Biblioteca
Filtrar os artigos
Na sociedade do cansaço a literatura se faz respiro
Filosofia, Sociologia e Cidadania e ComportamentoNesta resenha, debruçamo-nos sobre a obra Sociedade do Cansaço, de Byung-Chul Han. O filósofo sul-coreano é um crítico da sociedade do desempenho, em que o indivíduo é explorado e acredita que é realização. Alienação de si mesmo. Imersos nessa lógica do neoliberalismo adoecemos. A máquina-corpo perde sua potência vital e os sinais de esgotamento logo aparecem; secos no deserto dos dias ficamos à espera de resgaste, que vem em forma de medicamentos e/ou suplementos. Vivemos em tempos de produção e sucumbiremos pela autoexploração.
Políticas públicas de combate ao racismo e as estratégias militares: o aproveitamento do êxito
Formação de Professores e Política EducacionalAs políticas públicas de combate ao racismo colocadas em vigor nos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula utilizaram o processo de “cooptação voluntária” para alcançar seus objetivos, privilegiando o multiculturalismo, mas não foram objeto de avaliação por quaisquer critérios.
Covid-19 e mudanças educacionais no Ensino Fundamental I
Vivências de Sala de AulaEste trabalho apresenta relato de experiências vivenciadas por professora alfabetizadora no município de Colorado do Oeste/RO, evidenciando angústias, desafios provocados pela suspensão das aulas em decorrência da pandemia da covid-19 em 2020. Apresenta constantes mudanças e expectativas ao longo do ano de 2020 até 17 de março de 2021, período no qual foi realizada a presente pesquisa. O trabalho contou com pesquisa bibliográfica e de campo evidenciando que a educação brasileira foi marcada por mudanças radicais, as pesquisadoras entendem esse período como divisor de água no cenário educacional.
Resenha do artigo "Educação, cultura e diversidade"
ComunicaçãoEsta resenha aborda o trabalho de Rosani Moreira Leitão, que analisa a educação nas tribos indígenas brasileiras e a compara com o modelo ocidental quanto a práticas, situações, valores e saberes transmitidos. Com ele é possível entender a relação entre a dita civilização e a cultura indígena, que se esforça para resistir à dominação.
Um círculo restaurativo com(o) educação antirracista
Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e ComportamentoEsta crônica traz uma história fictícia, com elementos constituintes de desafios enfrentados pelos profissionais e instituições de Educação na pandemia da covid-19. Elementos que entraram em ebulição com o retorno das atividades educativas presenciais. O texto aborda também medidas para o melhor enfrentamento dessas questões, tais como a política afirmativa de cotas, a promoção dos direitos humanos, a educação antirracista e para a diversidade cultural, a mediação de conflitos e os processos restaurativos, visando à cultura de paz, à melhoria das relações interpessoais e ao pertencimento comunitário no âmbito escolar.
Um paralelo curioso: Debussy e Luiz Gonzaga
Na história da música, tanto popular quanto erudita – e até mesmo, no sentido mais geral, na história das artes e das ciências –, encontramos sempre o que podemos chamar de pontos de inflexão. São momentos em que ocorrem guinadas, mudanças de curso, enfim, mudanças. Dessa forma, alguns autores constituem-se como liminares; servem como pontos de passagem para a construção de um novo momento naquela atividade. Em certo sentido, foi isso o que aconteceu com Debussy e Gonzaga.
Abordagem do tema sexualidade no ambiente escolar
SaúdeO ambiente escolar deve proporcionar o acesso a informações atualizadas sobre sexualidade e comportamentos sexuais, contornando divergências entre pais e filhos e educadores e educandos nessas questões. O diálogo ou a educação entre pares são os melhores caminhos para abordar esses temas, a fim de auxiliar no processo de formação e de tomada de decisão do estudante.
A vida em uma gota d'água
Ecologia e Meio AmbienteA diversidade biológica nem sempre está acessível aos nossos olhos. Existem vários organismos microscópicos habitando os mais diversos ambientes do planeta. Muitos desses organismos ocorrem em água doce, tais como rios, ribeirões e córregos. Nesses corpos d’água, principalmente os que cortam as áreas urbanas, acontece muitas vezes o lançamento indiscriminado de esgoto, comprometendo a qualidade da água desses ambientes e a diversidade ali existente. O resultado é a alteração da paisagem com corpos d’água de aspecto e odor desagradáveis. A canalização desses cursos d’água tem sido a medida mais comum apresentada para sanar o problema. Mas será que essa é a melhor solução?
Como usar filmes na sala de aula
Nós, professores, sabemos o quanto é prazeroso trabalhar com cinema na sala de aula. Um filme bem escolhido e uma explicação prévia podem resultar em alunos atentos, concentrados e prontos para debater o que acabaram de assistir. Mas também sabemos o quanto é trabalhoso organizar essa atividade e encaixá-la em um ou dois dos nossos parcos 40 ou 50 minutos de aula. Para extrair o máximo possível desse momento de aprendizado e descontração, tente seguir as dicas abaixo, antes, durante e depois da atividade.
O Plano Ceibal e suas perspectivas na educação uruguaia
O objetivo do livro Plan Ceibal e inclusión social – perspectivas interdisciplinarias é divulgar os resultados de três pesquisas financiadas pelo Programa de Projetos de Pesquisa orientados para a inclusão social da Comissão Setorial de Pesquisa Científica (CSIC) da Universidade da República Oriental do Uruguai no ano de 2008. Trata-se de três equipes interdisciplinares cujas investigações abordam a contribuição do Plano Ceibal para a inclusão social a partir de diferentes problemas e perspectivas.