Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Fórum Nacional da Educação

O Fórum Nacional da Educação (FNE) foi criado em 2010, por Portaria do MEC, e depois incorporado à Lei nº 13.005/14, que definiu o Plano Nacional da Educação (PNE).

Carta à minha Maria Luiza

Saudade tenho de ti Que és minha boa filha. Do céu do meu coração, Estrela que muito brilha.

Pesquisadora revela geografia de Machado de Assis

A professora Marta de Senna defendeu na palestra Várias histórias na capital imperial: Machado de Assis a tese que o principal romancista brasileiro fazia uso diferenciado dos espaços da cidade em seus contos e seus romances. O evento, que aconteceu no dia 4 de julho, faz parte da série de palestras Rio Capital Imperial, promovido pela Casa de Rui Barbosa.

Juan Ramón Jiménez (1881-1958)

Além do diálogo com o Modernismo, o início da atividade poética do espanhol Juan Ramón Jimenez, que em 1956 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, foi marcado pela aproximação com o Simbolismo francês e com o Romantismo alemão. O poeta deixou sua terra natal – Moguer, Huelva – em consequência da guerra civil espanhola (1936-1939) e viveu nos Estados Unidos, Argentina, Cuba e Porto Rico. O poema “Me palpita el corazón” integra seu livro Estío, de 1915.

Bocage

No Brasil, o poeta português Manoel Maria Barbosa du Bocage virou sinônimo de piada adulta. Isso se deve, em boa medida, à sua produção de sonetos de inspiração erótica ou satírica. Nos duzentos anos da morte do poeta, a Biblioteca Nacional de Portugal criou o site Bocage 1765-1805, dividido em quatro partes: Eis Bocage..., Obra, Poemas e Cronologia.

Rosa de todos os sertões

Mais do que prodígio (lia em francês desde os seis anos), era um cordisburguense das Gerais. Minas-linguagem. Montanhas aleijadinhas. Vai carlos ser gauche na vida. Vai joão ser gauche na língua. Quatro anos de evitação. Fugiu o mais que pôde de ser imortal na cadeira que lhe aguardava. Uma vez aceito, o infarto levou-o para outras paragens, outras campinas... outras veredas.

Vamos falar sobre TDAH?
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Os alunos com Transtorno do Déficit de Atenção-Hiperatividade têm características específicas, que podem ser percebidas em sala de aula. Apesar de haver dificuldades, é possível trabalhar de modo produtivo com eles.

Observação do sol a partir de parceria com o Projeto Internacional Charlie Bates
Geografia

A oportunidade de observar astros celestes traz grande incentivo ao estudo de ciências, possibilitando ainda a divulgação junto ao público em geral, ressaltando as precauções necessárias para essa atividade.

A criança, a política e a cultura
Outras Mais Específicas

A infância deve se tornar política de governo, pois suas demandas nunca terminam e o descaso com o dia a dia das crianças se reflete em agressões de todo tipo contra elas.