Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Filho da... professora

Como escrevi aqui algumas semanas atrás (no texto  Globalização dos idiomas), desisti de ficar irritada com a indiscrição das pessoas que utilizam o celular nos espaços públicos; ao contrário, as narrativas da vida alheia passaram a ser um ótimo passatempo nas minhas viagens de ônibus. É a síndrome do big brother auditiva. Poucas vezes, porém, o ditado “é melhor escutar isso do que ser surdo” caiu tão bem como em relação à conversa que escutei semana passada. No começo até simpatizei com a moça. Pela voz, pelo vocabulário e pelo tipo de papo, ela devia ter cerca de 30 anos. Conversava com uma amiga, a quem agradecia o apoio naquele momento tão difícil de sua vida, dizia que ela era seu “anjo da guarda”.

Pesquisa na escola: Utilização de plantas medicinais pela comunidade escolar

Alvo de interesse de muitas pessoas e assunto constante em programas de televisão, a utilização de plantas medicinais está presente em qualquer boa feira de ciências realizada por escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Contribuições da Finlândia ao Ensino Médio público brasileiro
Formação de Professores e Política Educacional

A Finlândia é, já há alguns anos, a principal referência de sistema educacional de qualidade. Alguns professores que fizeram intercâmbio naquele país nórdico escreveram sobre o que existe lá que pode ser útil à educação brasileira.

A importância da família para o sujeito portador de autismo, a educação e a formação docente
Antropologia, Comunicação, Filosofia, História, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, História da Educação e Política Educacional

O presente trabalho é fruto de pesquisa bibliográfica sobre transtorno do espectro autista (TEA); nela foi percebido que se trata de um distúrbio do desenvolvimento neurológico que está presente desde a infância, apresentando déficits nas dimensões sociocomunicativa e comportamental na criança. Foi percebido também o quanto a colaboração e a participação da família são importantes para o desenvolvimento dessa criança, principalmente colaborando junto aos profissionais da escola para que a sua aprendizagem significativa seja possível. Nesse sentido, percebeu-se o quanto a formação docente é importante para que as crianças com necessidades educacionais especiais sejam acolhidas em suas salas de aula, com professores preparados e competentes para que a sua aprendizagem seja significativa e de qualidade. A escola é o único espaço social que divide com a família a responsabilidade de educar. Assim, a formação dos professores é uma das primeiras etapas em busca de qualidade para a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais, principalmente, os portadores de autismo.

Linguagem coloquial e culta na língua portuguesa: onde e quando o "pobrema" não é problema
Língua Portuguesa e Literatura

O presente estudo engloba uma discussão acerca das variações linguísticas da língua portuguesa e apreciações de distintas áreas do conhecimento, como a Linguística e a Gramática. Diante do cenário de impasses comunicativos, a produção aqui desenvolvida destaca o objetivo de contrastar e evidenciar situações de ocorrência dessas variantes e sua interpretação pela norma culta oficial. O estudo justifica-se pela necessidade de inibir situação de exclusão por meio da expressão oral, bem como a superficial imposição do certo e do errado na língua pelas adequações e desproporções da prática linguística legítima. Como base ao estudo, contamos com as contribuições de autores representativos. Foi feita uma revisão bibliográfica de produções especificamente adequadas à temática investigada. Busca-se apresentar um panorama acerca das principais definições e apreciações da fala que expressam a formação linguística dos indivíduos e identificam origens, ressaltando a função da transmissão da informação de forma recíproca, clara e objetiva.

Projeto político-pedagógico como instrumento de planejamento e avaliação das ações educacionais das escolas públicas
Avaliação, Instituição Escola e Política Educacional

O presente artigo tem como objetivo analisar como o projeto político-pedagógico (PPP) pode ser um instrumento de planejamento e avaliação das ações educacionais com foco na melhoria das decisões e resoluções dos problemas escolares. O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica exploratória, com caráter qualitativo, que se justifica na medida em que o PPP é um instrumento de gestão e participação da comunidade escolar. Como resultado, constatou-se que o projeto político-pedagógico tem como função orientar o trabalho desempenhado nos diversos segmentos escolares.

Divulgando ciência na escola

Divulgar ciência dentro da escola, tornar os assuntos científicos cada vez mais próximos da comunidade escolar, disponibilizando através de jornais, programas exibidos na rádio escolar e Internet vários assuntos científicos foram os objetivos do projeto Divulgando Ciência na Escola, que trouxe antes de tudo inovação e incentivo ao estudo de Ciências no Colégio Estadual Jaime Queiroz de Souza, em Itaocara.

Parnasianismo: o universo de José María de Heredia Girard com as divindades mitológicas
Artes Plásticas e Outras Mais Específicas

Uma aula interdisciplinar trabalha conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Literatura e Artes e obteve o reconhecimento dos alunos ao realizarem trabalhos em grupo sobre o assunto, valorizando o trabalho docente com atividades diversificadas.