Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Porque a vitória não basta

Quando a gente publica artigos em jornais ou na Internet sempre se expõe a recriminações. Neste tempo de euforia nacionalista, que vem sazonalmente em época de copa do mundo, levantar questões sobre a pertinência de torcer ou não pela seleção canarinho pode soar muitas vezes como uma espécie muito peculiar de imprudência particular.

Lembranças de viagem

Estive no Chile há pouco tempo. E, como é inevitável, fiz observações que me levaram a compará-lo com a situação atual do Brasil em vários aspectos, do comportamental ao econômico, do ambiental ao educacional.

Base Nacional Comum Curricular: Educação Especial em foco
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Esta escrita tem por objetivo abordar a BNCC, atentando para as menções à Educação Especial. Para tanto, o tensionamento utiliza o documento em sua íntegra, para que possamos compreender qual foco foi direcionado a essa modalidade educacional, como também as metas direcionadas a ela. A Educação Especial, na última década, conseguiu avançar na sua luta por direitos e visibilidade, e cabe aqui tensionar essa base para compreender em qual posição ela se encontra aos olhos de governos nessa nova política instituída. Assim, percebe-se que a EE aparece fragilmente no documento, sendo mencionada vagamente em suas entrelinhas, deixando-a esquecida.

O povo que matou a morte

Nélson Rodrigues costumava repetir em suas crônicas que manteria sua fé na humanidade enquanto, ao lado de um cadáver estendido na rua, surgisse, misteriosa e solidariamente, uma vela para guardar o morto.

Jogadas de mestre

O primeiro livro de Ian McEwan que li foi Na Praia, e me arrebatou pela maestria do autor em manejar o ponto de vista. Nele, dois namorados em noite de núpcias, poucos anos antes da liberação sexual que mudaria os hábitos ingleses, estão às voltas com seus desejos e repulsas. O livro é só isso: o enfrentamento do momento crucial que para ele é o sublime, o gesto derradeiro de encontro do prazer por muito tempo reprimido; e para ela, o abjeto, o impensável momento por muito tempo adiado. O livro é, na verdade, tudo isso.

O menino cósmico

É festa junina! O garoto acende a bombinha e, apreciando sua pequena explosão, expressa sua alegria com sorrisos e um grito de satisfação. Enquanto ainda se vê o clarão e se ouve o estampido, algo de inacreditável ocorre por entre as fagulhas que cintilam na noite escura e que extasiam o olhar do garoto.

Discurso de José Saramago, na Academia Sueca, ao receber o Prêmio Nobel de Literatura

O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever. Às quatro da madrugada, quando a promessa de um novo dia ainda vinha em terras de França, levantava-se da enxerga e saía para o campo, levando ao pasto a meia dúzia de porcas de cuja fertilidade se alimentavam ele e a mulher. Viviam desta escassez os meus avós maternos, da pequena criação de porcos que, depois do desmame, eram vendidos aos vizinhos da aldeia. Azinhaga de seu nome, na província do Ribatejo.

eTandem

O desejo de conhecer outro idioma, aliado aos novos meios de comunicação via internet, pode ser o passaporte para viagens nunca antes imaginadas.

Sobre: As primeiras palavras foram de amor

Confesso que por três vezes na minha vida senti inveja.