Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Múltiplas inteligências a partir de jogos no ensino de Geografia
Geografia e Vivências de Sala de Aula

O ensino de Geografia, ao longo do tempo, vem ocorrendo de forma mnemônica, sem vinculação com a realidade dos estudantes. Neste trabalho, apresentaremos algumas atividades, como oficinas de jogos baseadas na metodologia participante. Este trabalho pretende fazer uma análise dos jogos como forma de estimular as múltiplas inteligências e favorecer a construção do conhecimento geográfico.

O plano gestor como instrumento na administração escolar
Instituição Escola

A gestão escolar cada vez mais ganha destaque na educação, pois por ela observam-se a escola e seus problemas educacionais e administrativos, onde alcança pela visão estratégica ações e soluções cabíveis. Vale ressaltar que a gestão escolar é uma mediadora, cujo objetivo final é a realização da aprendizagem efetiva e significativa dos alunos.

Psicopedagogia - breves considerações bibliográficas: compreendendo possibilidades de atuação para promover inclusão
Formação de Professores

O referido trabalho tem como objetivo fazer um breve resgate epistemológico da Psicopedagogia como área do conhecimento que lida com o processo de aprendizagem humana e como prática fundamentada por referenciais teóricos consistentes, bem como refletir sobre suas contribuições para o campo da educação no que concerne aos processos de aprendizagem e à intervenção pedagógica do psicopedagogo para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente que apresentam algum tipo de dificuldade em sua aprendizagem humana, cotidiana e escolar.

A arte sequencial

Arte sequencial é um termo cunhado por Will Eisner em seu livro Comics and Sequencial Art e se refere à modalidade artística que usa o encadeamento de imagens em sequência para contar uma história ou transmitir uma informação graficamente. O melhor exemplo de arte sequencial são as histórias em quadrinhos – HQs, que são composições impressas de desenhos e textos utilizando balões de diálogo, especificamente em revistas em quadrinhos e nas tirinhas de jornais.

Docências extraordinárias: memórias de Paulo Freire sobre a professora Eunice Vasconcelos
História da Educação

A leitura de textos biográficos representa uma importante fonte de conhecimento para a História da Educação. Nesse sentido, propomos a reflexão que trata das memórias de Paulo Freire sobre a professora Eunice Vasconcelos. O estudo foi possibilitado pela pesquisa bibliográfica em interface com a pesquisa (auto)biográfica. Dentre outros aspectos, foi possível observar como a relação docência/discência impactou a vida do jovem estudante pernambucano, traduzida pela amorosidade, sentimento presente nos diálogos e gestos do educador ao longo de sua vida a ponto de escrever um memorial-homenagem para sua professora inesquecível.

A criação de um ambiente virtual de aprendizagem como forma de avaliação do ensino de soluções: uma proposta didática para as aulas remotas de Química
Avaliação, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

Em função da pandemia da covid-19, escolas precisaram aderir ao ensino remoto emergencial, sendo necessárias a adoção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e a adequação de todas as atividades escolares, inclusive as avaliações. Pensando em colaborar com os professores de Química, o presente trabalho teve como objetivo a elaboração de uma proposta de avaliação para aulas remotas referente ao conteúdo de Soluções, através da utilização de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), intitulado “Faça você parte da solução”, desenvolvido na plataforma gratuita GO-LAB.

Conceito x definição

A educação atual vem sofrendo críticas consideráveis, tanto por aqueles que a olham externamente como por aqueles que estão diretamente envolvidos no processo. Isso tem aberto vários pontos de discussão, inclusive sobre o que é ensinado. Refletir sobre a educação demanda um olhar mais focado sobre a educação escolar e a ação dos profissionais que nela atuam. Nesse sentido, a preocupação com a temática da educação se expressa mediante estudos e investigações, com diferentes enfoques e níveis de abrangência. Assim, investiga-se a escola, como unidade do sistema escolar e como espaço de socialização do saber culturalmente acumulado, mediado pelas novas exigências que se colocam.

Educação Matemática Crítica e a contemporaneidade: uma reflexão frente à problemática das fake news
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho buscou investigar, à luz da Educação Matemática Crítica (EMC), como as investigações científicas têm discutido a relação entre Matemática e fake news. Para tanto, foram adotadas como referencial teórico as discussões sobre EMC propostas por Skovsmose e a abordagem crítica das fake news de D’Ávila e Kakutani. A pesquisa é uma metassíntese qualitativa que proporcionou a organização dos estudos levantados nestas categorias: práticas de Matemática na Educação Básica; práticas educativas de Matemática no Ensino Superior; modelos matemáticos gerais; e reflexões sociais.

Os desafios e as conquistas da Educação Inclusiva

Luísa Azevedo Guedes, pesquisadora e professora do Colégio Pedro II, concedeu uma entrevista à revista Educação Pública na qual debate o tema de estudo de seu mestrado, sobre Educação Inclusiva. Luisa é também membro do LaPEADE – Laboratório de Pesquisas, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ, coordenado pela professora Mônica Pereira dos Santos.

A reabilitação da política no pós-64

Relatando certo contexto intelectual do imediato pós-64, Daniel Pécaut equaciona bem os dilemas de orientação que as esquerdas enfrentaram quando postas ante à nova circunstância do regime militar. O autor realça que então se teria formado, nessas áreas da oposição, considerável unanimidade em torno da interpretação segundo a qual a ruptura política de 1964 resultara do esgotamento do modelo de industrialismo via substituição de importações e que, hegemonizado por interesses e grupos atrasados, o novo regime encarnava um espírito conservador que o levaria para à estagnação econômica e a ter vida curta.