Biblioteca
Filtrar os artigos
Os impactos causados pela supervalorização da mídia pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Matemática, Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Cinema, Teatro e TV, Política Cultural e Política EducacionalCom a globalização, avanços tecnológicos surgiram, ocasionando transformações no comportamento dos educandos de todo o mundo. Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo interpretar o impacto constante da valorização dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a mídia e como ela pode afetar seu processo de ensino-aprendizagem. No que se refere à metodologia, é trabalho teórico de natureza bibliográfica, qualitativa, uma vez que se baseia na interpretação de como os alunos agem conforme a mídia induz, juntamente com o papel do docente diante desse cenário.
A compreensão leitora e o processo inferencial na construção de sentidos do texto lacunado: um estudo de caso
Língua Portuguesa e LiteraturaO presente artigo é fruto de pesquisa realizada com alunos matriculados no 8° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Conrado de Araújo. À investigação da natureza pretendida interessou avaliar a compreensão da leitura dos alunos, saber se, no processo de inferência de sentido do texto lacunado, ocorre a mobilização de outras classes gramaticais armazenadas na memória dos educandos e constatar se a posição sintática das palavras no texto interfere na inferência de sentidos. Foi calculada a frequência das palavras que foram usadas, comparando-as com as do texto original.
Lendas e contos na cultura popular: a Lenda do Batatão
Folclore e Datas ImportantesAs lendas e os contos possuem uma poética oral muito importante no que se refere ao caráter sonoro; é um conhecimento externalizado pelos povos de forma rítmica, com sensibilidade poética, domínio e propriedade do saber. Essa arte narrativa é uma forma artesanal de comunicação, pois o narrador molda, lapida o seu contar de acordo com seus ouvintes e a intenção/interação nesse processo. Na busca da oralidade na transmissão dos contos, foi resgatada a lenda do Batatão, já que é bastante conhecida na localidade, principalmente pelo público infantil, que a conhece por meio das narrativas propagadas pelos familiares.
A Microbiologia experimental na Educação Básica: caminhos possíveis para a alfabetização científica
Saúde, Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaFalar sobre as bactérias na escola muitas vezes fica limitado às doenças causadas por esses microrganismos, sem experimentação científica. Isso impede a formação de habilidades e competências necessárias para a alfabetização científica. Os estudantes produziram um meio de cultura para crescimento de bactérias com gelatina sem sabor e quantificaram as colônias de bactérias de sítios distintos da escola e de estudantes em duas situações: mãos não lavadas e mãos lavadas.
Interdisciplinaridade nas tramas do texto
História e Língua Portuguesa e LiteraturaUm livro foi usado como base para falar de solidariedade e cidadania nas aulas de produção de texto, numa atividade marcada pela interdisciplinaridade. Os alunos de uma turma de 6ª série do Ensino Fundamental discutiram o assunto e produziram seus trabalhos individualmente, percebendo o que é necessário para produzir um texto. Com essa atividade, a sala de aula fica menos engessada e contribui para melhorar o ensino.
Educação no RJ: as ações por trás do sucesso
Política EducacionalIntercâmbio entre professores e pesquisadores melhora o ensino
O uso da gamificação como ferramenta didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do Ensino Médio
Computação e TecnologiasA gamificação é compreendida como uma técnica que promove a motivação individual por meio do uso de games, engajando pessoas na realização de atividades de diversas áreas, motivando a ação e promovendo a resolução de problemas de forma lúdica e divertida. Com o desenvolvimento e a expansão de novas tecnologias, surge a necessidade de repensar as metodologias usadas em sala de aula e a necessidade de ressignificar o termo “ensinar”, partindo do pressuposto de que o ensino para os “nativos digitais” se tornou um desafio para os educadores que insistem em permanecer no “ensino tradicional”. Este trabalho compõe-se de consistente revisão bibliográfica em trabalhos especializados.
O letramento digital como instrumento de inclusão social e democratização do conhecimento: desafios atuais
Raquel Elza Oliveira Glotz
Uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos como inovações na Educação Básica
Formação de ProfessoresA educação no Brasil vem passando por mudanças naturais. Este trabalho discute como o uso das tecnologias pode auxiliar o professor no processo de implantação de métodos ativos na Educação Básica. O objetivo geral é discutir como as tecnologias podem auxiliar os professores no processo de implantação de métodos ativos. Utilizou-se a revisão bibliográfica, com uma abordagem qualitativa de estudo analítico das informações e dos resultados. As hipóteses foram confirmadas, pois a implantação de tecnologias no processo de ensino foi significativa para a produção de conhecimento e para o engajamento dos estudantes.
Trigonometria: aprendizagem significativa com o uso do teodolito no 9º ano do Ensino Fundamental
MatemáticaEste artigo apresenta uma pesquisa em Educação Matemática com uma proposta pedagógica inovadora para o ensino de Trigonometria, voltada ao 9º ano do Ensino Fundamental. Baseada nas teorias de Vygotsky e, principalmente, de Ausubel, busca promover um aprendizado lúdico e significativo. A abordagem inclui a História da Trigonometria, suas aplicações no cotidiano e em outras áreas e um referencial pedagógico que valorize o conhecimento prévio dos alunos. Colocar o aprendizado significativo e o desenvolvimento cognitivo no centro das práticas docentes favorece um ensino mais relevante, motivador e conectado à realidade dos estudantes.