Biblioteca
Filtrar os artigos
Lutando pela ética: docência nas aulas de Educação Física durante a pandemia da covid-19: a experiência dos alunos do IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba
Educação FísicaEste é um relato de experiência dos estagiários do curso de Licenciatura em Educação Física do IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba. As aulas foram ministradas no curso técnico integrado em Zootecnia da instituição, sendo cumpridas as normas do Estágio Supervisionado no Ensino Médio, tendo como objetivo principal o trabalho com o conteúdo de lutas nas aulas de Educação Física e concomitantemente o tema transversal Ética. Ao final das cinco aulas desenvolvidas, identificamos que os alunos, além de entender a parte conceitual das lutas, conseguiram absorver o conteúdo atitudinal passado a eles.
O tratamento dado ao texto literário no campo educacional: o que mudou?
Língua Portuguesa e LiteraturaA abordagem do texto literário no espaço escolar vem se modificando nos últimos tempos, deixando de servir para subsidiar práticas normativas (vinculado apenas a aspectos gramaticais) e passando a buscar os sentidos trazidos pela linguagem literária, valorizando as características e significados da obra.
Arte, cultura e divulgação científica nas aulas virtuais de Química e Biologia em tempos de pandemia
Ecologia e Meio Ambiente, Química e Educação a DistânciaEm tempos de isolamento social, a escola se abriu para o mundo e as tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) passaram a fazer parte do novo contexto de ensino-aprendizagem, porque, apesar de a tecnologia impregnar de sentido nosso estar no mundo, a escola até então não estava apartada dessa impregnação (Silva; Monteiro; Acioly, 2020). Novas oportunidades e desafios se debruçaram sobre os professores. A escola se viu forçada a adotar novas formas de ações educativas e metodológicas, apropriando-se de ferramentas digitais, ressignificando o processo pedagógico.
Vitamina C: concepções prévias e pós-experimentais com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental
Biologia e BiociênciasEste trabalho visa a avaliar as concepções de alunos do Ensino Fundamental sobre vitamina C antes e após a realização de um experimento em sala de aula. A metodologia foi constituída por questionário prévio, experimentação e observação dos alunos durante a experimentação e questionário pós-experimental.
Pesquisa: instrumento de investigação científica
Formação de ProfessoresPesquisa é um processo de aprendizagem, tanto do indivíduo quanto da sociedade em que ele se insere, buscando gerar novos conhecimentos, confirmar ou negar informações preexistentes.
Filme Histórico: Uma Luta Estética e Ideológica
A concepção heroica e pomposa da história, os grandes vultos, a história pacífica são, quase sempre, as características encontradas nos filmes históricos brasileiros, independentemente de qualquer pressão governamental. Basta lembrar que todos os temas dos filmes anteriores ao Cinema Novo, voltaram nas últimas décadas. Por exemplo: em 1917 temos um Tiradentes, ou O Mártir da Liberdade, e em 1977 vemos o lançamento de um O Mártir da Independência, Tiradentes de Geraldo Vietri. Diferenças técnicas à parte, é possível dizer que estes filmes trazem o mesmo tratamento em relação ao tema: valorização do herói. Por isso, não podemos dizer que as formulações da estética e da visão ideológica, que embasam a realização de filmes históricos, sejam de responsabilidade dos governos. Na verdade, há um complexo mecanismo através do qual se impõem tanto a visão histórica quanto a visão estética presentes nos filmes.
Os setenta anos de uma senhora rebelde: a UNE
“A UNE somos nós, nossa força, nossa voz!”
Multa no Porcão!
De uns tempos para cá, com a onda do ecologicamente correto cada vez mais em alta, pessoas com um mínimo grau de civilidade já tem consciência de que não podem jogar lixo nas ruas. Por “lixo” costuma-se considerar copos plásticos, embalagens, pacotes de biscoitos. Pena que muitos não vejam as pequenezas como parte desse conjunto: orgulham-se de não jogar garrafas plásticas na rua, mas não se importam jogar papel de bala. O fato é que, independente do tamanho, além da poluição visual, um papel de bala demora não sei quantos anos para se desintegrar, além de se juntar a outras miudezas e virar aquela massa de resíduos que entope os bueiros. Um inofensivo chiclete também tem um efeito devastador: demora cinco anos para se decompor.
Contaminação ambiental pelo composto organoestânico tributilestanho (TBT)
QuímicaEste é o primeiro dos artigos selecionados a partir de trabalhos apresentados na disciplina Sustentabilidade no Contexto das Ciências, oferecida pela diretoria de Extensão da Fundação Cecierj; ele reúne dois estudos de caso. Outros artigos virão nas próximas semanas. Pelos temas abordados e suas implicações, esses trabalhos podem ser discutidos nas aulas de disciplinas como Biologia, Ciências, Química, Educação Ambiental, entre outras, além de servir como sugestão para realização de trabalhos da turma em seu próprio meio ambiente.
Os 40 anos de A revolução brasileira
A revolução brasileira foi um livro de grande repercussão. Publicado durante a ditadura militar, a obra questionava os fundamentos da política do Partido Comunista Brasileiro (PCB) anterior ao Golpe de 64. Naquele contexto em que a esquerda ainda procurava entender o golpe e ensaiava estratégias de enfrentamento com a ditadura, qual foi a importância das reflexões trazidas pela obra de Caio Prado Jr.?