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Uso em excesso do smartphone e os efeitos no cérebro adolescente
Psicologia e Formação de Professores

Em um momento de conexões que afetam os seres humanos em todas as relações, preocupamo-nos com o adolescente, devido a seu cérebro estar em transformação.Este estudo aplicou questionário junto a estudantes do ensino básico de escolas de Cuiabá, com o objetivo de compreender os hábitos, ações, reações e emoções ao fazerem uso do smartphone. O resultado é a preocupante realidade do vício nesse dispositivo em consonância com pesquisas atuais de órgãos oficiais, pesquisadores e neurocientistas.

Da arte de caminhar

Etimologicamente, a palavra “escola” vem do grego skhol. Não, nada a ver com aquela cerveja que “desce redondo”. O fato é que, ao longo do tempo, tal conceito (de escola, não do tal líquido) transformou-se bastante. Ainda na Grécia clássica, a ideia de escola passou por diversos estágios: o espaço público utilizado por Sócrates, a Academia de Platão e o Liceu de Aristóteles, para citar apenas os mais conhecidos. Posteriormente, houve os monastérios medievais e tantos outros modelos até chegar à diversidade de escolas dos dias atuais.

O empenho e o desempenho dos alunos

Este texto não pretende elaborar uma teoria nem ditar regras sobre qual a melhor forma de avaliar alunos. Longe disso. A avaliação, como se sabe, é um tema bastante discutido na área da Educação: teorias e teorias, e ninguém consegue avaliar qual o melhor tipo de avaliação. Mas a dúvida aqui exposta é elementar, para não dizer primária. Dúvida essa que, de tão básica, deve passar despercebida por muitos professores na hora de lançar a nota dos alunos. A questão é esta: a nota. O que vem a ser essa entidade numérica tão importante na vida dos estudantes? É uma espécie de premiação ou castigo que traduz o número de erros ou acertos que tiveram naquele bimestre.

Ensino de qualidade marca o CE Barão de Aiuruoca

Com quase 60 anos, o Colégio Estadual Barão de Aiuruoca é a melhor escola pública de ensino médio de Barra Mansa quando se toma o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2005.

A sequência de Fibonacci e aplicações
Matemática

O presente trabalho destaca a sequência de Fibonacci e o número de ouro presentes em vários contextos. O objetivo do trabalho é apresentar a intrínseca presença dos números de Fibonacci no meio ambiente, na produção artística e no mercado financeiro nas bolsas de valores, por exemplo. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a sequência de Fibonacci, considerando sua definição, propriedades e aplicabilidade. Assim, constatou-se que a sequência de Fibonacci presente em elementos naturais ou nas criações humanas apresenta harmonia visual e estética.

O processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual numa escola estadual de Manaus/AM
Psicologia e Vivências de Sala de Aula

Este estudo objetivou investigar o processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual na Escola Estadual Diofanto Vieira Monteiro. Utilizou-se o método qualitativo, com enfoque fenomenológico, contendo entrevistas semiestruturadas. A análise indicou a valorização da interação pedagógica por meio de projetos desenvolvidos nas oficinas pedagógicas e nos processos de letramento e alfabetização. Os dados também evidenciaram alinhamento entre as práticas observadas e a missão da escola, que visa garantir aprendizagem de qualidade, respeitando as individualidades na diversidade e valorizando as habilidades de cada educando.

Histórias em quadrinhos como instrumento avaliativo no ensino-aprendizagem dos descritores de Matemática da Matriz de Referência do Saepe
Matemática, Avaliação e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho objetiva a produção de histórias em quadrinhos (HQ) sobre descritores de Matemática da Matriz de Referência do Saepe como instrumento avaliativo. A prática pedagógica foi realizada em turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Caruaru/PE. Os estudantes, organizados em grupos de até cinco, foram orientados pela professora de Matemática da turma e por quatro residentes do Programa Residência Pedagógica na elaboração das HQ. A atividade promoveu maior engajamento, interação e familiaridade com ferramentas digitais, evidenciando a importância de diversificar os instrumentos avaliativos nas práticas docentes.

Educação a distância: uma análise dos modelos de ensino

Quando pensamos em modelos de ensino, pensamos em padrões prontos a serem seguidos quanto à estruturação e organização educacional, porém não podemos reduzir nossos olhares a visões tão simplistas. Os modelos de ensino traduzem a filosofia da instituição de forma implícita; os modelos estão impregnados de princípios e valores que devem ser levados em consideração.

O uso de simuladores virtuais na Educação Básica para o ensino de Física no Brasil: uma revisão integrativa
Física, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Os simuladores virtuais são softwares que têm como objetivo reproduzir a realidade, permitindo a aprendizagem do usuário. Eles são um recurso tecnológico e didático utilizado pelo professor como estratégia para ensinar ciência de forma inovadora e interessante. O objetivo desta pesquisa bibliográfica foi identificar e analisar artigos científicos relacionados ao uso de simuladores virtuais no ensino de Física na Educação Básica no Brasil. As pesquisas foram realizadas nas seguintes bases de dados: SciELO, Holos, Repositório Institucional Unesp, Repositório Institucional UFRGS e Repositório Institucional IFPE.

Cecília Meireles

A tijucana Cecília Benevides de Carvalho Meireles (7 de novembro de 1901 a 9 de novembro de 1964), tinha apenas oito anos mais que Luiza Barreto Leite (1 de outubro de 1909 a 1 de dezembro de 1996), mas foi uma das professoras que mais marcaram a futura educadora, jornalista e atriz na sua rápida passagem (penúltima série do primário) no batista Instituto Lafayette. Era aí por 1924. Cecília se formara na Escola Normal em 1917 e tinha acabado de publicar Nunca mais... e Poema dos Poemas (1923) que se seguiram a Espectros (1919), seu primeiro livro de poesia, objeto de elogios de críticos como João Ribeiro que, ao contrário de seu filho Joaquim, não era dado a grandes expansões: em breve, e sem grande esforço, poderá lograr a reputação de poetisa que de justiça lhe cabe.