Biblioteca
Filtrar os artigos
Resenha do livro: "Fotografando o Rio" - 450 anos
HistóriaA ideia de homenagear o Rio em seus 450 anos foi cumprida de boa forma, mostrando nos artigos toda a trajetória da cidade com suas vitórias, derrotas, recomeços e, principalmente, com a alegria do povo e a beleza natural desta cidade maravilhosa que se chama Rio de Janeiro. Produzido para mostrar uma parte da história da cidade, a autora reuniu artigos fotográficos de desde o século XIX. Esse material de história visual foi organizado em três partes, de forma que o leitor consiga melhor situar em qual contexto aquela imagem se situa. E cada artigo do livro vai trazendo uma parte da história da cidade do Rio de Janeiro.
Afinal, o que é Ciência?
Formação de Professores, Política Cultural e Política EducacionalNo início do segundo decênio do século XXI, os olhos do mundo se voltaram mais uma vez para a Ciência. A causa disso foi a pandemia da covid-19. Em tal circunstância, as apreensões, esperanças e demais emoções humanas estiveram em xeque. Não foi rápida a resposta, em forma de vacina, a esse agente altamente letal. Tal impasse fez ressurgir à baila o seguinte questionamento: “Qual a validade, a ética e o limite da Ciência?” Um cenário de total descrédito montado por segmentos da sociedade lançou ao vento uma perniciosa outra indagação: “O que é a Ciência, afinal, para ser digna de confiança e dar a última palavra nesse embate entre vida e morte?”.
A Educação de Jovens e Adultos no Brasil: políticas e práticas
Márcia Ribeiro Gonçalves
Comunicando culturas: o papel da literatura surda no processo de ensino-aprendizagem do estudante surdo
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalA inclusão da pessoa surda na sociedade implica diretamente a compreensão de que esse indivíduo é constituído pela experiência visual. Logo, a sala de aula, como processo fundamental da inclusão, deve ser pautada na divulgação e na valorização da cultura surda. Este artigo apresenta uma investigação propondo a literatura surda como indutora da cultura e da identidade surdas, observando sua repercussão positiva na aprendizagem do estudante surdo. Selecionamos quatro artigos e uma dissertação para embasamento na problematização e propomos discussões reconhecendo a inclusão como proposta de transformação e valorização das diferenças.
O vínculo social do educador e do educando diante da indisciplina escolar
Saúde, Psicologia, Formação de Professores e Política EducacionalEste trabalho se propôs a analisar o vínculo social existente entre educador e educando e como isso poderia influenciar o processo de aprendizagem em toda a sua amplitude. Considerando o viés omnilateral da aprendizagem; as profissões ou fazeres impossíveis apresentados por Freud: governar, educar, analisar e fazer desejar (contribuição de Lacan); os discursos apresentados por Lacan: Do mestre, Da histérica, Do universitário e Do analista; um olhar sobre a indisciplina como uma forma de aprendizagem e a disciplina como fator positivo e não punitivo nesse processo, perpassando o conteúdo, as relações interpessoais (laços sociais), a metodologia de ensino e sociedade como um todo.
Poluição visual: os alunos de uma escola pública identificam este tipo de poluição?
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaMuitas vezes os estudantes não percebem a poluição visual a que estão submetidos em seu cotidiano; ao mesmo tempo, ao falarem de poluição os professores se voltam apenas para aspectos da natureza, como se o ser humano não fizesse parte dessa natureza.
O uso de jogo didático nas aulas de Ciências Naturais como indutor da construção do conhecimento a respeito de uma alimentação saudável
Vivências de Sala de AulaA alimentação saudável é relevante à manutenção da saúde física e mental, sendo importante a abordagem dessa temática para que ocorra a formação de sujeitos capazes de optar por hábitos alimentares saudáveis. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a eficiência de jogos didáticos na construção do conhecimento sobre alimentação saudável. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo, realizou coleta de dados aplicados por meio de dois formulários, um antecedente ao jogo e outro avaliativo, realizado após a aplicação do jogo. A proposta foi desenvolvida em uma turma do 8° ano, numa escola pública localizada no município de Bom Jesus/PB.
A abordagem do efeito estufa nos livros de ciência: uma análise crítica
Os livros didáticos têm sido, ao longo de nossa tradição cultural, um poderoso instrumento de seleção e organização de conteúdos e métodos de ensino. No ensino de Ciências, os livros didáticos constituem um recurso de fundamental importância, já que representam, em muitos casos, o único material de apoio didático disponível para alunos e professores.
A Teoria da Aprendizagem Significativa e o ensino de História
Filosofia, História e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho propõe pensar a Teoria da Aprendizagem Significativa dentro do ensino de História. Os autores pensam ser possível analisar outras formas de aprendizado, não priorizando a repetição mecânica de conceitos decorados. Com esse objetivo, este trabalho baseou-se nos textos de Ausubel e de Marco Antonio Moreira, visando à aproximação da referida teoria ao ensino de História.
Histórias em quadrinhos como recursos para a aprendizagem em Parasitologia
Zoologia, Saúde, Biologia e Biociências, Comunicação, Vivências de Sala de Aula e Política CulturalAs histórias em quadrinhos podem ser de grande importância para iniciar a criança no caminho que leva à consolidação da prática e do prazer de ler. Acredita-se que os quadrinhos são meios de comunicação essenciais no alcance e sensibilização das populações, em especial as mais jovens, e produzem ganhos significativos na mentalidade coletiva utilizando a transposição lúdica de conhecimentos, em um exercício pedagógico libertador. Quando bem exploradas, as HQs têm potencial para transmissão de mensagens e servir de intermediário para abordar conceitos como o ensino de parasitoses, prevenção e a relação entre os parasitos e o meio ambiente.