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O jogo Vida versus Morte no texto narrativo de Lya Luft
Tendo em vista que a literatura feminina não apenas traz à tona, mas questiona de maneira incisiva o chamado “destino de mulher”, busca-se compreender a evolução da obra romanesca de Lya Luft – composta de duas fases: a primeira, que corresponde à década de 1980, e a segunda, que se inicia na década de 1990 – no que concerne à sua importância em termos de conflitos pertencentes ao universo feminino.
Igualdade de gênero no ambiente escolar
Direito, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento, Outras Mais Específicas, Política Cultural e Política EducacionalÉ pela educação que o mundo pode ser transformado. As escolas devem ser refúgio para as crianças, especialmente para aquelas que vivem em cidades e bairros marginalizados, afetados pelas desigualdades sociais. É vital que a comunidade acadêmica realize pesquisas para compreender a escala e o alcance da desigualdade de gênero relacionada ao ambiente escolar e para desenvolver políticas a fim de eliminá-las. Construir a igualdade de gênero na escola é evitar que ocorram processos de discriminação. Nesse contexto buscamos analisar as posturas de meninos e meninas no ambiente escolar e as ações dos educadores e programas que estão sendo desenvolvidos para a discussão de gênero.
Conhecimentos prévios dos discentes: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem baseado em projetos
Saúde, Biologia e Biociências e Formação de ProfessoresAs exigências do mundo contemporâneo impõem que ofereçamos aos alunos competências básicas que possibilitem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que, por sua vez, permitam sua adaptação e permanência no mercado de trabalho, bem como sua formação como cidadãos críticos e reflexivos, capazes de exercer uma cidadania participante da construção de uma sociedade justa e solidária.
Dificuldades de aprendizagem de crianças com TDAH nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaO presente artigo aborda o desafio dos educadores ao lidar com dificuldades de aprendizagens de alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) nos anos iniciais. O aporte teórico elenca ideias para o melhor entendimento e atuação docente no transtorno em questão. A metodologia foi de pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, reunindo autores e documentos sobre o assunto e teorias que auxiliem o professor no processo de aprendizagem da criança com TDAH. Foi possível inferir a importância do conhecimento dos educadores sobre o transtorno para que a sua prática na sala de aula ocorresse de forma adequada, respeitando o desenvolvimento e as capacidades de cada criança e promovendo seu pleno desenvolvimento de forma eficaz e significativa.
Percepção de alunos do Ensino Técnico de nível médio integrado sobre a aplicação de avaliação formativa
AvaliaçãoA necessidade da eliminação de fatores excludentes e geradores de desigualdade no processo educacional exige que os métodos tradicionais de avaliação sejam revistos. Nesse contexto, surge a proposta da avaliação formativa, que é inserida no processo de aprendizagem com o papel de orientar estudantes e professores na busca por melhores resultados. Este trabalho avalia a percepção de alunos do ensino técnico de nível médio integrado sobre a aplicação da avaliação formativa em disciplinas específicas do curso de edificações, por meio da escala de Likert. Os resultados indicaram viabilidade da aplicação desse tipo de avaliação, por sua influência positiva em aspectos motivacionais, de desempenho e de interação com o professor e com o conteúdo das disciplinas.
Apontamentos sobre a Educação Infantil na rede pública de Niterói/RJ em tempos de pandemia da covid-19
Educação InfantilO presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com 23 docentes de escolas de Educação Infantil da rede pública de Niterói/RJ, a fim de compreender a realidade da educação das crianças das classes populares em tempos de covid-19. A pesquisa qualitativa priorizou os estudos de Freire e Santos, assim como entrevistas com docentes e análises documentais. Os resultados apontam prejuízos significativos durante a pandemia. Compreende-se que, para se repensar o modelo de escola infantil, são necessárias novas reflexões e investimentos em recursos educacionais e tecnológicos.
Tipologias discursivas como ferramenta de avaliação no ensino de Ciências: um enfoque para o 8º ano
AvaliaçãoA comunicação entre estudantes e professores tem papel fundamental na construção do conhecimento no ambiente escolar. Este trabalho investiga, por meio de abordagem analítica fundamentada nas tipologias discursivas, o processo de elaboração de significados pelos estudantes durante uma sequência de aulas de Ciências no 8º ano do Ensino Fundamental, em que o professor assume papel de mediador dialógico e provocador de um ensino crítico, reflexivo e plural. Os resultados indicam que as organizações dissertativas caracterizam melhor compreensão do conteúdo quando comparadas às narrativas ou descrições.
Para que ensinar filosofia?
Desde 1997, o professor Walter Kohan preocupa-se com a filosofia nos ensinos fundamental e médio das escolas brasileiras. Formado em filosofia pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Kohan dedica-se à pesquisa e à reflexão que envolve a prática em sala de aula. Em 2002, ele veio para a Uerj, onde se integrou ao Núcleo de Estudos Filosóficos da Infância (Nefi).
A formação de professores da Educação de Jovens e Adultos: características, histórico e perspectivas
Antropologia, Filosofia, História, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalO presente artigo é fruto de pesquisa bibliográfica e de campo realizada em uma escola pública da cidade de Antônio Martins/RN sobre formação de professores da EJA que atuam nas escolas públicas da cidade. Esta é uma modalidade de ensino que tem um público específico e que precisa ser tratado com respeito e dignidade. A preparação docente para essa modalidade deve levar em conta as características do seu público e incluir, além das exigências formativas para todo e qualquer educador, estabelecer o exercício do diálogo como condição principal para uma aprendizagem significativa.
Do desenho de criança à ilustração do livro infantil
Educação Infantil, Artes Plásticas e Educação ArtísticaA proposta deste artigo é estabelecer relações entre as gêneses do desenho feito por crianças e da ilustração feita para crianças, partindo de um esquema descritivo da morfologia e do processo criativo do desenho infantil e, através deste referencial teórico, tentar expor uma análise de aspectos estéticos de cada um desses tipos de imagem. O trabalho descreve as etapas da maturação e aspectos morfológicos da mudança da linguagem visual (ícone gráfico) pela linguagem verbal escrita (símbolo gráfico); aponta afinidades ontológicas e relações cíclicas de influência entre o desenho infantil e a ilustração de livros infantis; e estabelece relações poéticas sublinhando a importância da memória no processo criativo das duas formas de expressão gráfica.