Biblioteca
Filtrar os artigos
Um contato com a África por meio do gênero literário conto no Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaEste texto compartilha a experiência na disciplina Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I do curso de Licenciatura em Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Por meio da experiência, observamos o cotidiano escolar e desenvolvemos atividades pedagógicas relacionadas ao gênero literário conto em turma de 6º ano de uma escola da rede municipal de Redenção-CE. Valemo-nos das orientações prescritas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, das exigências da Lei nº 10.639/03, bem como dos modernos estudos linguísticos e consideramos os pressupostos de Dolz, Noverraz e Schnewly.
Práticas com aprendizagem significativa para estudantes da Educação Básica
Vivências de Sala de AulaEste artigo visa apresentar e discutir os principais focos que fundamentam as teorias de Piaget e Ausubel nos processos de aprendizagem. Para contemplar o objetivo, tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, em que se destacam autores da área que propõem discussão acerca da teoria das teorias de aprendizagem. Com a contribuição e o aprofundamento teórico, é possível observar que a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel está fundamentada em Jean Piaget, que atinge o ponto fundamental do complemento dos processos de ensino e aprendizagem, em que o aluno é o protagonista de sua aprendizagem, que depende de seus conhecimentos prévios e da interatividade com o meio, que provocam novos conhecimentos significativos para ele. O docente deve estar atento e fazer as intervenções necessárias, levando em consideração a estrutura cognitiva do estudante.
Aprendizagem baseada em problema: uma prática colaborativa na perspectiva da Taxonomia de Bloom
Vivências de Sala de AulaAs práticas pedagógicas têm sofrido diversas transformações, tanto para atender as demandas dos estudantes quanto para agregar a tecnologia em atividades mais colaborativas, em que o educando assume o protagonismo de seu aprendizado. A Taxonomia de Bloom apresenta-se como uma estratégia que visa definir, organizar e avaliar os objetivos de aprendizagem que se pretende alcançar com as atividades propostas. A aprendizagem baseada em problema constitui-se em uma metodologia que promove o desenvolvimento de habilidades necessárias ao processo de ensino-aprendizagem do educando de forma ativa e participativa.
Ensinar com mapas conceituais nas séries finais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades
Formação de ProfessoresEste trabalho visa criar estratégias de ensino focadas na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, utilizando mapas conceituais desenvolvidos por Joseph Novak. Serão realizadas inicialmente reflexões sobre a prática docente e, em seguida, será proposto um minicurso de formação continuada para professores das séries finais do Ensino Fundamental. Espera-se que a partir da elaboração de uma sequência didática, fundamentada na TAS e no uso dos MC, os professores implementem estratégias eficazes de aplicação com seus alunos, explorando as suas potencialidades no que se refere ao aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.
Aprendendo com a ação: ciclo de aulas sobre a camada de ozônio
Astronomia e Vivências de Sala de AulaEste artigo apresenta um ciclo de aulas sobre a camada de ozônio, estruturado em cinco etapas e direcionado a alunos do 7º ano. As aulas cobrem desde uma introdução teórica até práticas concretas e a avaliação final. Cada etapa aborda aspectos específicos do tema, promovendo uma compreensão aprofundada da importância da preservação da camada de ozônio. Utilizando uma abordagem multimodal, com recursos visuais e atividades práticas, o ciclo não só transmite conhecimento teórico como também capacita os estudantes a se tornarem defensores ativos do meio ambiente.
A Filosofia no ProEMI encontra o pensamento radical
FilosofiaUma atividade envolvendo Filosofia e Ciências, dentro do Ensino Médio Inovador, mostra que o professor deve respeitar o esforço do aluno e manter uma postura aberta, para que a turma alcance suas sínteses.
Reta Curiosa – uma abordagem com jogo sobre o aprendizado de reta, semirreta e segmento de reta
Matemática e Vivências de Sala de AulaO trabalho tem o intuito de demostrar, com uma pesquisa com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, o quanto os jogos ajudam no aprendizado dos conteúdos matemáticos. Pretende ainda evidenciar, pelo questionário aplicado nas turmas após a apresentação do conteúdo de retas, que quanto mais trabalharmos jogos matemáticos, mais notória será a facilidade de aprendizado. Vários relatos dos estudantes afirmam que os jogos são uma forma prazerosa de estudar. Nos gráficos constam os dados da porcentagem dos alunos que acharam o conteúdo mais fácil após o jogo e dos que consideraram o assunto difícil antes do jogo.
“Por que filme sobre o sertão sempre tem que ter sofrimento?”: a construção da narrativa de jovens do Ensino Médio Técnico em um instituto federal no sertão do Rio Grande do Norte
Antropologia, Comunicação, Psicologia, Avaliação, Cinema, Teatro e TV, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalO presente artigo faz parte de uma pesquisa ainda maior que tem como objetivo pensar a narrativa do jovem sertanejo a respeito do sertão, desse sertão vivido, praticado como diria Certeau (2011). Refletir se, no contato com a narrativa fílmica, esse jovem sertanejo se sente motivado a transformar não só o espaço em que vive, como também sua própria narrativa de vida; compreender e refletir sobre o sertão como um lugar, um espaço, um território evidente e evidenciado com todas as suas potencialidades e contradições e como isso pode, ou não, ser representado no cinema e fora dele.
DA DURAÇÃO AO TEMPO ESPACIALIZADO: FILOSOFIA E CIÊNCIA EM BERGSON
O filósofo deve ir mais longe que o cientista. Fazendo tábua rasa do que é apenas um símbolo imaginativo, verá o mundo material resolver-se num simples fluxo, numa continuidade de escoamento, num devir.
O centro das atenções é o ser humano
Denise Vilardo é coordenadora pedagógica do Graham Bell, um colégio de Ensino Médio Técnico do Rio de Janeiro que funciona em sistema de cooperativa de educadores e tem uma proposta pedagógica experimental, bem diferente de outras escolas, técnicas ou não. Nesta entrevista, Denise fala sobre sua concepção de educação e sua aplicação no dia-a-dia da escola que coordena.