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Agostinho Neto

Sobre nosso visitante de hoje não vou dizer muito, recomendando a quem não o conhece que pesquise. De repente, em alguma biblioteca, achará um dos seus livros ou algum que o inclui, como este "Antologia da Poesia Pré-Angolana", da portuguesa Afrontamento, de onde tirei o poema abaixo. Nas enciclopédias ele está fartamente presente, mesmo que em seu país o governo já não queira lembrar com tanta ênfase seu caráter, tão diferente daqueles que o sucederam. Foi, creio eu, o segundo poeta a governar um país africano na História Contemporânea. Só que as enciclopédias dedicam mais espaço a seu papel político que ao cultural. Mas a revolução angolana foi, como poucas, uma revolução em que a cultura e a arte estiveram intrinsecamente contidas nos atos políticos. Agostinho Neto, nosso convidado, teve como seu antecessor no Movimento Pela Libertação de Angola Mário Pinto de Andrade, outro poeta que virá um destes dias por aqui. Ao seu lado estiveram Pepetela, Luandino Vieira, Ruy Mingas e tantos outros. Conosco, o poeta que primeiro presidiu a República de Angola.

Banalização da violência

A falta de qualidade na Educação, a precária situação da Saúde, a desigualdade social, o desemprego e a impunidade são algumas das formas de violência muito conhecidas pelos brasileiros, infelizmente. E infelizes talvez sejam os que já se acostumaram com isso e sentem que a violência está banalizada.

A grande onda que vem do gueto

Cheguei ao "Capão Pecado" por obrigação de ofício. Mas, já andava com alguma pré-informação sobre o livro e seu autor - Ferrez é porta-voz do movimento cultural das comunidades de periferia de São Paulo -, só não esperava que o romance me provocasse o impacto que causou.

Instituto da Cooperação e da Língua

Dentro do extenso portal do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões I. P.), vinculado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, há várias seções virtuais que merecem ser comentadas aos poucos, para podermos destacar seus recursos.

Quem educa os filhos?

É importante cuidar da alimentação e da saúde dos filhos, mas é relevante também observar as motivações, as frustrações e o desenvolvimento de suas emoções, a fim de obter informações que, se analisadas devidamente, geram ideias sobre como educar de forma mais direta e mais acertada. Assim, as chances de errar diminuem consideravelmente. Porém, impõe-se um obstáculo colossal frente a essa situação: muitos pais não estão suficientemente próximos dos filhos. E agora?

Língua

Há muitas línguas A língua do pê Do Saci-Pererê Do Senado Do favelado Do letrado Do letrista Do linguista

BNM Digit@l

Em 1979, em plena ditadura militar, religiosos e advogados obtiveram de forma legal informações e evidências de violação dos direitos humanos perpetradas pelas instituições do regime militar no poder desde 1964.

Teoria e prática motivadoras

De todas as faculdades, alertou Santo Agostinho, “a mais importante é a vontade, intervindo em todos os atos do espírito e constituindo o centro da personalidade humana. A vontade seria essencialmente criadora e livre”. Tudo é possível para o homem, pois reside nele a possibilidade de optar e agir.

FGV - Centro de Políticas Sociais

Lançado cerca de 20 dias antes do anúncio oficial do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o site Equidade e eficiência na educação: motivação e metas apresenta de forma simples e interativa os resultados da pesquisa de mesmo nome, feita pelo Centro de Políticas Sociais (CPS) da FGV. Mas seus objetivos vão além da mera disposição de dados estatísticos.

Modelo de liderança no Brasil

Fatores históricos de relevante impacto ainda se encontram vigorosamente presentes na forma de gerir pessoas na vida organizacional brasileira. A influência do modelo de liderança tradicional atravessou séculos e culminou na atual dificuldade de desenvolver tanto a autonomia do pensamento e da ação do trabalhador quanto os comportamentos resistentes e defensivos de boa parcela de líderes. A estatística perde terreno para a simples curiosidade e avança as fileiras do estudo comprometido com a compreensão do fenômeno.