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Lições aprendidas em experiências de tutoria a distância: fatores potencializadores e limitantes
Muito embora diferentes classificações sobre o papel do tutor/orientador a distância venham sendo amplamente discutidas na literatura, ainda há poucos dados ancorados em pesquisas sobre a prática de tutoria em contextos a distância, mediados pelas novas tecnologias da informação e da comunicação. Tendo em vista que essas informações são de fundamental importância para o planejamento de ambientes e processos educativos a distância, este trabalho tem como finalidade oferecer subsídios para essa discussão, com base na análise dos resultados obtidos - as lições aprendidas - sobre os fatores potencializadores e limitantes do trabalho de tutoria/orientação a distância, em três estudos sobre programas de educação a distância (EAD), via Web.
Jogos pedagógicos no ensino de Matemática: Uma experiência com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Matemática e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho relata uma experiência de ensino com a utilização de jogos pedagógicos, tendo como público-alvo alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, na resolução de exercícios que envolveram as quatro operações fundamentais da Matemática. Para isso, são apresentados o Jogo dos Piratas e o Jogo do Mico, jogos estes utilizados na aplicação e, também, como se deu esta aplicação. Assim, foi possível identificar as concepções e percepções dos alunos com relação aos números inteiros, as principais dificuldades e quais aspectos puderam ser explorados com os jogos em questão; isto, com o intuito de preencher lacunas existentes na aprendizagem. Ressaltamos que, com a aplicação dos jogos, foi possível tornar o ambiente da sala de aula colaborativo, uma vez que os sujeitos puderam se expressar e dialogar com o grupo quais as dificuldades e desafios encontrados em cada etapa dos jogos, enaltecendo assim a importância da criticidade e da autonomia e como estas podem contribuir na qualidade do aprendizado e na significação de conceitos.
Homens sábios
Adolfo gosta de futebol. Torce para o Bayern de Munique e, do alto de seus dez anos, não se lembra da seleção alemã ter perdido a final da Copa do Mundo para o Brasil, em 2002. Seu pai o leva para ver alguns jogos, comprou a camisa vintage branca e preta, de 1974, e diz que Adolfo pode ser um grande jogador, se treinar bastante. Adolfo nasceu na Costa do Marfim, mas foi viver na Alemanha com os pais ainda muito pequenino. O pai é alemão, trabalha como contador e casou-se em 1996 com a mãe de Adolfo quando foi trabalhar em uma firma de exportação alemã que tinha filiais na África. A mãe de Adolfo se formou em Administração no Congo e foi trabalhar na Costa do Marfim, onde conheceu aquele alemão branquíssimo, de olhos muito pretos. Adolfo é mulato, de olhos castanhos.
Imunidade coletiva na pandemia: aprendendo com insetos eussociais
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Formação de Professores e Cidadania e ComportamentoUma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa foi realizada tendo como objetivo correlacionar os hábitos dos insetos eussociais e sua contribuição para o esclarecimento do termo “imunidade coletiva”, muito usado durante a pandemia da covid-19. Em sua organização, esses animais adquirem hábitos semelhantes à vacinação e à higienização coletiva que deveriam ser adotados por toda a humanidade em situações pandêmicas. Para os insetos, tais medidas são naturais e não "questionáveis". Para os humanos, o letramento científico mostra-se necessário para garantir a interpretação e o julgamento adequado com base em evidências científicas.
Educação Ambiental por meio de vídeos
Computação e TecnologiasUma seleção de vídeos que podem ser utilizados para abordar questões de sustentabilidade e tratamento de lixo. Uns com humor, outros com desenhos, outros com críticas...
O documento histórico e geográfico como instrumento de aprendizagem
Vivências de Sala de AulaO presente artigo visa abordar os documentos históricos e geográficos como instrumentos de ensino-aprendizagem que potencializam as habilidades e competências em leitura de imagens históricas e mapas geográficos. Para tanto, é feita abordagem interdisciplinar da temática com vista a refletir sobre os processos de ensino nas escolas. Investigam-se as fontes documentais como proposta de ensino dos componentes curriculares História e Geografia.
O uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática numa perspectiva construcionista
Matemática, Educação a Distância e Formação de ProfessoresEste estudo propõe apresentar o construcionismo de Seymour Papert como arrimo para o uso das tecnologias digitais no ensino da Matemática. Nesse sentido, foi realizado um estudo bibliográfico de Papert e Valente sobre o construcionismo e feita uma consulta à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando os capítulos que o associam ao uso das tecnologias em Matemática. Concluiu-se que as diretrizes vigentes para o componente curricular de Matemática se associam fortemente às ideias construcionistas e que a teoria construcionista pode contribuir para uma visão mais ampla do ensino da Matemática.
A Cultura de Paz nas escolas brasileiras: estado da arte no pós-covid-19
Instituição EscolaEste texto discute um grave problema que se intensificou no país: os atentados em nossas escolas. Fazendo um apanhado e uma análise dos elementos desencadeadores desses eventos, finalizamos o estudo oferecendo sugestões exequíveis para fortalecimento da Cultura de Paz em todas as escolas, com o intuito de tornar as discussões e os fazeres sobre a Cultura de Paz uma pauta permanente das reuniões pedagógicas. Nossas ações em prol da paz devem ser intencionais, planejadas e contínuas, e não apenas um tema que volta à baila após mais um episódio noticiado espetacularmente pelas mídias nacionais.
Na escola eu brinco de quê?
Educação InfantilEste estudo se desenvolveu com crianças de cinco anos; tem como objetivo despertar o prazer pela brincadeira como processo de aprendizagem e interação afetiva entre criança, escola e família. Foi realizado em ambientes diversos como: sala de aula, pátio, pracinha e integrou alguns professores da escola e familiares. Caracterizado pelo viés qualitativo, apresenta dados coletados por registros fotográficos. Além disso, conta com o embasamento teórico sobre brinquedos e brincadeiras e sobre a aprendizagem significativa a contemplar os direitos de aprendizagem e os campos de experiência estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular.
"O grande desafio será mundializar o FSM"
Cândido Grzybowski, Director Geral da Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e um dos membros fundadores do Fórum Social Mundial (FSM), em Porto Alegre, concedeu uma entrevista ao jornal Meianoite, em Nairobi, no Quênia, onde foi realizado o FSM de 2007. Entre outros assuntos, Grzybowski faz o balanço do FSM e explica o seu significado político para África, continente que acolheu este evento pela primeira vez na história. Diferente dos que continuam a dizer que o FSM é um espaço aberto para as massas, Cândido prefere apelidá-lo de uma "elite das organizações da sociedade civil", uma vez que não representa exatamente as bases. Traça os desafios do FSM, como uma organização da sociedade civil global e adivinha dias difíceis, em termos de organização do mesmo. Por isso, em 2008, ainda segundo ele, a ideia é não se organizar o FSM, mas sim manifestações nacionais coincidentes com o Fórum Econômico de Davos.