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Convite para ir à Compostela
Na segunda metade dos anos 1980, a peregrinação à Santiago de Compostela tornou-se um tema para conversas e projetos de muitos brasileiros. O mérito desse fenômeno se deve ao sucesso do livro O Caminho de um Mago, do escritor e compositor Paulo Coelho, que, de certa forma, serviu de convite a que outros brasileiros seguissem seu exemplo. Este fim de ano, a Junta de Castilla y Leon e o Instituto Inclusartiz formularam uma nova convocação com a mostra Caminhos de Santiago - arte no período românico em Castela e Leão - séculos XI a XIII, que fica no Museu Histórico Nacional, no Rio, de 17 de novembro de 2006 a 9 de fevereiro de 2007.
Remédio para doença crônica
Texto extraído do Boletim Orçamento e Democracia, n.17, Mar-Jun 2001
No princípio era Portugal
O sistema mundial em que vivemos – interestatal e capitalista - surgiu na Europa, e só na Europa, entre 1150 e 1450, de um longo conflito sistêmico entre “feudos” e “centros imperiais” de poder, que conseguiram transformar suas “economias naturais” em economias capitalistas mais poderosas do que a dos seus rivais. Nesse período, a Península Ibérica cumpriu um papel decisivo na formação do próprio sistema e no início da sua expansão para fora da Europa. Os reinos de Castela, Leon e Aragão se transformaram no núcleo político do Império Habsburgo, que dominou a Europa durante o século XVI, sob a batuta de Carlos V e Felipe II. Entretanto, antes dos espanhóis, o reino de Portugal se estruturou primeiro como Estado nacional, e foi ele também que liderou o primeiro século da expansão mundial da Europa, depois da conquista de Ceuta, em 1415.
Recife ferve nos 100 Anos do Frevo
Voltei, Recife Foi a saudade Que me trouxe pelo braço Quero ver novamente "Vassoura" Na rua abafando Tomar umas e outras E cair no passo ...
O que mudou em 120 anos de abolição
As mudanças que ocorreram depois do 13 de maio de 1888 são de vários matizes. Significam, em primeiro lugar, a mudança do sistema de produção do País, que era baseado em mão-de-obra escrava africana e já demonstrava sua falência no início do século XIX. As pressões internas (de proprietários de terras) e externas (dos países em fase de industrialização) cobram a substituição de mão-de-obra escrava pela imigrante; as consequências desse processo apontam para a libertação dos escravos e o início da República.
Roda de leitura: perspectivas para a Educação Infantil
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil orienta para a importante necessidade de as crianças se apropriarem das diferentes linguagens, dentro do espaço de seu desenvolvimento, a fim de lhe proporcionar verdadeiras experiências significativas ainda na primeira infância. A construção da identidade e da autonomia deve se dar a partir de momentos prazerosos e lúdicos, respeitando sempre a realidade e o interesse de cada um.
Quem Ameaça a Soberania na Amazônia?
É urgente e inevitável! Infelizmente, como há muitos anos, no último dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, o assunto dominante foi nosso maior bioma, a Amazônia. Território imenso – com mais de 50% do território do Brasil –, com uma população de pouco mais de 20 milhões de habitantes – 12% dos brasileiros e brasileiras –, a Amazônia condensa em si, no seu povo, nas suas florestas e rios, na sua biodiversidade, o país de contrastes e oposições que é o Brasil. Basta abrir qualquer jornal, ver qualquer programa de televisão, estar antenado na internet ou ainda se dispor a beber um chope no bar da esquina que as controvérsias sobre a Amazônia ocupam lugar de destaque. Sem dúvida o recente contencioso entre o espalhafatoso ministro Minc e o rude governador latifundiário Maggi ajudam a acentuar o lado dramático da questão. Talvez assim acabemos por encarar o problema seriamente.
Texto lacunado: uma estratégia que possibilita ao aluno participar da leitura do texto
Língua Portuguesa e LiteraturaUma experiência de alfabetização em turma multisseriada com uso de texto lacunado mostra que é possível fazer uma atividade que atraia alunos de diferentes faixas etárias num trabalho de matriz interdisciplinar.
CES (Centro de Ensino Supletivo): Trabalhando com Jovens e Adultos
Inicialmente o CES foi concebido para ter seu funcionamento diferente das escolas convencionais, já que traz em si a ideia de uma escola aberta, com condições para atender alunos que iniciem o curso em qualquer período do ano, em horários favoráveis aos mesmos, sem obrigatoriedade de frequência.
Modismos em Educação Ambiental
Glória Cristina Cornélio do Nascimento