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Desafios e possibilidades no processo de avaliação do(a) aluno(a) surdo(a)
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Os processos de avaliação escolar são diversos e assunto de vários livros e debates; no caso de alunos surdos essa discussão é mais complexa ainda, pois deve considerar os aspectos da deficiência, privilegiando características visuais.

Inclusão escolar dos alunos surdos através do bilinguismo
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A educação de surdos no Brasil, a partir da década de 1980, começou a dar mais visibilidade ao método do bilinguismo e menos ao método do oralismo. Este artigo objetivou averiguar se o bilinguismo tem sido uma estratégia de inclusão dos alunos surdos na escola. Como metodologia, utilizaram-se três artigos do Portal Capes e SciELO de 2018 a 2021. Observou que o bilinguismo propicia a inclusão, mas a forma como é implantado aponta um dissenso entre o discurso nas políticas educacionais e a prática nas escolas.

Investigando as percepções dos alunos de uma escola pública de Belo Horizonte acerca da importância do ensino de Astronomia
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho faz parte de um projeto de iniciação científica na Educação Básica promovido pela Secretaria de Educação de Minas Gerais. Nesta pesquisa investigaram-se os argumentos de estudantes do Ensino Médio para justificar o ensino de Astronomia. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de intervenção. Os dados coletados foram tabulados, e os resultados mostram a importância do conhecimento a respeito de como os estudantes compreendem a relevância do ensino e como a iniciação científica se configura importante oportunidade formativa para os estudantes da Educação Básica.

Construção de textos por meio das narrativas de crianças com deficiência visual
Educação Especial e Inclusiva

Este relato de experiência é fruto de um recorte da pesquisa de mestrado profissional na temática da deficiência visual realizada em sala de aula do Instituto Benjamin Constant. A pesquisa aconteceu no segundo ano do Ensino Fundamental, tendo quatro alunos cegos como público-alvo. O processo de alfabetização no sistema Braille norteou os conceitos que embasaram a pesquisa, trazendo uma metodologia específica. Partindo desse princípio, foram realizadas atividades com brincadeiras significativas, a fim de construir um texto com as narrativas dos alunos. Com isso se questionou: como o brincar pode auxiliar na alfabetização das crianças com deficiência visual?

“Quanto custa uma peteca?”: relato de uma experiência do Pibid Educação Física com jogos e brincadeiras de matrizes indígenas e africanas
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

Este artigo relata uma experiência de estudantes de licenciatura em Educação Física no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Os bolsistas atuaram em aulas nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Federal de Ensino, desenvolvendo atividades pedagógicas baseadas no projeto político pedagógico institucional, com foco em brincadeiras e jogos de matrizes indígenas e africanas. Foram utilizados diferentes recursos pedagógicos, como a confecção de brinquedos e a criação de histórias em quadrinhos para promover a valorização da diversidade cultural e o respeito às diferentes manifestações culturais.

Família e escola como instituições sociais fundamentais no processo de socialização e preparação para a vivência em sociedade
Instituição Escola

A educação para a vivência em sociedade pode ser compreendida como a finalidade da sinergia entre as instituições sociais família e escola. Visando à melhoria da aprendizagem de um indivíduo, a família deve-se fazer presente participando da vida escolar de seus filhos; a escola deve promover espaços para que essa participação aconteça. Estudar a relação entre família e escola e sua contribuição na vida dos indivíduos se faz necessário por se tratar de instituições sociais pelas quais todos os seres humanos passam ao longo da vida. O estudo objetivou analisar a importância da relação entre família e escola, compreendendo a família e seus valores e a contribuição da família participando ativamente na vida escolar da criança. Ao discutir a participação da família no processo de aprendizagem, entende-se que em uma sociedade há diferentes tipos de formações familiares. Mas, estas, quando interessadas pela educação e formação de seus descendentes, proporcionam benefícios a todos os envolvidos, podendo assim privilegiar toda uma sociedade com a presença de cidadãos críticos e ativos em todas as esferas da vida.

Literatura e brincadeiras na Educação Infantil: análise de sequências didáticas propostas pela coleção "Cadê? Achou!"
Educação Infantil

O brincar é a principal atividade das crianças e os ambientes educacionais infantis devem oferecer um lugar seguro, prazeroso e principalmente lúdico para que a criança se desenvolva de forma integral. Este trabalho propõe uma análise de sequências didáticas presentes na coleção Cadê? Achou!, livro destinado a professores do segmento creche. O objetivo é observar como as obras literárias utilizam as brincadeiras para enriquecer o universo das crianças. Como resultado da análise, notou-se que a coleção apresentou poucos momentos de utilização da literatura infantil, tendo maior foco nas brincadeiras.

Projeto Biblioteca de Aulas: relato de experiência em escola pública
Vivências de Sala de Aula

Este artigo fala sobre um projeto independente de voluntariado com graduandos da UFF chamado Biblioteca de Aulas, em comunidade escolar, comparando o começo e final das aulas, com depoimentos de professores e a experiência dos voluntários. O objetivo é incentivar nos alunos o interesse em aprender e empreender. A questão de pesquisa é como abordar os alunos com temas de empreendedorismo ou outros assuntos do mundo do trabalho. O artigo visa descrever a experiência de ser universitário voluntário em uma escola pública em periferia.

História das Ciências e Ensino da Física: uma revisão bibliométrica da produção de comunicações orais nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (SNEF) dos últimos dez anos
Física

Este artigo teve como objetivo levantar, reunir e avaliar publicações científicas (comunicações orais) sobre a História da Ciência (ou da Física) e o Ensino de Física nos Simpósios Nacionais de Ensino de Física (SNEF) dos últimos 10 anos, com a utilização do tratamento bibliométrico. Como método, foram realizadas buscas simples nas páginas on-line das atas dos anais do período citado. Os resultados apontaram um total de 1.985 comunicações orais publicadas, das quais apenas 57 na área temática de História, Filosofia e Sociologia da Física. Dessas, 28 versaram especificamente sobre a História da Ciência (ou da Física) como possibilidade de metodologia para o ensino de Física em sala de aula. A maioria das autorias dessas comunicações específicas foi de pesquisadores da USP, e a Região Sudeste foi a que mais produziu trabalhos do tema particular. Os resultados apontam um panorama de certo modo negativo para a temática, dada a importância defendida por diversos autores citados ao longo do trabalho. Entretanto, destacamos o esforço dos pesquisadores envolvidos, uma vez que demonstram a sua preocupação com a melhoria do ensino de(a) Física associado à História da Ciência (ou da Física) em sala de aula.