Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Professores da Iowa State University contam suas experiências na preparação de cursos em EAD em seminário organizado pela Fundação Cecierj

Em agosto foi realizado o Seminário Internacional de Formação de Professores através de Educação a Distância, com a participação de professores associados da Fundação Cecierj e do Center for Technology in Learning and Teaching (CTLT) da Iowa State University, dos Estados Unidos.

Algumas considerações sobre a importância das feiras de ciências

Feiras de ciências constituem-se em recursos riquíssimos para divulgação de ciência na comunidade escolar. A construção de um experimento científico envolve – ou deveria envolver – o dialogismo entre professor e aluno e entre os alunos.

Projeto Social Jogabem
Educação Física

O esporte é ferramenta importante para a promoção da saúde, da qualidade de vida, interação, socialização e inclusão social de crianças e adolescentes que residem em locais de risco social. A Educação Física é de grande valia para o desenvolvimento integral dos educandos, agindo diretamente para a autoestima e o bem-estar dessas crianças.

Uma aula interdisciplinar sobre Arte, História e Literatura do século XIX
Formação de Professores

Este artigo apresenta uma atividade interdisciplinar realizada por professores de História, Língua Portuguesa/Literatura e Língua Espanhola voltada para o estudo do Romantismo, tomando Goya, pintor espanhol, como referência.

O ser professor
Outras Mais Específicas

Um projeto de país democrático, participativo, justo e sustentável só é possível se o sistema educacional e os sistemas que gerem os “comuns” da sociedade estiverem no centro do debate.

Resenha para a obra "Vacinação, vida e saúde de montão": uma aproximação entre as histórias em quadrinhos e o ensino de Ciências
Saúde e Educação Infantil

Esta resenha tem o intuito de promover a conscientização dos educandos, de forma lúdica, interativa e reflexiva acerca da importância da vacinação e de seu benefício coletivo para a erradicação das doenças. Para isso, utiliza-se a HQ Vacinação, vida e saúde de montão, que trata do episódio em que um dos personagens é acometido por uma suposta gripe e é necessário que ele seja vacinado para disputar uma partida de futebol com seus amigos. Com isso, compreende-se a relevância da temática abordada no gibi, principalmente para se contrapor à onda negacionista que assola o nosso país.

Gustavo Capanema

Mais conhecido pelo nome do edifício-sede do Ministério da Educação, no Castelo, Rio de Janeiro, Gustavo Capanema foi o homem que representou a política e os ideais do Estado Novo na cultura e na educação brasileira, nesse período. Capanema foi ministro da Educação e Saúde de Vargas, entre os anos de 1934 a 1945, quando realizou obras importantes, entre as quais se destaca a criação de órgãos nacionais como a Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) e o Instituto do Livro.

Agosto: mês do desgosto

Já tem um tempo que não escrevo uma crônica, mas é tão boa esta escrita assim, “despreocupada”, esta falta de compromisso... Toda leitura e escrita deveriam ser assim: fontes de prazer; só leio e escrevo aquilo que me desperta interesse e que é significativo pra mim. Boa é a demora que torna o caminho seguro. Não gosto nem de lembrar daquelas enormes redações que eu tinha de escrever contando as minhas férias. Bom mesmo é escrever assim, aquele pensamento que surge, aquela vontade enorme de colocar pra fora aquela ideia, por menor que ela seja. Quase não vi minhas professoras lendo ou escrevendo algo  diferente  nas aulas. Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.

Dom Hélder Câmara

Nascido em Fortaleza em 1909, Hélder Câmara foi ordenado padre aos 22 anos, antes do tempo permitido pela Igreja Católica. Sabendo utilizar a instituição em prol de sua vocação pelo bem social, o religioso ajudou a criar organizações de trabalhadores e se alistou entre os integralistas de Plínio Salgado, acreditando estar construindo meios de atender as necessidades básicas de uma sociedade nordestina maltratada pela miséria e pelo abandono. Ao verificar os rumos que o integralismo tomava, em direção ao nazifascismo, Câmara se desligou do movimento, que passou a chamar de “meu pecado de juventude”. O interesse pelo social e pelas agruras do povo brasileiro, no entanto, nunca foi abandonado. Nem sua vocação religiosa.

Desabafo: mas o sonho continua...

Sou filha de professores. Carioca, 46 anos, há 15 morando em Nova Friburgo, qualifiquei-me como Pedagoga, pós-graduei-me em Psicopedagogia Institucional e pude comprovar como o seio da educação está vazio de ideais, de vontade, de seriedade e de qualidade. Fiz tudo que estava ao meu alcance como professora pesquisadora e educadora para tentar reverter este quadro. Passei por quatro governos e, com muita tristeza, vi a educação em Nova Friburgo andar para trás. Enfraquecer.