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A importância da Literatura Infantil nas aulas de Inglês nos anos iniciais
Língua Estrangeira

O presente artigo tem por objetivo ressaltar a importância da Literatura Infantil nas aulas de Língua Inglesa, com possibilidades de desenvolvimento de atividades utilizando histórias infantis, já que o letramento escolar proporciona o engajamento linguístico do aluno, desenvolvendo sua criatividade. As histórias infantis asseguram às crianças o direito a uma aprendizagem significativa da língua inglesa, pois a torna contextualizada e voltada para o presente. Alunos dos anos iniciais necessitam ações que tornem o ensino do Inglês um processo significativo e envolvente. Esperamos que o ensino de uma língua estrangeira pelas vias das histórias infantis estimule as práticas literárias e possa ocupar a escola, seu espaço de privilégio.

A matemática — em números alarmantes — da degradação do meio ambiente

O meio ambiente vem sendo assolado por destruições. Isso é fácil verificar nas árvores que aqui existiam e agora não existem mais, nas garrafas PET, nos lixos de dentro de casa e até no lixo espacial que já polui a biofesra. São índices tão altos que foi preciso usar a matemática para mostrá-los de maneira mais concreta. A seguir, então, a análise do professor Gouvêa vista por intermédio da realidade de números.

Dia 2 de fevereiro é dia de festa no mar!

Já não posso ser o primeiro a saudar Yemanjá, pois é de tarde. Mas tentei, à vera, ser o primeiro há 42 anos. Só que não dava. Eram muitos primeiros. Uma multidão cobria o Rio Vermelho. Cada vez que vou no bairro sinto uma grande emoção, apesar de todas as modificações por lá acontecidas.

Literatura de Mulher Preta: uma prática pedagógica na perspectiva da educação antirracista
Outras Mais Específicas

A educação, mesmo com tantos avanços no currículo, ainda tem sua prática voltada para conteúdos eurocêntricos. Com isso, há negligência das possibilidades de representatividade diversa para alunos e alunas de todas as etnias, especialmente para estudantes negros. Este estudo reflete sobre a importância do olhar para práticas pedagógicas antirracistas na Educação Básica, com base em vivência utilizando o conhecimento sobre histórias e obras de mulheres pretas na literatura em sala de aula. Durante a prática foi observada participação e interação efetiva dos estudantes, além do protagonismo presente durante toda a aula.

Educação Matemática Crítica e a contemporaneidade: uma reflexão frente à problemática das fake news
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho buscou investigar, à luz da Educação Matemática Crítica (EMC), como as investigações científicas têm discutido a relação entre Matemática e fake news. Para tanto, foram adotadas como referencial teórico as discussões sobre EMC propostas por Skovsmose e a abordagem crítica das fake news de D’Ávila e Kakutani. A pesquisa é uma metassíntese qualitativa que proporcionou a organização dos estudos levantados nestas categorias: práticas de Matemática na Educação Básica; práticas educativas de Matemática no Ensino Superior; modelos matemáticos gerais; e reflexões sociais.

O nada ululante

"O Brasil não é para principiantes". Há um sentido ufanista nessa frase, mas há também um alerta para um risco inerente à experiência de viver em um país como o nosso. Tudo aqui é mais intenso. Quando vem, o prazer entorpece; a dor, quando aparece, só falta matar. Deve ser fácil ficar louco no Brasil. Não padecemos da melancolia sem-fim do norte, com seus dias frios, arrastados e sombrios de inverno, mas sofremos de uma estranha bipolaridade que nos leva de arroubos eufóricos a desconcertantes estados de prostração. Deve ser o calor, não sei. O fato é que, no Brasil, quase tudo tem a marca dessa crueza seca que deixa à mostra o miolo, o tutano, o oco infinito das coisas. Assim também é na política.

A inserção de temas transversais no ensino: saneamento básico e saúde
Saúde e Formação de Professores

As questões sobre saúde e meio ambiente estão cada vez mais presentes nos currículos, são múltiplas as possibilidades de aproveitamento e inserção dentro dos planejamentos pedagógicos. Abordar temas transversais potencializa questões que vão além do nosso espaço como educadores, pois se trata de problemas sociais e não apenas de conteúdos disciplinares. Contudo, o objetivo deste estudo é ressaltar a importância da inserção dos temas transversais no ensino, utilizando, para tanto, o tema saneamento básico e saúde como premissa para a construção de conhecimento e prática social.

O ensino religioso nas escolas públicas: debate sobre a inclusão das minorias e a representatividade de suas identidades
Antropologia, Filosofia, História, Psicologia, Sociologia, Teologia, Educação Infantil, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este estudo pretende abordar a reflexão acerca da disciplina Ensino Religioso nas escolas públicas e sua contribuição para a formação dos alunos, além dos recentes debates acadêmicos que giram em torno da disciplina e suas relações com os diversos campos de conhecimento. É importante analisar a construção e desconstrução da intolerância religiosa no âmbito escolar, incluindo a representatividade das minorias para que elas se identifiquem com a escola; compreendendo a importância dos diálogos interconfessionais.

Educação, cidadania e formação do sujeito social: um resgate dos PCN
Educação Artística

A sociedade necessita uma mudança de percepção e de formação do ser humano, para que rompa estes grilhões materialistas e individualistas precisam ser estruturados pelo sistema de ensino.

Construindo abayomi e fortalecendo a identidade cultural
Cidadania e Comportamento

Com base na lei que tornou obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira, uma sequência didática foi desenvolvida em uma escola da Paraíba para trabalhar esse tema com alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.