Biblioteca
Filtrar os artigos
Riquezas e curió(sidades) de Paracambi
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Biologia e Biociências, Antropologia, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política EducacionalO Parque Natural Municipal do Curió (PNMC) em Paracambi é um fragmento da Mata Atlântica; foi criado em 2009 e ocupa 913 hectares (ITPA, 2010). Ainda que seja bastante significativo, os moradores da cidade pouco conhecem os recursos naturais abrangidos nessa unidade de conservação. Infelizmente, a flora, a fauna, rios e águas subterrâneas sofrem ação antrópica negativa, seja por caça e retirada ilegal de espécimes, seja por incêndio e poluição direta na vegetação, nos rios e no entorno.
Patrimônio material e ensino de História: a importância da História local em sala de aula
História, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos e Política CulturalA legislação educacional brasileira incentiva a utilização e pesquisa dos bens patrimoniais das cidades como fonte de dados para o ensino de História, pois cria espaços de aprendizagem no cotidiano e mostra a importância de valorizar e preservar os locais e objetos históricos.
Gestora de Educação de Helsinque fala sobre escolas
Política EducacionalO papel do erro no processo de aprendizagem
Vivências de Sala de AulaPoesias, contos e brincadeiras fazem parte da aprendizagem
Língua Portuguesa e LiteraturaI Feira de Ciências do Polo Cederj Nova Friburgo
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaUma feira de ciências realizada em Nova Friburgo serviu para aproximar alunos da graduação do Consórcio Cederj e alunos do Ensino Médio de um colégio público da cidade, fazendo com que eles se tornassem protagonistas de sua aprendizagem, conhecessem e se familiarizassem com um espaço universitário que poderão frequentar.
Bolsistas querem retribuir benefícios do intercâmbio
Política EducacionalBach
Outras Mais EspecíficasA música de Bach provoca as pessoas; barroca, divide-as em duas partes, uma delas dolorosamente infeliz e a outra se dirigindo ao infinito – o que pode levar a não continuar na mediocridade.