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A economia mundial no século XX, o Direito e Habermas
Sabemos que, por maior que fosse a dissensão entre os estudiosos da história econômica do século XX acerca da caracterização do momento presente sobre o desenvolvimento econômico mundial, existia um certo consenso na consideração de que vivíamos em época posterior ao ciclo de crescimento econômico internacional, que se arranjou em um capitalismo que se reinventava. Inaugurava-se tudo novamente com preocupação da (re)construção no pós-guerra.
Formação de plateia enquanto transversalidade interdisciplinar
Educação ArtísticaA Marchinha Carioca, uma história resumida – parte 2 (final)
Como vimos no artigo anterior, com a popularidade da marchinha já estabelecida, alguns autores e cantores ficaram conhecidos por esse gênero, e algumas marchinhas ficaram consagradas e são cantadas até hoje: Taí, cantada por Carmen Miranda; o triunvirato O teu cabelo não nega, Linda morena e Linda lourinha, que cantavam o preconceito racial contido na nossa sociedade; a belíssima Jardineira, de Benedito Lacerda e Humberto Porto, e talvez a mais famosa delas: Mamãe eu quero, de Jararaca e Vicente Paiva.
Era uma vez...
Somos seres da linguagem. Desde a escuridão das cavernas até os dias de hoje, adoramos contar e ouvir histórias.
Escritório de Histórias
Este é um site comercial, mas com toda qualidade e as melhores intenções de quem se propõe a trabalhar com cultura, difundi-la e, principalmente, contar histórias de vida.
Educação Inclusiva: fatores e aspectos que impactam na formação do professor
Educação Especial e InclusivaEste relato de experiência aborda questões vivenciadas pelos autores antes e durante sua participação em um curso de aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva promovido pela Fundação Cecierj. A temática desse curso coincide com o objeto deste relato e também é o ponto de partida para a reflexão que ele promove, sobre fatores e aspectos que impactam a formação do professor, a transformação do saber e as práticas tradicionais da educação inclusiva. Com este trabalho, os autores se propõem a elaborar um relato sobre sua trajetória como cursistas, com foco na formação de professores, ressaltando as contribuições do curso como um todo.
O que está em jogo na Conferência Nacional de Comunicação?
As conferências nacionais são instrumentos previstos na Constituição Federal de 1988 para servir como espaço de participação da sociedade nas discussões sobre áreas específicas (como Educação, Justiça, Segurança) e colaborar na definição de políticas públicas para o país. A 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) acontece no início de dezembro de 2009, em Brasília. Um dos seus focos é a democratização dos meios de comunicação.
Lutando pela ética: docência nas aulas de Educação Física durante a pandemia da covid-19: a experiência dos alunos do IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba
Educação FísicaEste é um relato de experiência dos estagiários do curso de Licenciatura em Educação Física do IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba. As aulas foram ministradas no curso técnico integrado em Zootecnia da instituição, sendo cumpridas as normas do Estágio Supervisionado no Ensino Médio, tendo como objetivo principal o trabalho com o conteúdo de lutas nas aulas de Educação Física e concomitantemente o tema transversal Ética. Ao final das cinco aulas desenvolvidas, identificamos que os alunos, além de entender a parte conceitual das lutas, conseguiram absorver o conteúdo atitudinal passado a eles.
Conectados à televisão, ao celular, ao computador
O despertador do celular toca. É hora de ir para a escola.
O contexto interdisciplinar: entre a teoria e a aprendizagem
Formação de ProfessoresUma das formas de atingir as competências e habilidades previstas numa grade curricular é provocar uma aproximação entre as disciplinas, levando a uma aprendizagem menos conceitual.