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Historicidade das mulheres na ciência e os computadores da Nasa: proposta didática para o nível médio
Computação e Tecnologias e QuímicaA História da Ciência é influenciada por contextos culturais, políticos, econômicos e sociais, moldando e sendo moldada. Ao longo dos séculos, muitas mulheres enfrentaram desafios étnicos e de gênero e contribuíram para o avanço do conhecimento. Este trabalho propõe uma sequência didática interdisciplinar, estruturada nos Três Momentos Pedagógicos, de Delizoicov, Angotti e Pernambuco; buscamos proporcionar aos professores uma abordagem que permita aos alunos compreender e relacionar reações químicas, conceitos químicos e seu impacto cotidiano enquanto valoriza o papel das mulheres no desenvolvimento científico.
Mediação e inclusão escolar: fragmentos de uma experiência com autista na perspectiva da Psicanálise
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEm 1994, a Declaração de Salamanca tornou-se um marco no Brasil sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais, definindo que todas as pessoas com deficiências possuem direito e dever da educação em ambientes escolares regulares, o que significa dizer que a exclusão e a discriminação das crianças portadoras de deficiência intelectual ou transtorno psicológico são configuradas como crime. A legislação brasileira modificou o entendimento quanto à adoção de classes especiais e a inclusão dessas crianças em turmas regulares.
A importância da Literatura Indígena no currículo dos cursos de licenciatura em Letras
Formação de Professores, Outras Mais Específicas e Política EducacionalPara contribuir com práticas pedagógicas inclusivas, a decolonização do currículo deve ser feita na Educação Básica e no Ensino Superior. Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa vinculada ao Programa de Iniciação Científica em Ações Afirmativas, que verificou, a partir da análise de projetos pedagógicos de cursos de Letras ofertados em Goiânia/GO e que contribuem na formação de professores para a aplicabilidade da Lei n° 11.645/08, averiguando a presença da Literatura Indígena no currículo. O texto discute a importância de contextualizar a história a partir de um viés crítico para a desconstrução do estigma em relação ao indígena.
O Rio de João
Mané Garrincha, lendário craque do Botafogo e bicampeão mundial com a Seleção Brasileira (1958 e 1962), chamava todos seus adversários de "João". Fosse numa pelada descalça em campo de terra batida, fosse em uma final de Copa do Mundo, o que o Mané queria era fazer os "Joões" de bobos.
O encanto do universo
Outro dia, entusiasmada com as novidades que conheci a partir da conversa com o astrônomo Emmanuel Galliano, eu me pus a falar a um amigo sobre Andrômeda (nossa galáxia vizinha); contei o que tinha aprendido sobre o nascimento de uma estrela, e como algo em mim estava diferente desde que comecei a prestar atenção aos movimentos do universo. Sorriso irônico, ele me perguntou o que eu tinha tomado para estar naquela viagem, certo de que o papo era cria de algum entorpecente. “Nada além de café com leite”, sorri de volta, sentindo que a amplitude e o movimento do lugar que habitamos é, sem dúvida, embriagante. Uma proposta e tanto para tirarmos os olhos do nosso próprio umbigo e voltá-los para o céu. Este céu que, assim como a morte e o amor, é o que temos em comum.
Superstições no futebol brasileiro
Ano de Copa do Mundo. Uma vez mais, o Planeta Terra - ou Planeta Bola?... - vai girar em torno de uma bola de futebol. Ao vivo e a cores, bilhões de terráqueos vão se unir em torno de um acontecimento comum e que envolve, diretamente 32 países, em 12 estádios da Alemanha, país-sede dessa 18ª edição do Campeonato Mundial de Futebol.
A Educação Empreendedora no século XXI: desafios e perspectivas no processo pedagógico criativo
Comunicação, Formação de Professores e Política EducacionalO direito à educação, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, visa promover o desenvolvimento integral dos cidadãos. Este estudo foca em habilidades empreendedoras e no uso de recursos tecnológicos em ambientes educacionais, onde os professores medeiam o aprendizado. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza o empreendedorismo como ferramenta para o desenvolvimento de competências, incluindo atitudes sustentáveis. A pesquisa explora como a integração entre tecnologia e empreendedorismo pode promover o desenvolvimento integral dos estudantes.
Metodologia de ensino da Literatura
Lívia Cristina Pereira de Souza
Da eterna inconclusão do aprender a ser docente: algumas reflexões sobre o ensino de Matemática
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO presente artigo tem como objetivo realizar breves reflexões acerca da formação docente como ato contínuo e infindável; para tal, iremos pensar a formação do professor de Matemática e sua prática no contexto do ensino. Deste modo, pensando a Matemática enquanto um saber que é tido pela sociedade como sendo formal, autores como Baldin e Felix trazem o processo de ensino e aprendizagem de Matemática como sendo muito mais amplo e que envolve as interações sociais e culturais.
Avaliação de Software Educativo: Reflexões para uma Análise Criteriosa
Uma das tarefas do multiplicador do Núcleo de Tecnologia Educacional do PROINFO - MEC é avaliar crítica e criteriosamente os softwares de uso educacional, pois são eles que determinam as possibilidades de uso dos computadores na educação. Para iniciar uma discussão sobre os critérios para uma avaliação de softwares educativos torna-se necessária uma reflexão sobre o papel do computador nas escolas, a influência do mesmo no processo de aprendizagem dos alunos e uma contextualização do conceito de avaliação do ponto de vista construtivista.