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A ansiedade entre jovens estudantes: uma análise situacional em escola de Ensino Médio no interior cearense
Psicologia e Vivências de Sala de Aula

O presente estudo tratou da saúde mental de adolescentes do Ensino Médio, tendo como objetivo geral verificar a interface entre o nível de ansiedade dos estudantes e seu desempenho acadêmico/escolar. Para tal fim, reservou-se ao uso da abordagem quantitativa de caráter exploratório-descritivo, a partir do estudo de caso baseado em revisões, observação e coleta de dados com foco na mensuração e descrição do nível de ansiedade entre adolescentes das três séries do Ensino Médio. Para a coleta e levantamento de dados, fez uso da Escala de Autoavaliação da Ansiedade de Zung e das notas dos alunos no 1º semestre letivo de 2022.

A brinquedoteca e o englobar de fontes de informação
Antropologia, Comunicação, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Cidadania e Comportamento e Espaços Urbanos

Possibilidades de mediação da informação na brinquedoteca compõem o interesse deste estudo, a fim de averiguar as possibilidades de mediação da informação em brinquedotecas públicas ou hospitalares. Situa um estudo qualitativo de caráter descritivo-exploratório que verifica os elementos mediação e informação na ambiência da brinquedoteca. Nota-se um promissor e afluente território da representação do conhecimento e desencadeiam-se ações culturais, tecnopedagógicas e linguísticas. O amplo estoque informacional da brinquedoteca é area de atuação do bibliotecário. O profissional deve se apropriar da brinquedoteca e estabelecer formas de conhecimento, projetando expressões e práticas leitoras, infomemoriais, artísticas e lúdicas.

As ruas do Centro do Rio através dos clássicos

O trabalhador apressado, o estudante descontraído e a bailarina compenetrada andam pelas ruas do Centro do Rio. Cada um em seu itinerário: o primeiro vai atrás de cifras no Edifício Avenida Central, situado entre o Largo da Carioca e a Av. Rio Branco; o segundo pensa na cerveja com os amigos na Luis de Camões após as aulas sobre Durkhein e Rousseau que terá no IFCS – o  Instituto de Filosofia e Ciência Sociais – no Largo de São Francisco; a bailarina salta do ônibus no Passeio em direção à Rua Visconde de Maranguape, na Lapa. Ela nem olha para os lados, em sua cabeça só os passos da coreografia que terá de apresentar dali a poucos minutos para a banca que a aguarda na Escola Estadual de Dança Mariana Olenewa – a primeira escola de dança clássica fundada no Brasil.

Uma experiência de aprendizagem colaborativa extraclasse mediada pelo uso da tecnologia
Matemática

Levantamento em turmas do 1° ano do Ensino Médio de uma escola estadual em Minas Gerais mostrou que apenas 16,3% desses alunos possuem uma rotina de estudos extrassala. A fim de reverter esse quadro, foi feita uma experiência metodológica, que consistiu na criação de um blog para promover a aprendizagem colaborativa. Os resultados mostraram que o ambiente informatizado possibilitou que os alunos discutissem juntos e resolvessem conjuntamente as questões propostas. Os alunos consideraram que a atividade favoreceu a interação entre colegas e promoveu o estudo de forma atrativa.

Irmã Linda na Era dos Dinossauros
Educação Infantil

Este projeto nasceu da curiosidade dos estudantes pelo universo dos dinossauros e a possibilidade de vivenciar essa temática em todos os eixos de experiência propostos pela Base Curricular Municipal do Paulista para a Educação Infantil, que é sedimentada pela BNCC. Ele foi realizado no Cemedi Maria Anunciada de Arruda, no Paulista/PE, em outubro de 2019.

Parque do Martelo

Na rua em que você mora existe um parque para as crianças brincarem, com árvores por todos os lados? Uma área de lazer segura em que os moradores de sua comunidade podem se encontrar para conversar, para praticar atividades físicas ao ar livre ou para promover eventos comemorativos? Se você respondeu sim às duas perguntas, parabéns! É uma pessoa privilegiada. Se respondeu “não, quem me dera!”, não se lamente, vá à luta, esse não é um sonho impossível!

Atividades psicomotoras e de integração social em locais de risco e vulnerabilidade social
Educação Física

As atividades ministradas pelo educador físico podem ser conciliadas com as da Psicomotricidade, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e escolar do estudante, com base no conhecimento que adquire do seu corpo.

Era Menem: o legado neoliberal

O excelente padrão de vida alcançado durante do século XX e que garantiu ao país a primeira posição no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU no continente, tornou a Argentina a "nação mais europeia" da América Latina. Entretanto, nos anos 90, o país demonstrou uma sensível queda nos seus indicadores sociais, ao mesmo tempo em que a economia conhecia grande crescimento.

O protótipo argentino

Foi em 1949 que Raul Prebish (1901-1986) publicou sua famosa crítica da teoria das “vantagens comparativas” e formulou sua teoria do desenvolvimento econômico “periférico”, baseado na experiência histórica da Argentina. As ideias de Prebish ocuparam um lugar central no “debate do desenvolvimento”, da segunda metade do século XX, mas a Argentina acabou se transformando no protótipo do “modelo primário-exportador” incapaz de se industrializar e que teria ficado à deriva depois da crise de 1930. Sua história econômica, entretanto, não parece confirmar esse pessimismo, porque, apesar de suas grandes crises e depressões cíclicas, no longo prazo o desenvolvimento argentino foi bem-sucedido do ponto de vista dos indicadores clássicos utilizados pelos economistas, mesmo depois dos anos 1930.