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Aprendendo com a ação: ciclo de aulas sobre a camada de ozônio
Astronomia e Vivências de Sala de Aula

Este artigo apresenta um ciclo de aulas sobre a camada de ozônio, estruturado em cinco etapas e direcionado a alunos do 7º ano. As aulas cobrem desde uma introdução teórica até práticas concretas e a avaliação final. Cada etapa aborda aspectos específicos do tema, promovendo uma compreensão aprofundada da importância da preservação da camada de ozônio. Utilizando uma abordagem multimodal, com recursos visuais e atividades práticas, o ciclo não só transmite conhecimento teórico como também capacita os estudantes a se tornarem defensores ativos do meio ambiente.

“Por que filme sobre o sertão sempre tem que ter sofrimento?”: a construção da narrativa de jovens do Ensino Médio Técnico em um instituto federal no sertão do Rio Grande do Norte
Antropologia, Comunicação, Psicologia, Avaliação, Cinema, Teatro e TV, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

O presente artigo faz parte de uma pesquisa ainda maior que tem como objetivo pensar a narrativa do jovem sertanejo a respeito do sertão, desse sertão vivido, praticado como diria Certeau (2011). Refletir se, no contato com a narrativa fílmica, esse jovem sertanejo se sente motivado a transformar não só o espaço em que vive, como também sua própria narrativa de vida; compreender e refletir sobre o sertão como um lugar, um espaço, um território evidente e evidenciado com todas as suas potencialidades e contradições e como isso pode, ou não, ser representado no cinema e fora dele.

A importância da transferência freudiana na escola: um relato de experiência no estágio em Ensino Fundamental
Psicologia e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho objetiva refletir sobre as experiências no Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental, colocando em destaque a função da transferência freudiana na escola, sobretudo em relação aos contextos de ensino-aprendizagem e suas relações com o contexto institucional. A partir do relato das experiências, foram relacionados estudos frente à prática pedagógica do professor dos anos iniciais, a teoria da transferência freudiana e as discussões sobre as dificuldades de aprendizagem, principalmente na leitura e escrita. Dessa forma, pudemos indicar que a ausência de transferência entre professor e estagiário dificulta e limita a troca de experiências e que a ausência de transferência entre professor e aluno inibe o ensino-aprendizagem e o diagnóstico de possíveis dificuldades de aprendizagem.

Inclusão de alunos surdos no ensino regular: desafios, realidade e expectativas frente ao desenvolvimento de metodologias de ensino e necessidades do sistema educacional
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

Nas últimas décadas, assistimos a uma grande mudança no panorama da Educação Especial, favorecendo a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas. Estudar práticas inclusivas significa explorar e analisar as práticas educacionais na perspectiva do que é inclusão – e qual é o normativo para tal. O desenho metodológico utilizado neste estudo contou com uma análise documental que buscou determinar se as orientações pedagógicas, baseadas na concepção da Educação Inclusiva e seus componentes conceituais e pedagógicos.

Aproximação entre teorias do currículo e cinema

Considerando o cinema como linguagem artística, torna-se interessante maior aprofundamento em relação às questões referentes às teorias do currículo para pensar o cinema em contexto escolar, mais especificamente em termos curriculares.

Formação continuada de professores do Ensino Fundamental para o uso de tecnologias digitais na educação
Formação de Professores

A formação continuada pode ser um dos caminhos nesse universo globalizado para aprimorar o conhecimento dos professores e verificar sua atuação em relação ao uso das ferramentas tecnológicas, apontando e reavaliando as lacunas deixadas nos cursos de formação. A pesquisa tem como objetivo promover capacitação de professores com inserção de tecnologias digitais a partir de uma proposta para auxiliar o ensino-aprendizagem dos alunos no período pós-pandêmico. A pesquisa constituiu-se de um estudo de caso, apresentando abordagem qualitativa, com ênfase na resolução de problemas, possibilitando a elaboração de um e-book.

A Filosofia no ProEMI encontra o pensamento radical
Filosofia

Uma atividade envolvendo Filosofia e Ciências, dentro do Ensino Médio Inovador, mostra que o professor deve respeitar o esforço do aluno e manter uma postura aberta, para que a turma alcance suas sínteses.

Conhecimentos prévios dos discentes: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem baseado em projetos
Saúde, Biologia e Biociências e Formação de Professores

As exigências do mundo contemporâneo impõem que ofereçamos aos alunos competências básicas que possibilitem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que, por sua vez, permitam sua adaptação e permanência no mercado de trabalho, bem como sua formação como cidadãos críticos e reflexivos, capazes de exercer uma cidadania participante da construção de uma sociedade justa e solidária.

Disco da afetividade: abordando a inteligência emocional no processo de ensino aprendizagem sob reflexão discente
Psicologia e Formação de Professores

Aspectos afetivos e cognitivos acontecem juntos no desenvolvimento do aluno; então conhecer a bagagem social e emocional de cada aluno é importante para a sociabilização e o enfoque no processo de ensino-aprendizagem. O sucesso na busca de conhecimento está intimamente ligado à inteligência emocional; desenvolvê-la na escola é estabelecer subsídios de qualidade para o processo de aprendizagem. Este estudo consistiu na aplicação de uma atividade para desenvolvimento de habilidades socioemocionais com oito turmas de séries finais do Ensino Fundamental de uma escola pública, totalizando 191 alunos envolvidos, que receberam um disco da afetividade com oito partes, em cada uma constava uma atitude de cunho social e emocional; os educandos refletiam sobre cada uma e pintavam de acordo com a intensidade com que desenvolviam tais ações no seu dia a dia, a partir dos dados tabulados por turmas em geral podemos constatar que mais de 50% das respostas foram vermelhas (nunca) e amarelas (às vezes), mostrando a necessidade urgente da abordagem emocional em sala de aula; as turmas que mais possuíam partes verdes (sempre) foram os sextos anos. A partir de dados afetivos, o professor conhece melhor seu aluno no individual e no contexto da turma e pode estabelecer critérios e atividades para desenvolver habilidades socioemocionais no âmbito escolar, contribuindo para a formação de um cidadão sociável, ético e colaborativo em sociedade.

Ensinar e aprender em tempos pandêmicos: (re)inventando práticas pedagógicas
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo apresenta um breve recorte a partir de uma reflexão empírica sobre as práticas pedagógicas de professores em tempos pandêmicos. A intenção é abordar de forma qualitativa três aspectos importantes para a aprendizagem: o uso das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem, a ação docente e o ato reflexivo sobre as estratégias de ensino. Nesse tripé, procura-se, com o suporte teórico de autores que abordam o tema, enriquecer as estratégias de ensino-aprendizagem com recursos digitais de extrema importância para o ensino em tempos de pandemia.