Biblioteca
Filtrar os artigos
Transformações da Educação Física escolar no Brasil: entrelaçando os relatos de experiência a uma revisão sistemática de literatura
Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Educação Física e Política EducacionalO objetivo do estudo foi refletir sobre as transformações da Educação Física escolar no Brasil, entrelaçando uma revisão sistemática de literatura a relatos de experiências. Esta é uma pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa e através de revisão sistemática de literatura. Conclui-se que a Educação Física está em processo de transição quanto à sua função na escola, surgindo um novo olhar que propõe uma Educação Física que torne os alunos mais críticos, ativos e sociais, desde que alcancem, por meio de seu corpo, desenvolvimento integral, social e cultural.
Cabelo: currículo, chapinha e secador: imagens e narrativas de cabelo na perspectiva dos currículos em redes
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalO presente artigo tem como objetivo analisar como o cabelo influencia as relações interpessoais e o processo de ensino-aprendizagem dentro do espaço escolar, discutindo questões sobre o currículo e suas redes no chão da escola. A pesquisa foi bibliográfica e de campo, tendo caráter qualitativo com objetivo descritivo, pois traz a análise de casos limitados que foram retirados de vídeos da internet, relatos de pessoas próximas e/ou relatos pessoais. A conclusão gira em torno dos currículos em redes, em que os saberes negados são reconhecidos como elementos fundamentais para a criação e a reformulação do currículo cotidiano.
O fim da educação: indisciplina, política e judicialização
Professoras e professores estavam discutindo em reunião o problema da (in)disciplina em sala de aula. A coisa me pareceu tão séria que por alguns minutos passaram-me pela cabeça diversas imagens de acontecimentos – muitos deles inaceitáveis – que, aparentemente, vêm se naturalizando entre nós. Algumas delas merecem atenção.
Estratégias comunicativas como fator de qualidade na gestão escolar
Deveria começar minha apresentação no Encontro Nacional de Diretores dizendo que é saudável uma pergunta sobre comunicação ser associada à qualidade da gestão escolar porque talvez não exista outra dimensão na vida prática das instituições educativas tão recorrente na hora de identificar problemas nem, talvez, tão descuidada como essa transversal estratégica do que fazer institucional.
Racismo Ambiental no ensino de Química: produção de recursos didáticos acessíveis para alunos com deficiência visual
Química e Educação Especial e InclusivaEste trabalho aborda a construção de um recurso didático acessível para pessoas com deficiência visual, centrado na temática do Racismo Ambiental, destacando a importância de discutir questões socioambientais relevantes. O material grafotátil foi avaliado por dois revisores cegos e por um aluno da Educação Básica do Instituto Benjamin Constant. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se a entrevista semiestruturada e a observação não participante. O tratamento dos dados foi realizado com o auxílio do software Iramuteq, resultando na formação de diferentes categorias e subcategorias.
Relatos do educador social voluntário em uma escola na rede pública de João Pessoa/PB
Educação Especial e InclusivaApresentamos experiências com um estudante com TEA dos anos iniciais da rede pública de João Pessoa. Na perspectiva da Educação Inclusiva, é parte solidificada à proposta pedagógica da escola existir um educador social para acompanhar o aluno em turmas regulares e nos atendimentos especializados. O educador social voluntário estimula a aprendizagem, auxiliando na construção das habilidades e competências. Estas observações pretendem analisar a postura desse profissional no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com TEA e o enriquecimento e o crescimento socioeducacional desses indivíduos.
Entrevista com o professor John Gagnon
Apesar de a primeira tradução de seus trabalhos para o português só estar saindo agora, desde 1959 o sociólogo americano John Gagnon pesquisa o comportamento sexual humano. Sua Teoria Social dos Roteiros Sexuais exerce grande influência nas pesquisas sobre comportamento sexual e nos projetos de orientação sexual realizados no Brasil.
A formação profissional do aluno surdo em uma escola técnica de nível médio
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA empregabilidade da pessoa com deficiência não resulta apenas do esforço individual; vai além da qualificação profissional. No caso da pessoa surda, é necessária uma nova postura por parte das pessoas à volta, que tenham consciência de uma formação profissional com três fatores importantes: competência, funcionalidade e autonomia. O objetivo deste artigo é compreender como ocorre a aprendizagem profissional do aluno surdo usuário de Libras.
O processo de gestão na educação escolar indígena: uma abordagem para a organização e o respeito aos conhecimentos tradicionais
Instituição Escola e Política CulturalEsta pesquisa busca analisar e compreender os desafios e as possibilidades da gestão na educação escolar indígena, visando à valorização e ao respeito aos conhecimentos tradicionais. Como objetivos específicos, pretende-se investigar os princípios e as práticas de gestão atualmente adotados nas escolas indígenas; identificar os desafios enfrentados na promoção e na valorização dos conhecimentos tradicionais no contexto educacional formal; e propor diretrizes para uma gestão mais inclusiva e respeitosa da educação escolar indígena. A investigação revelou integração entre os conhecimentos tradicionais e os conteúdos curriculares.
Educação integralizada: as salas de recursos multifuncionais como instrumento de ensino e aprendizagem
Educação Especial e InclusivaAo longo da história, a Educação Especial tem conquistado grandes evoluções na qualidade de ensino e aprendizagem das pessoas com necessidades educacionais especiais, uma vez que, sempre marcada pelos preconceitos, a escola inclusiva procura abominar essas causas reconhecendo os deficientes como sujeitos diferentes que possuem os mesmos direitos e valores no meio social. Para que os alunos e alunas especiais tivessem um ensino totalmente qualificado, o sistema educacional especializado criou nas escolas inclusivas salas de aula multifuncionais com recursos e tecnologias avançadas onde os profissionais oferecem atendimento totalmente diversificado, procurando beneficiar os aprendizes especiais de acordo com a especificidade de sua deficiência. Em virtude das conquistas atribuídas à Educação Especial (EE), no Brasil optou-se pela realização de pesquisas de campo e bibliográfica que tem por título: Educação integralizada: a sala de recurso multifuncional como instrumento de aprendizagem, com a finalidade de aprofundar o conhecimento da práxis realizada nas salas de recursos multifuncionais. Na pesquisa, é viável afirmar que para obter sucesso com os alunos especiais é preciso preparação, bons pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais que permitem aos alunos especiais o desenvolvimento dos seus aspectos cognitivos. É necessário ressaltar que as salas de recursos multifuncionais são utilizadas como instrumento para integralização do educando no seu contexto escolar, facilitando a relação do aluno com a comunidade escolar. O objetivo foi analisar por meio de observações e aplicação de questionário dados qualitativos com perguntas fechadas do tema proposto.