fórum Social Mundial
O Comitê de entidades brasileiras que idealizou e organizou o primeiro Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre de 25 a 30 de janeiro de 2001, considera necessário e legítimo, após avaliar os resultados desse Fórum e as expectativas que criou, estabelecer uma Carta de Princípios que oriente a continuidade dessa iniciativa. Os Princípios contidos na Carta, a ser respeitada por todas e todos que queiram participar desse processo e organizar novas edições do Fórum Social Mundial, consolidam as decisões que presidiram a realização do Fórum de Porto Alegre e asseguraram seu êxito, e ampliam seu alcance, definindo orientações que decorrem da lógica dessas decisões.
Ocupação? Estudante!
Sou advogada por formação, esposa por opção e mãe, por amor e vocação, de duas meninas: uma com dois anos e cinco meses e outra de onze meses, as quais requerem muita atenção e disposição! Estou na porta dos 40 anos e, de repente, resolvi que iria recomeçar minha vida profissional.
O que é um Projeto Interdisciplinar?
Para facilitar a transmissão e a absorção do conhecimento, os seres humanos dividiram o conhecimento em vários compartimentos, comumente chamados de disciplinas: comunicação e expressão, matemática, ciências, estudos sociais, artes, etc. - ou, alternativamente, português, matemática, física, química, biologia, história, geografia, artes, filosofia - para não mencionar sociologia, antropologia, economia, etc.
Literatura de Cordel para crianças é tema da Flipinha
Continuando a série sobre a Flipinha, iniciada na semana passada com o artigo sobre a conversa com Ruth Rocha, vamos falar de um tema muito interessante e de como apresentá-lo para crianças: a literatura de cordel.
Rizomas e dialética – o mundo não é chato nem binário
O filósofo esloveno Slavoj Zizek esteve há poucos dias no Brasil.
Projeto transdisciplinar reúne geometria e arte
Preocupada em oferecer uma alternativa de ensino mais contextualizada da geometria para seus alunos do Ensino Médio, a professora Fátima Cristina Ayrola de Carvalho, do Colégio Estadual Profa Zélia dos Santos Côrtes, de Nova Friburgo, criou o Projeto Geomarte - Geometria e Arte -, realizado em 2005.
Escrita de autobiografia no 5º ano do Ensino Fundamental: um relato de experiência
Vivências de Sala de AulaA busca pela excelência na competência leitora deve ser constante na progressão das aprendizagens, em situações significativas caracterizadas pela participação e pela atuação dos alunos como protagonistas de todo o processo de aprendizagem. Um trabalho de envio e recebimento de cartas sobre uma artista despertou o interesse dos alunos por escrever as próprias histórias.